Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M0781
Acrónimo :
M0781
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Relações Internacionais

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo principal da UC Cooperação Internacional em África é o de dar uma visão da complexidade dos processos e atores envolvidos na cooperação internacional para o desenvolvimento. Pretende-se analisar as várias vertentes da ajuda internacional: cooperação para o desenvolvimento e a ação humanitária. Coloca-se particular enfase na discussão de perspetivas críticas e fomenta-se a capacidade de análise crítica sobre as intervenções externas e a reflexão sobre processos de mudança no continente africano.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Aptidões e Competências: AC1: Aquisição de uma compreensão crítica da cooperação internacional e das políticas de desenvolvimento que contribua para uma cidadania informada e consciente; AC2: Capacidade para organizar e analisar de uma forma coerente resultados de pesquisa complexos; AC3: Conhecimento e capacidade de usar ferramentas de obtenção de informação AC4: Reconhecer os desafios que se levantam à cooperação internacional em África Objectivos de Aprendizagem: OA1: Dominar os conceitos-chave e encetar abordagens críticas em diversas temáticas do campo da cooperação internacional no contexto africano OA2: Compreender a história de ações conducentes à cooperação internacional e à ação humanitária OA3: Identificar os principais atores da cooperação internacional e da ação humanitária OA4: Analisar criticamente os principais programas de cooperação internacional em África. OA5: Reconhecer os desafios em lidar com questões de cooperação internacional e com ação humanitária

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução: Apresentação geral da cooperação internacional, debates e abordagens críticas. 2.Teorias do desenvolvimento internacional e evolução das políticas de cooperação. 3. Arquitetura da cooperação, definições e fluxos, principais atores. 4. A cooperação Sul-Sul 5. Perspetivas críticas 6. Ação Humanitária 7. Repensar a Cooperação e a Ação Humanitária em Africa

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


P1: AC1, AC4, OA1 P2: AC2, AC4, OA2 P3: AC2, AC3, OA1 P4: AC2, AC3, OA4 P5: AC1, AC4, OA4 P6: AC1, OA2, OA3, OA5 P7: AC1, AC4, OA4, OA5

Avaliação / Assessment


1. Participação nos seminários e leitura crítica dos textos recomendados (20%) 2. Uma ficha de leitura (30%) 3. Teste (50%) Os alunos podem, em alternativa, optar pelo exame final

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem. Dividem-se em: M1-Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência M2-Participativas, com análise e discussão de casos. M3- Estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


M1- Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - OA1, OA 2, OA 3 e OA 4 M2- Participativas, com análise e discussão de casos ? OA1, OA 2, OA 3 e OA 4 M3- Estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno - OA1, OA 2, OA 3 e OA 4

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Moyo, D. (2009). Dead Aid: Why Aid Is Not Working and How There Is a Better Way for Africa. Penguin Books. Lopes, Carlos (2019) Africa in Transformation: Economic Development in the Age of Doubt. Palgrave Macmillan Kharas, Homi & Andrew Rogerson (2017) Global Development Trends and Challenges. ODI. Available: https://www.odi.org/publications/10940-global-development-trends-and-challenges-horizon-2025-revisited Cardoso, Fernando Jorge, Patrícia Magalhães Ferreira e Rogério Roque Amaro (ed.) (2017) Desenvolvimento e a Coerência das Políticas. Cadernos de Estudos Africanos, 34 Amaro, Rogério Roque (2003), ?Desenvolvimento ? um conceito ultrapassado ou em renovação? Da teoria à prática e da prática à teoria? in Cadernos de Estudos Africanos, nº 4, Jan-Julho, Centro de Estudos Africanos -ISCTE, Lisboa Alden, Chris (2007) China in Africa. London, Zed. Afonso, Maria Manuela e Ana Paula Fernandes (2005), ABCD Introdução à Cooperação para o Desenvolvimento, Lisboa, IMVF e OIKOS.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Desai, V. & R. Potter, 2014, The Companion to Development Studies, 3rd edition, NY, Routledge ECDPM. 2020. Navigating the new normal: EU-AU partnerships in the post-COVID era. Great Insights, Volume 9, Issue 3. Edelman, Marc & Angelique Haugerud, 2005, The Anthropology of Development and Globalization, London, Blackwell (introduction) Escobar, Arturo, 1995, Encountering Development: The Making and Unmaking of the Third World, Princeton: Princeton University Press Ferguson, James, 2006, Global Shadows. Africa in the Neoliberal World Order. Duke University Press Ferreira, Patricia Magalhães, Fernanda Faria e Fernando Jorge Cardoso (2016), O papel de Portugal na arquitetura global do desenvolvimento. Opções para o futuro da Cooperação Portuguesa, Instituto Camões e IMVF, Lisboa. Páginas 1-25 Iwata, Takuo (ed), 2020, New Asian Approaches to Africa: Rivalries and Collaborations, Delaware, Vernon Press, 2020. ISBN 978-1-62273-809-0. 296 pages Khadiagala, Gilbert M. (2018). “Europe-African Relations in the Era of Uncertainty”. Nagar, Dawn & Charles Mutasa (ed.) (2018)Africa and the World: Bilateral and Multilateral International Diplomacy. London, Palgrave Macmillan. Pp. 433-454 Kharas, Homi & Andrew Rogerson (2017) Global Development Trends and Challenges. ODI. Available: https://www.odi.org/publications/10940-global-development-trends-and-challenges-horizon-2025-revisited Lewis, D. & N. Kanji (2009). Non-Governmental Organizations and Development. London: Routledge (Cap 1. “Introduction: what are NGOs”; Cap 2. “Understanding NGOs in political context” Lopes, Carlos (2019) Africa in Transformation: Economic Development in the Age of Doubt. Palgrave Macmillan (tradução portuguesa 2021) Mac Ginty, R., Peterson, J. (2015) The Routledge Companion to Humanitarian Action. Routledge Moyo, D. (2020). A Marshall Plan for Africa. The Economist. Available: https://dambisamoyo.com/wp-content/uploads/2020/05/The-Economist-The-World-After-COVID-19-Dambisa-Moyo-on-a-Marshall-Plan-for-Africa-050420.pdf

Data da última atualização / Last Update Date


2025-09-24