Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M1503
Acrónimo :
M1503
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de aplicar a análise de dados univariada e multivariada a problemas concretos, em contextos empresariais e das instituições em geral.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1) Seleccionar o método de análise de dados adequado ao problema, objectivo e tipo de dados disponível 2) Utilizar os programas EXCEL e SPSS para realizar análise de dados inferencial e multivariada 3)Interpretar os resultados obtidos na análise de dados realizada

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1) Análise exploratória preliminar dos dados. 2) Testes de hipóteses paramétricos: teste t para uma média; teste t para duas médias; análise de variância simples. 3) Testes de hipóteses não-paramétricos: teste de ajustamento de Kolmogorov-Smirnov; teste de independência do Qui-Quadrado; teste de Mann-Whitney; teste de Kruskal-Wallis. 4) Regressão Linear: Simples e Múltipla 5) Modelos com variável dependente binária: LOGIT and PROBIT

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - Todos OA2 - Todos OA3 - Todos

Avaliação / Assessment


A avaliação processa-se em Avaliação Periódica ou Avaluação por Exame. A avaliação periódica é constituída por um trabalho de grupo (40%) e o exame final (60%) que abarca toda a matéria e cuja nota mínima terá de ser superior ou igual a 7.5 valores. A avaliação periódica obriga a uma assiduidade mínima de 66.67% das aulas. A avaliação por exame consiste na realização de um exame com uma uma ponderação de 100%. No teste e no exame os alunos podem usar uma calculadora e uma folha com notas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) inclui três componentes: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador 3. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


ME1 - OA1, OA3 ME2 - OA2 ME3 - Transversal a todos os OA

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Curto, José Dias, Statistics - over 200 problems (with solutions): Applications in `R/RStudio' and `Excel', 2022, Amazon, Curto, José Dias, MATHEMATICS in Bullet Points: What you must know before starting a MSc or PhD program - Applications in Excel, 2019, Amazon, Curto, José Dias, ECONOMETRICS and STATISTICS - Over 100 problems (with solutions): Applications in 'R/RStudio' and 'Excel', 2021, Amazon, McClave, J., Benson, P. G., Statistics for Business and Economics, 2017, Pearson,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16