Métodos de Ensino e Avaliações
? Leitura das referências incluídas na bibliografia básica, com o apoio das aulas que devem permitir às/aos estudantes entender o que está em causa nos diferentes textos, e quais são as relações entre estes; leitura que deveria permitir desenvolver o conjunto de categorias cuja acquisição é um dos objectivos da UC. ? Com a ajuda desta categorias, análise de um documento recentemente colocado em linha, uma análise que exige das/dos estudantes a capacidade de situar pelos seus próprios meios o material analisado no contexto debates mais alargados. Esta análise é tambem uma oportunidade de consolidar as noções adquiridas nas leituras anteriores, e de verificar de que maneira estas categorias lhes permitem aumentar a sua própria informação e elaborar os seus próprios argumentos. | Em regime de avaliação periódica, o trabalho a realizar consistirá na análise crítica de um documento recentemente publicado em linha, contendo informações pertinentes para o estudo comparativo das políticas de protecção social. Consistirá num apontamento escrito, que deverá ser previamente apresentado numa das duas últimas aulas. Este trabalho incluirá em particular: - Uma caracterização global do site que publica o documento - Uma análise crítica do próprio documento escolhido - Um inventário das relações que foi possível estabelecer entre este documento e a matéria dada nas aulas. - Um balanço da contribuição do material analisado para a discussão pública global das políticas de protecção social. - A formulação de um texto de comentário brevíssimo, que possa ser colocado em linha no site da UC, para introduzir uma ligação para o documento analisado. Em alternativa: exame final