Sumários

O debate sobre as fontes orais para a História de África

5 Dezembro 2022, 18:00 Rita Sousa


O debate entre aproximações teóricas e metodológicas distintas sobre fontes orais para a História de África. Tradição oral e história oral: ambiguidades conceptuais, objectos e práticas.

Em discussão:Stephen Belcher, "Oral Traditions as Sources" e Mary Dillard, "Oral History and Life History"

Os Estudos Africanos face à tendência totalizadora dos Estudos Globais: respostas teóricas

28 Novembro 2022, 18:00 Rita Sousa


Os Estudos Africanos face à tendência totalizadora dos Estudos Globais: respostas teóricas às insuficiências dos segundos. Em discussão: Eva Spies e Rüdiger Seesemann, "Pluralicity and Relationality: New Directions in African Studies".

As fontes escritas africanas e as suas agendas. As tradições orais.

21 Novembro 2022, 18:00 Rita Sousa


As fontes escritas africanas e as suas agendas. Procedimentos metodológicos e perspectivas de abordagem. Discussão de Benedetta Rossi e Toby Green, "Introduction. Thick Contextualization. Interpreting West African Landscapes, Sources and Projects"

A cobertura espacial limitada das fontes escritas africanas e europeias; outras fontes disponíveis. O caso da tradição oral. Um balanço equilibrado do uso das tradições orais para a História de África. Discussão de Toby Green, "From Essentialism to Pluralism".

Limites do conceito de globalização na História de África

14 Novembro 2022, 18:00 Rita Sousa


Limites do conceito e do paradigma da globalização na construção da História de África. Comentário a um texto de Frederick Cooper.

Para além das dicotomias: a História de África construída a partir de uma perspectiva da complexidade dos processos históricos

7 Novembro 2022, 18:00 Rita Sousa


Diálogo com os alunos sobe a monitorização da unidade curricular.

Para além das dicotomias: a História de África construída a partir de uma perspectiva da complexidade dos processos históricos; a "descromatização" da História de África. A distinção entre os campos da Memória e da História. Dois temas chave em que se evidenciam os limites da abordagem dicotómica: o tráfico de escravos e o conceito de resistência.

Em discussão : Pierre Boilley e Ibrahima Thioub, "Pour une histoire africaine de la complexité".