Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M1509
Acrónimo :
M1509
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual, compreender os conceitos relacionados com a gestão de projectos nas respectivas dimensões inerentes e abordar a temática na perspectiva das melhores práticas e standards internacionais. Pretende-se ainda que no plano da aplicação prática, sejam capazes de utilizar os métodos e técnicas abordados para a resolução de um problema real no domínio das TIC.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da leccionação desta UC o aluno deve estar apto a: 1.Definir um projecto, e identificar e caracterizar os fundamentos e componentes chave da sua gestão 2.Identificar, descrever e comparar os principais standards e as melhores práticas de mercado 3.Caracterizar o contexto organizacional e compreender os grupos de processos e áreas de conhecimento da Gestão de Projectos 4.Identificar e conhecer os principais modelos, técnicas e ferramentas utilizadas na gestão de projectos TIC, e operacionalizar os conceitos aprendidos neste âmbito

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I.Fundamentos da Gestão de Projectos II.Contexto Organizacional, Processos e Áreas de Conhecimento da Gestão de Projectos (PMBOK) III.Gestão Integrada de Projectos: Autorização; Preparação; Realização; Fecho IV.Complementos de Gestão de Projectos: As especificidades dos Projectos de TIC; funções do PMO; modelos de maturidade; análise e discussão de Casos de Estudo

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O tópico I do programa procura introduzir os fundamentos da gestão de projetos, de acordo com o objetivo de aprendizagem 1 (OA.1). Os objetivos de aprendizagem OA.2 e OA.3 serão suportados pelos conteúdos programático II e III. O OA.4 resulta da consolidação dos conteúdos II e III, e será reforçado com complementos na componente IV do programa.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: - Prova escrita individual (sem consulta) - data de 1ª Época (40%); - Trabalho de grupo - entregas ao longo do semestre (45%); - Teste Individual sobre Trabalho - final do período letivo (15%). Avaliação por Exame Final (1ª Época, 2ª Época e Época Especial): - Prova escrita (100%) - O aluno obtém aprovação se a nota final for igual ou superior a 9,5 valores e, no caso da avaliação ao longo do semestre, se a avaliação de cada elemento for de pelo menos 40%. - Notas superiores a 14 podem implicar uma avaliação oral. A falta à avaliação oral ou um mau desempenho implicam ficar com 14 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1.Expositivas, para apresentação do enquadramento teórico 2.Ilustrativas, para exemplificação dos conceitos teóricos em contextos reais 3.Colaborativas, com análise e resolução em grupo de exercícios práticos.Esta modalidade requer como trabalho autónomo, a preparação prévia dos casos de estudo utilizados e a finalização dos exercícios após discussão em aula 4.Orientada a Projeto, desenvolvimento autónomo de um trabalho que contempla o ciclo de gestão de um projeto real

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta UC requer conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, pelo que as aulas expositivas (MEA.1) com componentes ilustrativas (MEA.2) permitem abranger os três primeiros objetivos de aprendizagem (OA.1, OA.2 e OA.3). O seu carácter iminentemente prático (OA.2, OA.3 e OA.4) exige a aproximação e aplicação dos conceitos teóricos a casos reais, o que é possível através da resolução e discussão de exercícios de aplicação prática (em aulas colaborativas MEA.3) e o desenvolvimento de um trabalho que contempla o ciclo de gestão de um projeto real (MEA.4), o que implica trabalho autónomo por parte do estudante.

Observações / Observations


Utilização de ferramentas de IA: - caso os alunos recorram a ferramentas de IA para a produção de conteúdos para os trabalhos a realizar, deverão dar essa nota identificando: ferramenta, prompts utilizadas e comentários/críticas à sua utilização. Estudantes com Estatuto Especial: - Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar com o docente da UC, ou com o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Fundamentação ODS: - A UC contribui nomedamente para o ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestruturas, pela capacidade que aporta ao nível de conhecimento na gestão de recursos organizacionais no seio de um projeto, contribuindo para a respetiva sustentatibilidade e capacidade de inovação numa área afetada pelas baixas taxas de sucesso.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


ISBN 978-1-62825-184-5 & ISBN: 978-1628256642 A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK guide) ? 6th & 7th Edition Project Management Institute ? 2017 & 2021, Project Management Institute, - Robert K. Wysocki, Effective Project Management, 5th. Ed., Wiley, ISBN 9780470423677

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-Stephen R. Schach, Object-Oriented and Classical Software Engineering, 5th. Ed., McGraw-Hill -John M. Nicholas, Project Management for Business and Technology Principles and Practice, 2nd Ed., Prentice Hall

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-25