Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M1628
Acrónimo :
M1628
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


OA1: Perceber os conceitos básicos de gestão de operações e logística e alinhar a estratégia das operações com a estratégia da empresa; OA2: Planear e controlar sistemas de Operações e Logística que satisfaçam as necessidades dos consumidores; OA3: Planear sistemas de Operações e Logística que garantiam eficiência

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A presente UC pretende dar aos alunos uma aproximação integrada do planeamento e da gestão de operações e da logística, disponibilizando ferramentas/racionais para análise e melhoria de processos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1) Introdução à Logística e à Gestão de Operações CP2) Da logística à Cadeia de Abastecimento e às redes de abastecimento CP3) Gestão de capacidade e procura CP4) Lean Thinking e Lean Management CP5) Sustentabilidade e Gestão de qualidade

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre os objectivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP): OA1 - CP1 + CP2 OA2 - CP2 + CP3 + CP4 OA3 - CP4 + CP5

Avaliação / Assessment


- Metodologias expositivas, ligadas à exposição oral de conceitos; - Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de casos de estudo em aula; - Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de exercícios em aula; - Metodologias activas, ligadas à análise e resolução de caso de estudo em casa, em grupo; - Auto-estudo. | Opção1: Avaliação ao longo do semestre lectivo (requer assiduidade > 80%) - Trabalho de grupo - 30% - Trabalho individual - 20% - Teste final - 50% Para terem sucesso no processo de avaliação contínua os alunos devem ter, no mínimo, 8 valores em cada um dos componentes de avaliação. Uma média de 10 valores é necessária para passar a disciplina. Opção 2: Exame final Teste final individual - 100% A nota mínima para passar a disciplina é 10 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Metodologias expositivas, ligadas à exposição oral de conceitos; - Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de casos de estudo em aula; - Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de exercícios em aula; - Metodologias activas, ligadas à análise e resolução de caso de estudo em casa, em grupo; - Auto-estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino e os objectivos de aprendizagem (OA): - Metodologias expositivas, ligadas à exposição oral de conceitos: OA 1, 2 e 3 - Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de casos de estudo em aula: OA 1, 2 e 3 - Metodologias participativas, ligadas à análise e resolução de exercícios em aula: OA 2 e 3 - Metodologias activas, ligadas à análise e resolução de caso de estudo em casa, em grupo: OA 1, 2 e 3 - Auto-estudo: OA 1, 2 e 3

Observações / Observations


1. Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Christopher, M. (2016), Logistics & Supply chain Management, 5th edition, Prentice Hall. - Slack, N., Brandon-Jones, A. (2018), Operations and Process Management - principles and practice for strategic impact, 5th Edition, Pearson

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Chopra, S., Meidl, P. (2016) Supply chain management: strategy, planning and operation, 6th Edition, Pearson - Heizer, J., Render, B., Munson, C. (2017) Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, 12th Edition, Pearson

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16