Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M1617
Acrónimo :
M1617
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1 - Ser capaz de analisar um projecto de investimento nas ópticas empresarial e da economia nacional, tendo em atenção os múltiplos factores de avaliação que condicionam a decisão de investimento; 2 - Ser capaz de considerar as características particulares de diferentes projectos de investimento, como a natureza do projecto, a dimensão e a incerteza dos pressupostos do projecto, e saber adequar as diferentes metodologias de análise, avaliação e decisão a essas características; 3 - Ser capaz de aplicar na prática as diferentes metodologias de avaliação de projectos e de conceber e apresentar o relatório de um estudo de avaliação de um projecto de investimento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: - Ser capaz de descrever o processo de preparação de um Plano de Negócios desde a identificação da ideia inicial até à obtenção de resultados do investimento; - Compreender a relação entre as decisões de financiamento e outros aspectos da estratégia do negócio; - Identificar as fontes de financiamento disponíveis para os projetos inovadores, incluindo o capital de risco; - Ser capaz de avaliar um projecto de investimento inovador nas ópticas empresarial e da economia nacional, tendo em atenção os múltiplos factores de avaliação que condicionam a decisão de investimento.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Avaliação financeira de projetos inovadores 1.1. Plano de Negócios de projectos inovadores. Estrutura e elementos base. 1.2. Avaliação financeira de projectos inovadores. Critérios de avaliação. 1.3. Avaliação de soluções alternativas a partir da análise da incerteza e do risco. Análise de sensibilidade. Árvores de decisão.Estratégias alternativas. 1.4. Financiamento do empreendedorismo. Circuito de financiamento. Fontes de financiamento para os projectos inovadores. Capital de risco. 2. Análise de projectos do ponto de vista da Economia nacional. 2.1. Critérios múltiplos. Sistemas de incentivos ao investimento. 2.2. Políticas públicas de apoio à inovação e à internacionalização. 2.3. Método dos Efeitos Económicos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os pontos 1.1 a 1.4 permitem ser capaz de descrever o processo de preparação de um Plano de Negócios desde a identificação da ideia inicial até à obtenção de resultados do investimento, incluindo a avaliação financeira de investimentos e a análise da incerteza e do risco; O ponto 1.5 permite compreender a relação entre as decisões de financiamento e outros aspectos da estratégia do negócio. Permite ainda identificar as fontes de financiamento disponíveis para os projetos inovadores, incluindo o capital de risco; Os pontos 2.1 a 2.3 permitem capacitar os alunos para a avaliação de um projecto de investimento inovador na óptica da economia nacional, tendo em atenção os múltiplos factores de avaliação que condicionam a decisão de investimento, além dos factores financeiros.

Avaliação / Assessment


A avaliação desta UC incluirá: (1) A realização de um trabalho que terá uma ponderação de 40% na classificação final. (2) A participação nas aulas e a resolução de um conjunto de exercícios com a ponderação de 20%. (3) Um teste escrito com a ponderação de 40% Terão aproveitamento na cadeira todos os alunos que obtenham classificação igual ou superior a dez valores. Poderá ser exigida defesa de nota aos alunos com classificação igual ou superior a dezasseis valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências cognitivas, de análise e síntese, de pesquisa, de crítica e de comunicação, em conformidade com os objectivos acima definidos para esta UC. Para a aquisição destas competências serão utilizados, nas horas de contacto desta UC, um conjunto de métodos de ensino (e.g., exposições teóricas; apresentação, análise e debate de casos e exercícios práticos; etc.) que, de forma articulada, permitam o domínio das competências acima assinaladas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias propostas, de natureza mais teórica ou mais aplicada, são adequadas à apreensão pelos alunos dos princípios e dos conceitos fundamentais da avaliação de projectos de investimento inovadores e ao desenvolvimento de competências em relação aos principais métodos e técnicas de análise e avaliação. Grande importância é atribuída à participação dos alunos nas aulas, o que possibilitará uma melhor compreensão das matérias e a sua aplicação na realização de exercícios práticos e na análise de estudos de caso relativos à implementação de estratégias e de projectos de investimento. A realização pelos alunos, como provas de avaliação, de um trabalho de aprofundamento de um tema de avaliação de projectos, permitirá combinar pesquisa individual e trabalho autónomo dos alunos com trabalho em grupo. Os trabalhos a realizar constituem ainda um meio para integrar conhecimentos de natureza teórica e empírica,, contribuindo para o desenvolvimento de competências específicas dos alunos.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- European Commission, DG Reg. Policy, "Guide to Cost-Benefit Analysis of European Commission, DG Reg. Policy. - K. Örtengren, "A summary of the theory behind the LFA method - The Logical Framework Approach", SIDA, Development Unit. - European Commission, "ECOFIN Manual - Financial and economic analysis of development projects", An. C3 - Analysis of the effects on the economic objectives Cap. 2 - Brealey, R. e Myers, S., Allen, "Princípios de Finanças Empresariais", McGraw-Hill Portugal (2007) (Edição original "Principles of Corporate Finance", 10ª Ed. (2011)) - Smith, R. L., Smith, J. K. E Bliss, R. T., "Entrepreneurial Finance, Strategy, Valuation, and Deal Structure", Stanford University Press (2011) - Leach, J. C. e Melicher, R. W., "Entrepreneurial Finance, Cengage Learning (2011) - Duarte, C. e Esperança, J. P., "Empreendedorismo e Planeamento Financeiro", Sílabo (2012) - Esperança, J. P. e Matias, F., "Finanças Empresariais", Dom Quixote (2009) Cap. 1

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Não existe

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16