Programa

Mestrado em Antropologia

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As sessões obedecerão, sempre que possível, a uma lógica expositiva que permita caracterizar empiricamente o contexto nacional, relacionando-o ao mesmo tempo com o quadro global, introduzindo igualmente conceitos analíticos que permitam explicitar e compreender as mudanças sociais e o papel dos media e tecnologias de informação nesses processos. 1. Teorias da Sociedade em Rede. A interacção entre tecnologias de informação e comunicação e sociedade: pós-industrialismo, informacionalismo e sociedade em rede. A Construção Cultural do Conceito de Sociedade de Informação. 2. A diversidade cultural e institucional da sociedade em rede. As múltiplas dimensões da Sociedade em Rede: Silicon Valley, Finlândia, China e Sociedades em Transição (Portugal, Catalunha, Argentina, Brasil, Hungria, Polónia e Itália). 3. Open Source Software, Ética Hacker, a Cultura de Cooperação na inovação, e direitos de propriedade intelectual na era da Internet. Creative Commons como um movimento social de comunicação. 4. Modelos Comunicacionais e Sociedade Informacional. A Globalização Comunicacional do Século XX. Mass media e novos media: a articulação de um novo modelo comunicacional. Retórica, acessibilidade informativa e narrativas. A Comunicação Sintética e a Comunicação em Rede. 5. Uma Constelação de Redes: Mass media, Jogos, Internet e Telefones. Um meta-sistema de entretenimento em transição: dos jogos multimédia à Televisão. O meta-sistema de informação e a sua organização em rede. Do fim do Jornalismo à sua Reconstrução em Rede. 6. A dimensão geracional da comunicação. Uma Cultura da Participação e Interactividade? As idades da TV e as idades da Internet. Culturas Juvenis e Comunicação. 7. O Uso Social da Comunicação Wireless: dos telemóveis ao Wi-Fi. A mobilidade na Sociedade em Rede. A Sociedade de Banda Larga. 8. Media, Internet, Comunicação, Autonomia, Poder e Contrapoder na Sociedade em Rede: Tecnologias de Comunicação, Política e Regulação dos Media, Movimentos Sociais e o Processo Político.