Métodos de Ensino e Avaliações

O seminário irá ocorrer uma vez por semana, numa sessão de 2 horas. Os tópicos para a investigação por parte dos alunos devem ser seleccionados e comunicados ao docente durante as três primeiras semanas de funcionamento do seminário através de um A4 enviado por email onde deve ser exposto: o objecto a analisar; a metodologia a usar; e enquadramento teórico de partida (identificar 3 autores lidos ou a ler). O seminário será assim organizado em torno de três elementos: a)Uma série de apresentações realizadas pelo docente e convidados em temas previamente seleccionados, seguido de discussão de aprofundamento no seminário. b) Leituras prévias de suporte para cada temática analisada no seminário e leituras específicas recomendadas para os estudantes a realizarem investigação num dado tópico. c) Um estudo original, de carácter empírico (excepcionalmente poderão ser aceites trabalhos teóricos) conduzido pelos estudantes participantes no seminário, o qual levará à produção de um primeiro draft de um paper de investigação no final do semestre. Os tópicos de investigação serão escolhidos em parceria com o professor. O paper deve constituir uma pequena contribuição para o conhecimento do campo, tomando a forma de um primeiro draft de um artigo potencialmente publicável numa revista académica com peer review. A participação activa de todos os alunos em cada sessão é requerida. Sempre que possível irá recorrer-se à apresentação de entrevistas ou documentários sobre as temáticas a abordar, seguindo-se um enquadramento teórico e discussão sobre as temáticas apresentadas. Os alunos devem iniciar a pesquisa para a realização do seu paper num momento inicial do semestre. Especial atenção deverá ser dada à metodologia da investigação. | Participação activa em todas as sessões. Escrita de um primeiro draft de um paper de investigação. O tempo total de trabalho necessário para a redacção deste paper é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, cálculos e/ou trabalho de campo. A versão final do paper representará 60% da nota. O esforço alocado ao trabalho de investigação para a redacção do paper contribuirá para a avaliação com 30%. E a participação/assiduidade no seminário será avaliada em 10%.