Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
Os estudantes, após a conclusão bem-sucedida desta unidade curricular (UC), deverão ser capazes de diagnosticar e desenharem um projeto de desenvolvimento organizacional aplicado a uma organização de saúde, com vista ao aumento da sua performance.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, os estudantes deverão ser capaz de: OA1. Caracterizar as organizações de saúde OA2. Diagnosticar uma organização de saúde OA3. Desenhar um projeto de mudança organizacional
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A dimensão institucional e de mercado das organizações de saúde 2. Estrutura organizacional: Burocracias mecânicas e profissionais 3. Cultura organizacional 4. Diagnóstico organizacional: Um modelo integrado. 4.1. A Gestão das pessoas, dos processos, da inovação e dos resultados 4.2. As estratégias de desenvolvimento organizacional: participativa, transformadora, processos e resultados 5. Projeto de mudança organizacional: Elaboração e Informatização
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A coerência dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos da aprendizagem (OA): Os CP1 (A dimensão institucional e de mercado das organizações de saúde) e CP2 (Estrutura organizacional) e CP3 (Cultura organizacional) enquadram os fatores determinantes das destas organizações pelo que contribuem para a consecução do objetivo OA1 (Caracterizar as organizações de saúde). O CP4 proporciona o aprofundamento dos conceitos-chave, modelos e dimensões do diagnóstico organizacional nas organizações de saúde e respetivas estratégias de mudança e desenvolvimento organizacional contribuindo assim para o OA2 (Diagnosticar uma organização de saúde). O enfoque do OA3 aponta para a relevância de conceber estratégias capazes de originarem projetos de mudança organizacional eficazes, flexíveis e seguros, cujos temas são abordadas no CP5 e onde se recorre ao software Microsoft Project como ferramenta de apoio ao planeamento e organização do projeto. Em síntese: CP1, CP2, CP3 - OA1 CP4 - OA2 CP5 - OA3
Avaliação / Assessment
A avaliação desta unidade curricular considera as duas modalidades previstas no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC): 1. Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho de grupo, com a ponderação de 40%. Os estudantes deverão identificar uma organização para a realização de um trabalho de campo, que implica o contacto e análise de uma situação real de um serviço de saúde, efetuando a sua caracterização e diagnóstico devidamente fundamentado e adequado. O trabalho de grupo deverá ser apresentado por escrito. - Trabalho individual, com a ponderação de 60%. Os estudantes deverão efetuar uma revisão de literatura sintética (4 a 5 páginas) sobre um dos blocos do conteúdo programático e recolha de aplicações práticas, e apresentarem uma proposta de intervenção adequada ao diagnóstico efetuado no trabalho de grupo, cujo contributo individual será partilhado pelos restantes elementos do grupo de trabalho e integrado no trabalho de grupo, constituindo-se como uma estratégia de trabalho colaborativo. A avaliação ao longo do semestre exige uma assiduidade mínima de 2/3 da aulas e a nota mínima de 9,5/20 valores em cada componente para a avaliação. Prevê-se a realização de prova oral, como instrumento de avaliação complementar às provas, sempre se justifique a confirmação de uma classificação. 2. Avaliação por exame: - Exame final - representa 100% da nota final para os estudantes que optarem por esta modalidade ou que não atingirem os critérios mínimos na avaliação ao longo do semestre. O exame final terá a duração de 2 horas e cobrirá todos os conteúdos programáticos da unidade curricular. Dependendo dos instrumentos de avaliação em consideração e do momento do semestre, o feedback pode ser formal ou informal, formativo ou sumativo, de acordo com o previsto no modelo pedagógico do Iscte.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino e de aprendizagem desta unidade curricular (UC) são diversificadas para garantir uma compreensão teórica sólida e uma aplicação efetiva dos conhecimentos adquiridos. Estas metodologias estão articuladas com o Modelo Pedagógico do Iscte, que promove uma abordagem de ensino centrada no estudante, incentivando o desenvolvimento de competências transversais e específicas através de uma aprendizagem ativa e participativa. Todas as aulas são teórico-práticas (TP), com o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais e mostrar os problemas e soluções existentes, permitindo simultaneamente a sua discussão. A UC encontra-se organizada em formato "concentrado", com blocos de 2 aulas, 2 vezes por semana, o que permite o recurso a metodologias diferentes ao longo do semestre e dentro da mesma semana (alternando exposição, discussão e participação). A estratégia pedagógica adotada envolve metodologias expositiva, participativa, ativa e em laboratório, com a exploração de software de gestão de projetos. A metodologia expositiva é usada em todos conteúdos programáticos nos momentos em que são apresentados os quadros teóricos de referência e os conceitos-chave. O modelo teórico-prático desta UC permite a discussão em grupo mesmo durante os momentos mais expositivos, o que facilita o desenvolvimento da análise crítica e permite uma aprendizagem partilhada mediante os contributos específicos de cada estudante. A metodologia participativa é colocada em prática através dos exercícios em aula, como por exemplo, a análise dos artigos de leitura e a análise e resolução de exercícios. O convite à participação de profissionais que exercem funções de liderança em organizações de saúde complementam a ligação à prática. A metodologia ativa envolve a análise de casos (retirados de revistas da especialidade), bem como a elaboração dos elementos de avaliação em grupo, enquanto estímulo à resolução de problemas concretos numa lógica de colaboração. O trabalho desta UC é um trabalho de campo, que implica o contacto e análise de uma situação real numa organização de saúde e a apresentação de uma proposta de intervenção adequada, momento que permite aos estudantes a integração teoria-prática e o desenvolvimento de competências essenciais à sua inserção no mercado de trabalho. A UC implica ainda trabalho autónomo (metodologia de auto estudo), o qual inclui a leitura de artigos (presentes na bibliografia ou no plano de sessões da UC) e estudos de caso retirados de revistas da especialidade. Todo este material é discutido nas aulas, sendo sempre realizadas sínteses conclusivas e a identificação de questões a explorar. O trabalho autónomo contempla ainda exercícios a realizar fora das horas de contacto, realização do trabalho de grupo e do trabalho individual, no sentido de promover a autonomia e capacidade de decisão dos estudantes. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento individual de dúvidas aos estudantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e de aprendizagem (MEA) estão estruturadas de forma a garantirem que cada um dos objetivos de aprendizagem (OA) sejam atingidos de forma eficaz e mensurável. A coerência entre as metodologias, avaliação e os objetivos de aprendizagem é evidenciada da seguinte forma: A metodologia expositiva (MEA 1) é usada em todos conteúdos programáticos nos momentos em que são apresentados os quadros teóricos de referência e os conceitos-chave, contribuindo para os 3 objetivos de aprendizagem da UC (OA1, OA2 e OA3). A avaliação destes conteúdos é realizada através do trabalho individual. A metodologia participativa (MEA 2) é colocada em prática através dos exercícios em aula, como por exemplo, a análise dos artigos de leitura e a resolução e análise dos exercícios. Para além dos exercícios em aula, a participação dos estudantes é ainda incentivada nas discussões dos trabalhos individuais, o que estimula a sua capacidade crítica e de interação. A metodologia participativa articula-se, de forma mais evidente, com os OA2 e OA3. A metodologia ativa (MEA 3) envolve a análise de casos e a elaboração dos elementos de avaliação em grupo, enquanto estímulo à resolução de problemas concretos numa lógica de colaboração. Uma das metodologias de avaliação desta UC é um trabalho de campo realizado em grupo, requerendo o contacto e análise de uma situação real de trabalho, e o trabalho individual com a apresentação de uma proposta de intervenção fundamentada e adequada, momento que permite aos estudantes a concretização dos OA 2 e OA3. A metodologia do auto estudo (MEA 4) é transversal a todos os OA, pois envolve leituras, pesquisas, resolução de exercícios, realização do trabalho individual e do trabalho de campo e preparação para o teste individual. MEA 1- OA1, OA2, OA3; MEA 2 - OA2, OA3; MEA 3- OA2, OA3; MEA 4- OA1, OA2, OA3.
Observações / Observations
Os estudantes abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais devem contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Cameron K., Quinn R. (1999)-Diagnosing Changing Organizational Culture. Addison-Wesley - Dal Mas, F., Massaro, M., Rippa, P., & Secundo, G. (2023). The challenges of digital transformation in healthcare: An interdisciplinary literature review, framework, and future research agenda. Technovation, 123, 102716. - Johnson, J., Rossow, C. (2017). Health Organizations: Theory, Behavior, and Development. Jones & Bartlett Learning, LLC. - Porter, M., Teisberg, E. (2006) Redefining Health Care: Creating ValueC-Based Competition on Results. Harvard Business School Press. - Schein, E.(1999)-The Corporate Culture. Survival Guide. Warren Bennis Book. - Sousa, M. J., Nunes, F. G, Nascimento, G. & Chakraborty, C. (2023) (Eds.). Future health scenarios: AI and digital technologies in global healthcare systems. London: CRC Press, Taylor & Francis - Weick, K., Quinn R (1999)-Organizational Change and Development, Annual Review Psychology, 361-86.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Cunha M., Rego A. (2003)- Como Gerir a Mudança não Planeada. Gestão Pura 1, 84-90. - Harrison M, Shirom A(1999)-Organizational Diagnosis and Assessment. Sage Publications. - Liu Y, Perrewé P.(2005) Another look at the role of emotion in the organizational change: A process model. Human Resources Management Review 15 (2005) 263-280. - Porras, J. (1987). Stream Analysis. Addison-Wesley Publishing Company. - Mintzberg, H. (1982). Structure et Dynamique des Organisations. Les Editions d´Organisation. - Nascimento, G. & Duarte, A. (2021). Healthcare People Management - Preparing today’s professionals for tomorrow. HealthManagement.org, The Journal, 21(3), 126–131. - Teixeira, B., Cercas, F, Fernandes, A. F. & Nascimento, G. (2022). Inteligência Artificial na Saúde. Revista Portuguesa de Gestão & Saúde, 32, 40-48.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-31