Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M2512
Acrónimo :
M2512
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciência Política

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Estudo dos processos de constituição e transformação do Estado e da Administração Pública e das Políticas Públicas, a realizar em três momentos: o primeiro, de âmbito teórico geral, sobre os principais conceitos e modelos analíticos do Estado e da Administração pública, nas suas características e transformação; o segundo, centrado na identificação e análises críticas do funcionamento e das diferentes perspectivas de reforma; o terceiro, de âmbito específico, identificar os elementos convergentes (bem como os diferentes) nas propostas de transformação do Estado e da administração pública.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta unidade curricular tem como objectivos proporcionar aos alunos: (a) Identificar principais conceitos e teorias no domínio do Estado e da Administração; (b) descrever situações e diagnósticos na administração pública; (c) identificar e contrastar principais teorias sobre a administração pública; (d) descrever e utilizar grelhas analíticas e indicadores sobre a evolução e características do Estado e da Administração.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. CRIAÇÃO INSTITUCIONAL DO ESPAÇO DO PODER - Formação de um espaço institucional e administrativo do poder - Sistemas de poder e modalidades de administração (perspectiva histórica) 2. O ESTADO E SOCIEDADE: - Factores de crescimento do Estado e da administração - Evolução e modalidade: respostas aos desafios contemporâneos - Estado: modelo de interacção, funções e mecanismos de acção - O modelo de Estado em transição - Reorganização das suas funções 3. AÇÃO DO ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS - O ciclo das políticas públicas - Os Atores em Politicas Públicas - Teorias e modelos de análise de Políticas Públicas 4. ESTADO E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Características da Administração pública - Principais problemas de organização e de funcionamento - Diferentes perspectivas de reforma da administração pública e processo de convergência - Agências e Autoridades independente na administração pública - Redes

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão relacionados com a unidade curricular e pretende-se destacar a estreita relação entre a estrutura do Estado e do modelo de interacção na sociedade com as funções afectas à administração pública, bem como desenvolver as transformações do Estado e da administração pública das últimas décadas. No caso particular da explicitação das características e problemas da administração pública pretende-se apresentar e discutir na aula acerca das potencialidades e limites das diferentes perspectivas de reforma da administração, bem como da convergência de propostas nas diversas sociedades democráticas.

Avaliação / Assessment


A UC pode ser frequentada em regime de avaliação contínua ou de exame final Conteúdo da avaliação contínua: (a) prova de avaliação, que consiste na realização de um trabalho escrito individual, baseado na bibliografia sugerida (máximo: 20 páginas), com 75% na ponderação da nota; (b) participação nas aulas, com 25% na ponderação da nota. Regime de presença nas aulas: 75% de assiduidade.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os discentes têm por base 25h de contacto, sendo 24h teóricas e teórico-praticas e 1h de orientação tutorial. Nas aulas teóricas e teórico-práticas será apresentada e discutida a matéria com recurso à exposição pelo docente Para a realização da avaliação continua deverão apresentar uma exposição oral (25%) e um trabalho individual escrito (75%), no final das aulas, sobre a matéria ou sobre um tema da matéria dada. Caso não realizem a avaliação contínua poderão apresentar-se a exame final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas de natureza expositiva servem para introduzir a matéria oferecendo uma visão integradora e abrangente que permita aos estudantes sistematizar o conhecimento e as perspectivas comparadas dos fenómenos abordados. Desta forma, na sequência das exposições acerca da evolução histórica do Estado e da administração, o objectivo de aprendizagem será o de discutir os efeitos e a relação histórica e institucional entre Estado e administração. Da mesma forma, pretende-se que das exposições sobre as diferentes modalidades do Estado resulte um conhecimento sistematizado relacionado com as mudanças na estrutura da administração pública. Na sequência da exposição relativa à situação concreta da administração pública, apresentam-se e discutem-se diagnósticos sobre os principais problemas da estrutura institucional e do funcionamento da administração pública, bem como das diferentes perspectivas teóricas de reforma, para que os estudantes estejam preparados para analisar os aspectos positivos e menos positivos de cada uma das perspectivas em causa e adquirir conhecimento e reflexão crítica das diferentes abordagem teóricas e instrumentais. Na sequência das aulas acerca das políticas públicas pretende-se fornecer elementos teóricos e concretos da relação entre as políticas públicas e as funções da ad ministração, bem como do processo de tomada de decisão. O caso concreto de decisões acerca das políticas públicas, apresentadas na aula, ilustra o envolvimento de agentes políticos e sociais e de grupos de interesse, bem como os efeitos, tanto na sociedade, como na própria administração pública. A bibliografia de suporte, nomeadamente artigos ou capítulos de livros (nalguns dos casos, relatórios ou estatísticas), indicada no final de cada sessão, tem por objectivo focalizar a discussão e preparar os estudantes para os trabalhos ? oral ou escrito - que devem submeter para aproveitamento da unidade curricular.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Elementos conceptuais e metodológicos?, em Jorge Renato do Reis e Rogério Gesta Leal (orgs.), Direitos sociais e políticas públicas, Santa Cruz do Sul, EDUNISC Rosteutscher, Sigrid (2000), "Democracia associativa: as instituições voluntárias como campo de treino para a democracia?", in José M. P. Leite Viegas e Eduardo Costa Dias (Org), Cidadania, integração e globalização, Oeiras, celta Editora Rocha, J.A. Oliveira e Joaquim F. Esteves Araújo (2007),?Administrative Reform in Portugal: Problem and Prospect?, International Review of Administrative Science, 73 Rocha, J.A. Oliveira (2001), Gestão pública e modernização administrativa, Oeiras, INA Pollitt, Christopher e Geert Bouckaert (2004), Public Management Reform ? A comparative analysis, Oxford, Oxford University Press (2ª Edição) Pitschas, Rainer (2007), ?Gestão do valor público ? Um conceito de governação pública baseado no valor entre a economização e o bem comum?, in Mozzicafreddo, Juan et al. 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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16