Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M2356
Acrónimo :
M2356
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que no fim da unidade curricular os alunos sejam capazes de diagnosticar e desenharem um projecto de desenvolvimento organizacional aplicado, com vista ao aumento da sua performance

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Caracterizar as organizações de saúde 2. Diagnosticar uma organização de saúde. 3. Desenhar um projecto de mudança organizacional

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A dimensão institucional e de mercado das organizações de saúde 2. Estrutura organizacional: Burocracias mecânicas e profissionais 3. Cultura organizacional 4. Diagnóstico organizacional: Um modelo integrado. 4.1 A Gestão das pessoas, dos processos, da inovação e dos resultados 4.2 As estratégias de desenvolvimento organizacional: participativa, transformadora, processos e resultados 5.Projecto de mudança organizacional: Elaboração e Informatização

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta coerência decorre da articulação dos conteúdos programáticos com os objectivos da aprendizagem (OA) OA1- Pontos do programa: 1 e 3 OA2-Pontos do Programa: 4 OA3-Pontos do programa:5

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: trabalho individual (apresentação escrita e oral) com poderação de 100%. Os alunos que não fizerem o trabalho, ou que obtiverem menos de 9,5 valores ou com mais de 20% de absentismo serão excluídos desta avaliação. Avaliação final: exame

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de aprendizagem: 1. Expositiva, para a componente teórica 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios 3. Activas com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Em laboratório, com exploração de software de gestão de projectos 5. Auto estudo, no trabalho autónomo do aluno

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Apresentam-se seguidamente a interligação entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos: Metodologias E-A Objectivo de aprendizagem (OA) 1.Expositivas Todos 2.Participativas O2,O3 3.Activas O2,O3 4.Laboratório O3 5.Autoestudo Todos

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Weick, K., Quinn R (1999)-Organizational Change and Development Annual Review Psychology, pp 361-86 Schein, E.(1999)-The Corporate Culture. Survival Guide. Warren Bennis Book. Porter, M., Teisberg, E. (2006) Redefining Health Care ? Creating ValueC-Based Competition on Results. Harvard Business School Press. Liu Y, Perrewé P.(2005) Another look at the role of emotion in the organizational change: A process model. Human Resources Management Review 15 (2005) 263-280 Johnson, J., Rossow, C. (2017). Health Organizations: Theory, Behavior, and Development. Jones & Bartlett Learning, LLC. Cameron K., Quinn R. (1999)-Diagnosing Changing Organizational Culture. Addison-Wesley

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


The professor will give to the students during the semestre a set of scientif papers and case studies . Porras, J. (1987). Stream Analysis. Addison-Wesley Publishing Company. Mintzberg, H. (1982). Structure et Dynamique des Organisations. Les Editions d´Organisation. Harrison M, Shirom A(1999)-Organizational Diagnosis and Assessment. Sage Publications Cunha M., Rego A. (2003)- Como Gerir a Mudança não Planeada. Gestão Pura 1,pp84,90

Data da última atualização / Last Update Date


2024-06-17