Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M2414
Acrónimo :
M2414
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
7.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
32.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
32.0h/sem
Trabalho Autónomo :
164.0
Horas de Trabalho Total :
196.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Cálculo Estocástico

Objetivos Gerais / Objectives


A cadeira dedica-se à avaliação de opções exóticas e de produtos estruturados com base nos pressupostos inerentes ao modelo de Merton (1973). Especial enfâse será dada à análise de path-dependent options.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de: 1. Compreender e avaliar produtos estruturados. 2. Implementar estratégias de hedging para opções exóticas. 3. Decompor produtos estruturados em activos financeiros mais simples.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Conceitos base 2. Produtos estruturados 3. Modelo de Merton: recapitulação 4. Compound options 4.1. Normal bivariada 4.2. Pricing de opções europeias 5. Chooser options: simples e complexas 6. Barrier options 6.1. Reflection principle 6.2. Deterministic time change 6.3. Knock-ins e knock-outs 6.4. Rebates 7. Lookback options 8. Asian options 9. Forward-start options 10. Correlation dependent options

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta ?demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: I. DECOMPOSIÇÃO DE PRODUTOS ESTRUTURADOS OA2: II. AVALIAÇÃO DE OPÇÕES EXÓTICAS OA3: III. OPÇÕES PATH-DEPENDENT

Avaliação / Assessment


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, através das seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. | Avaliação regular: - Um teste individual (80%) - Casos de avaliação individuais, assiduidade e participação (20%) Os alunos que reprovarem ou quiserem melhorar a avaliação regular possuem uma época de exame de recurso, tendo o exame de recurso uma ponderação de 100% da nota final. Em qualquer um dos sistemas de avaliação (avaliação regular ou exame de recurso) considera-se que o aluno teve aprovação à disciplina se tiver nota superior ou igual a 9.5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, através das seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência OA1, OA2 e OA3. 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos OA1, OA2 e OA3. 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo OA1, OA2 e OA3. 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planea-mento das Aulas. OA1, OA2 e OA3.

Observações / Observations


Nenhuma

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Textos de Apoio teórico/práticos a facultar pela equipa docente durante o trimestre; - Artigos científicos a facultar pela equipa docente durante o trimestre.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Briys, E., M. Bellalah, H. M. Mai and F. De Varenne, Options, Futures, and Exotic Derivatives, Wiley, 1998. Hull, John C., Options, Futures, and Other Derivative Securities, Prentice Hall, 11th edition, 2022. Zhang, P., Exotic Options: A Guide to Second Generation Options, World Scientific, 1998, 2nd edition.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16