Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M0751
Acrónimo :
M0751
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Francês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Africanos

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Not applicable.

Objetivos Gerais / Objectives


A UC organiza-se em três grandes módulos. O primeiro visa identificar e explorar os desafios epistemológicos e políticos que se erguem perante a construção da história de África (OA1), estabelecendo diferenças entre a história do expansionismo colonial Europeu e a história das sociedades Africanas (OA2). O segundo módulo pauta-se pela análise dos regimes políticos e militares (OA3) de impérios e reinos Africanos, bem como das principais matrizes sociais, económicas, culturais e religiosas que caracterizavam essas unidades políticas (OA4). O terceiro e último módulo pretende explorar e analisar criticamente a historiografia de líderes e instituições políticas relevantes em África (OA5), bem como a resposta das sociedades Africanas ao encontro colonial (OA6).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A UC tem como objectivos de aprendizagem (OA) fundamentais: OA1 – Explorar e compreender os desafios epistemológicos e empíricos da historiografia da história de África. OA2 – Analisar criticamente a construção da história de África, diferenciando entre expansionismo Europeu e a história de África. OA3 - Caraterizar os sistemas políticos dos impérios e reinos Africanos. OA4 - Analisar as principais matrizes sociais, económicas, culturais e religiosas dos impérios e reinos Africanos. OA5 - Identificar líderes e instituições políticas em África. OA6 – Problematizar o encontro colonial e a resposta das sociedades Africanas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Um continente sem história? Desafios epistemológicos à construção da história de África 2. A descolonização da história: entre expansionismo Europeu e agência Africana 3. Impérios e reinos Africanos: sistemas político e militar; matriz social, económica, cultural e religiosa 4. Líderes Africanos/as e a resposta ao encontro colonial

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


A UC tem como objectivos de aprendizagem fundamentais incentivar o pensamento crítico e munir os/as estudantes das ferramentas necessárias para tecer abordagens críticas e problematizadoras sobre os desafios epistemológicos à historiografia da História de África. Este objectivo fundamental desenrola-se ao longo de todo programa, que se estrutura de forma progressiva, permitindo que os estudantes conheçam as problemáticas historiográficas (OA1; OA2) e as compreendam à luz dos sistemas e matrizes dos grandes impérios e reinos Africanos (OA3; OA4), por forma a interpretar virtudes e limitações nos sistemas e lideranças Africanas vis-a-vis os desafios e contextos do encontro colonial (OA5; OA6). A articulação entre os objectivos de aprendizagem pode ser esquematizada desta forma: OA1 - OA2 OA3 - OA4 - OA5 OA1 - OA2 - OA3 - OA4 - OA5 > OA6

Avaliação / Assessment


1. Avaliação ao longo do semestre: a) Presença e participação activa nas aulas (mínimo de 70% assistência a aulas) - 10%; b) Apresentação oral em sala de aula - 30% c) Ensaio (2000 a 2500 palavras): - 60% Os ensaios podem ser redigidos em português ou inglês, e deverão ser entregues em data acordada na reunião do Conselho de Ano do 1º semestre (1ª). 2.Exame final. Em caso de deteção de uso de ferramentas de Inteligência Artificial para elaboração do ensaio prevê-se a realização de uma prova oral complementar.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas, tendo por base a transmissão de conceitos e o desenvolvimento de ferramentas analíticas que estimulem a compreensão dos conteúdos lecionados. Privilegia-se a participação dos/as estudantes e a interacção activa com o docente através de debates organizados em torno de temáticas específicas (recorrendo a excertos de textos, discursos políticos ou análise de imagens), em grupo ou individualmente. Os conteúdos programáticos são acompanhados de livros, capítulos de livros, artigos científicos e vários outros materiais de apoio para fundamentar a aprendizagem e estimular o debate em sala de aula. Além da participação em aula, os/as estudantes serão avaliados pela exposição e interpretação crítica da historiografia em torno de um episódio histórico à sua escolha, balizado pela bibliografia da UC. Prevê-se a possibilidade de organização de seminários ou participação em conferências.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas da unidade curricular são teórico-práticas, o que implica que, a momentos de exposição aprofundada dos conteúdos programáticos, se juntam momentos de debate crítico e de discussão dos mesmos. Para tal, é essencial que os/as estudantes se familiarizem e dominem os textos indicados na bibliografia, que consistem em trabalhos científicos referentes aos três módulos que estruturam o programa da UC. As escolhas dos conteúdos programáticos e as metodologias de ensino e avaliação visam possibilitar e garantir aos/às estudantes a capacidade de abordar e problematizar de forma informada e profissional diversas questões referentes à historiografia Africana.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Parker, John and Richard Reid (eds.). 2013. Oxford Handbook of Modern African History. Oxford: Oxford University Press. M'Bokolo, Elikia. 2003. África Negra: História e Civilizações Até ao Século XVIII, tomo I. Lisboa: Edições Colibri. M’Bokolo, Elikia. 2007. África Negra: do Século XIX aos Nossos Dias, tomo II. Edições Colibri, 2007. Gilroy, Paul. 2001 (1993). O Atlântico Negro: Modernidade e dupla consciência (edição brasileira). São Paulo: Editora 34 Ltda. Ayittey, George. 2006. Indigenous African Institutions. Brill (2nd Edition).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Kenyatta, J. 1961. Facing Mount Kenya: The Tribal Life of the Gikuyu. London: Mercury Books. Jones, Adam and Beatrix Heintze (eds.). 1987. European Sources for Sub-Saharan Africa before 1900: use and abuse. Paideuma: Mitteilungen zur Kulturkunde Falola, Toyin e Christian Jennings (eds.). 2004. Sources and Methods in African History: Spoken, Written, Unearthed. New York: University of Rochester Press. Ferreira, Marieta de Moraes e Janaína Amado (orgs.). 2001. Usos & Abusos da História Oral. Fundação Getúlio Vargas Editora. Mudimbe, V. Y.. 2013. A Invenção de África. Gnose, Filosofia e a Ordem do conhecimento. Edições Pedago, 2013. Mark, Peter. 2002. Portuguese Style and Luso-African Identity: Precolonial Senegambia, Sixteenth-Nineteenth Centuries. Indiana University Press. Mbembe, Achille. 2001. African Modes of Self-Writing. a2(1): 1-39. Philips, John Edward (ed.). 2005. Writing African History. New York: University of Rochester Press. Reid, Richard. 2011. "Past and Presentism: the Precolonial and the Foreshortening of African History." Journal of African History, 52 (2): 135-155. Macgaffey, Wyatt. 2005. “Changing Representations in Central African History”, Journal of African History, 46: 189-207. Austin, Gareth. 2007. "Reciprocal comparison and African History : tackling conceptual eurocentrism in the study of Africa's economic past." African Studies Review, 50 (3): 1-28. Bah, Thierno Moctar. 2015. Historiographie Africaine: Afrique de l'Ouest - Afrique Centrale. Dakar: CODESRIA, 2015. Brizuela-Garcia, Esperanza e Trevor R. Getz. 2012, African Histories: New Sources and New Techniques for Studying African Pasts. Boston: Pearson. Vansina, Jan. 2004. How Societies are Born. Governance in West Central Africa before 1600. London: University of Virginia Press. Vansina, Jan. 1985. Oral Tradition as History. Madison: James Currey Ltd. White, Luise, Stephan F. Meischer e David William Cohen (eds.) 2001. African Words, African Voices. Critical Practices in Oral History. Bloomington: Indiana University Press. Wright, Donald R. 1999. "What do You Mean There Were No Tribes in Africa?: Thoughts on Boundaries and Related Matters in Precolonial Africa." History in Africa, 26: 409-426. Stone, Allison. 2020. "Hegel and colonialism." Hegel Bulletin 41(2): 247-270.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-10