Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M1631
Acrónimo :
M1631
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N/A

Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolver as competências de construir, apresentar e negociar um plano de negócios completo para a criação de uma nova empresa

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Compreender a problemática essencial do empreendedorismo 2. Identificar os elementos fundamentais de um plano de negócios 3. Compreender e aplicar as principais técnicas de modelização da empresa 4. Compreender e aplicar as ferramentas chave de financiamento de uma nova empresa 5. Compreender e aplicar os métodos mais eficazes de avaliação financeira de um plano de negócios 6. Identificar as estratégias de saída mais comuns de um plano de negócios

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. O contexto do empreendedorismo 2. Estrutura de um plano de negócios 3. Modelização empresarial 4. Financiamento do plano de negócios 5. Avaliação financeira 6. Estratégias de saída

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP3 OA4 - CP4 OA5 - CP5 OA6 - CP6

Avaliação / Assessment


PERIÓDICA (Assiduidade mínima necessária de 80%) Individual: Participação numa atividade de investigação - 20% Teste escrito - 30% Em grupo: Apresentação e discussão da 1ª parte do plano de negócios - 10% Apresentação e discussão da 2ª parte do plano de negócios - 10% Apresentação e discussão da 3ª parte do plano de negócios - 10% Apresentação e discussão da 4ª parte do plano de negócios - 10% Relatório do plano de negócios - 10% FINAL Exame escrito - 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Uma aula típica inclui: 1-Apresentação dos objetivos 2-Exposição teórica dos conteúdos programáticos 3-Discussão e exploração do tema com os alunos 4-Realização de uma atividade prática 5-Conclusão e sumário

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA2 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA3 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA4 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA5 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA6 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5

Observações / Observations


PROPRIEDADE INTELECTUAL - Todas as ideias originais e conceitos apresentados nas aulas são - e permanecerão - como propriedade intelectual dos respetivos autores. - À medida que os alunos vão revelando e partilhando pormenores dos seus planos na aula, colegas e professor deverão tratar essa informação como comunicação confidencial e não revelarão para o exterior informação ou documentos, a menos que tenham permissão prévia e formal dos seus autores. - Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Barringer, B., & Ireland, D. (2018), Entrepreneurship: Successfully Launching New Ventures, 6th edition, Pearson

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


o van Hove, N. (2020). Technology support in business planning: Automation, augmentation, and human centricity. The International Journal of Applied Forecasting, 58(1), 43-48. o Rezaei-Soufi, H., Torabi, S. A., & Sahebjamnia, N. (2019). Developing a novel quantitative framework for business continuity planning. International Journal of Production Research, 57(3), 779-800. o Honig, B., & Samuelsson, M. (2020). Business planning by intrapreneurs and entrepreneurs under environmental uncertainty and institutional pressure. Technovation. https://doi.org/10.1016/j.technovation.2020.102124 PAPERS/PAPERS: o Finch, B. (2019). How to Write a Business Plan: Win Backing and Support for Your Ideas and Ventures. Kogan Page. o Griffo, I. (2019). Mind Your Business: A Workbook to Grow Your Creative Passion Into a Full-time Gig. o Colwell, K. (2019). Starting a Business QuickStart Guide: The Simplified Beginner?s Guide to Launching a Successful Small Business, Turning Your Vision into Reality, and Achieving Your Entrepreneurial Dream. Clyde Bank Media o Abrams, R. (2019). Successful Business Plan: Secrets & Strategies. 5th edition. Planning Shop. LIVROS/BOOKS:

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16