Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N/A
Objetivos Gerais / Objectives
Para além de contribuir para os três objetivos de aprendizagem comuns ao ciclo de estudos - (1) os nossos graduados adquirirão competências de comunicação escrita eficaz; (2) os nossos graduados adquirirão competências de comunicação oral eficaz; (3) os nossos graduados adquirirão competências de pensamento crítico - o objetivo geral desta unidade curricular é, num contexto empreendedor, utilizar as três competências acima enunciadas para construir, apresentar e negociar um plano de negócios completo para o lançamento de uma start-up que se proponha desenvolver um projeto empresarial inovador.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1 - Conhecer a problemática essencial do empreendedorismo e compreender o processo empreendedor; 2 - Compreender e aplicar o modelo abrangente de competências empreendedoras; 3 - Aplicar técnicas de descoberta de oportunidades de mercado; 4 - Criar uma proposta de valor inovadora para uma nova empresa; 5 - Aplicar técnicas de resolução dos problemas estratégicos de uma nova empresa, dando particular atenção ao impacto das tecnologias emergentes, e analisar as dimensões de ética e de sustentabilidade dos desafios estratégicos dessa start-up; 6 - Aplicar técnicas de resolução dos problemas operacionais de uma nova empresa; 7 - Aplicar técnicas de planeamento e de modelização económico-financeira de um plano de negócios; 8 - Compreender e aplicar um método de avaliação financeira adequado ao plano de negócios desenvolvido; 9 - Analisar e avaliar as estratégias de saída mais comuns de um plano de negócios; 10 - Aplicar o pitching adequado ao plano de negócios desenvolvido.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Empreendedorismo e Processo Empreendedor 1.1. Natureza do empreendedorismo 1.2. Estrutura e dinâmica do processo empreendedor 1.3. Modelo abrangente de competências empreendedoras 2. Desenvolvimento do Plano de Negócios 2.1. Oportunidade de negócio 2.2. Proposta de valor 2.3. Estudo do mercado 2.4. Estratégia da empresa 2.5. Produto e/ou serviço 2.6. Implementação do plano
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - CP1.1 + CP1.2 OA2 - CP1.3 OA3 - CP2.1 OA4 - CP2.2 OA5 - CP2.3 + CP2.4 OA6 - CP2.5 OA7 - CP2.6 OA8 - CP2.6 OA9 - CP2.6 OA10 - CP2.6
Avaliação / Assessment
Uma aula típica inclui: 1-Apresentação dos objetivos 2-Exposição teórica dos conteúdos programáticos 3-Discussão e exploração do tema com os alunos 4-Realização de uma atividade prática 5-Conclusão e sumário
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Uma aula típica inclui: 1-Apresentação dos objetivos 2-Exposição teórica dos conteúdos programáticos 3-Discussão e exploração do tema com os alunos 4-Realização de uma atividade prática 5-Conclusão e sumário
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
OA1 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA2 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA3 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA4 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA5 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA6 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA7 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA8 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA8 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA10 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5
Observações / Observations
PROPRIEDADE INTELECTUAL - Todas as ideias originais e conceitos apresentados nas aulas são - e permanecerão - como propriedade intelectual dos respetivos autores. - À medida que os alunos vão revelando e partilhando pormenores dos seus planos na aula, colegas e professor deverão tratar essa informação como comunicação confidencial e não revelarão para o exterior informação ou documentos, a menos que tenham permissão prévia e formal dos seus autores. - Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Barringer, B., & Ireland, D. (2018), Entrepreneurship: Successfully Launching New Ventures, 6th edition, Pearson
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Abrams, R. (2019). Successful business plan: Secrets and strategies. 7th edition. PlanningShop. Blackburn, R., De Clercq, D., & Heinonen, J. (2018). The Sage handbook of small business and entrepreneurship. Sage. Blank, S., & Dorf, B. (2012). The startup owner’s manual: The step-by-step guide for building a great company. K&S Ranch Publishing Division. Cumming, D. (2012). The Oxford handbook of entrepreneurial finance. Oxford University Press. Damodaran, A. (2001). The dark side of valuation: Valuing old tech, new tech, and new economy companies. Prentice Hall. Damodaran, A. (2012). Investment valuation: Tools and techniques for determining the value of any asset. 3rd edition. Wiley Finance Series. Duarte, C., & Esperança, J. P. (2014). Empreendedorismo e planeamento financeiro. 2ª edição. Sílabo. Heizer, J., Render, B., & Munson, C. (2020). Operations management: Sustainability and supply chain management. Pearson. Hisrich, R. D., Peters, M. P., Shepherd, D. A. (2020). Entrepreneurship. 11th edition. McGraw Hill. Horan, J. (2020). The one-page business plan: The fastest, easiest way to write a business plan. The One Page Business Plan Company. Leach, J. C., & Melicher, R. W. (2012). Entrepreneurial finance. 4th edition. South-Western Cengage Learning. McKeever, M. P. (2019). How to write a business plan. 14th edition. Nolo. Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., & Smith, A. (2014). Value proposition design: How to create products and services customers want. Wiley. Parker, S. C. (2018). The economics of entrepreneurship. 2nd edition. Cambridge University Press. Sarkar, S. (2014). Empreendedorismo e inovação. 3ª edição. Escolar Editora. Smith, J. K., Smith, R. L., & Bliss, R. T. (2011). Entrepreneurial finance: Strategy, valuation & deal structure. Stanford University Press. Trott, P. (2021). Innovation management and new product development. 7th edition. Pearson. Venesaar, U., Malleus, E., Arro, G., & Toding, M. (2022). Entrepreneurship competence model for supporting learners development at all educational levels. Administrative Sciences, 12(2). https://doi.org/10.3390/admsci12010002 Wickham, P. A. (2006). Strategic entrepreneurship. 4th edition. Prentice Hall.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-04-24