Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M1509
Acrónimo :
M1509
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual, compreender os conceitos relacionados com a gestão de projectos nas respectivas dimensões inerentes e abordar a temática na perspectiva das melhores práticas e standards internacionais. Pretende-se ainda que no plano da aplicação prática, sejam capazes de utilizar os métodos e técnicas abordados para a resolução de um problema real no domínio das TIC.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da leccionação desta UC o aluno deve estar apto a: 1.Definir um projecto, e identificar e caracterizar os fundamentos e componentes chave da sua gestão 2.Identificar, descrever e comparar os principais standards e as melhores práticas de mercado 3.Caracterizar o contexto organizacional e compreender os grupos de processos e áreas de conhecimento da Gestão de Projectos 4.Identificar e conhecer os principais modelos, técnicas e ferramentas utilizadas na gestão de projectos TIC, e operacionalizar os conceitos aprendidos neste âmbito

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I.Fundamentos da Gestão de Projectos II.Contexto Organizacional, Processos e Áreas de Conhecimento da Gestão de Projectos (PMBOK) III.Gestão Integrada de Projectos: Autorização; Preparação; Realização; Fecho IV.Complementos de Gestão de Projectos: As especificidades dos Projectos de TIC; funções do PMO; modelos de maturidade; análise e discussão de Casos de Estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA.1: I. Fundamentos da Gestão de Projectos OA.2: I. Fundamentos da Gestão de Projectos; e IV. Complementos de Gestão de Projectos OA.3: II. Contexto Organizacional, Processos e Áreas de Conhecimento da Gestão de Projectos (PMBOK) OA.4: III: Gestão Integrada de Projectos; e IV. Complementos de Gestão de Projectos

Avaliação / Assessment


Avaliação Periódica: - Teste escrito individual (40%)(sem consulta) - Trabalho de grupo (40%) - Avaliação Individual sobre Trabalho (20%) Exame Final: - Prova escrita (100%) O aluno obtém aprovação se a nota final for igual ou superior a 9,5 valores e, no caso da avaliação contínua, se a avaliação de cada elemento for de pelo menos 40%. Notas superiores a 14 podem implicar uma avaliação oral. A falta à avaliação oral ou um mau desempenho implicam ficar com 14 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1.Expositivas, para apresentação do enquadramento teórico 2.Ilustrativas, para exemplificação dos conceitos teóricos em contextos reais 3.Colaborativas, com análise e resolução em grupo de exercícios práticos 4.Argumentativas, com apresentação e discussão dos exercícios e do trabalho de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respectivos objectivos (OA): OA.1: MEA.1 e MEA.2 OA.2: MEA.1 e MEA.3 OA.3: MEA.1, MEA.3 e MEA.4 OA.4: MEA.2, MEA.3 e MEA.4

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar com o docente da UC, ou com o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. As frequências e os exames serão realizados presencialmente, quer se utilizem softwares /plataformas digitais ou não. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas, caso venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


ISBN 978-1-62825-184-5 & ISBN: 978-1628256642 A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK guide) ? 6th & 7th Edition Project Management Institute ? 2017 & 2021, Project Management Institute, - Robert K. Wysocki, Effective Project Management, 5th. Ed., Wiley, ISBN 9780470423677

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-Stephen R. Schach, Object-Oriented and Classical Software Engineering, 5th. Ed., McGraw-Hill -John M. Nicholas, Project Management for Business and Technology Principles and Practice, 2nd Ed., Prentice Hall

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16