Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M2609
Acrónimo :
M2609
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Domínio do Inglês como lingua de trabalho: compreensão, fala e escrita.

Objetivos Gerais / Objectives


1. Facultar uma abordagem atual à Gestão da Cadeia de Abastecimento 2. Rever conceitos, ferramentas e quadros conceptuais associados aos tópicos principais da Logística e da Gestão da Cadeia de Abastecimento. 3. Debater o desenho de sistemas de logísticos

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os Alunos deverão ser capazes de... 1. Compreender os fundamentos da Logística e da Gestão da Cadeia de abastecimento (GCA) e conhecer os desafios que se colocam às Cadeias de Abastecimento na atualidade. 2. Rever situações, aplicar modelos e métodos da logística que sejam relevantes, e comparar soluções no que concerne a... a. modelos de reaprovisionamento com procura independentes b. ciclos seletivo e repetitivo e criação de valor c. transporte, armazenagem e sistemas de informação para Cadeias de Abastecimento 3. Aplicar a teoria a situações práticas expostas em sala.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Logística e GCA 2. Ciclos Seletivo e Repetitivo; Valor 3. Estratégias na SC 4. Tecnologia e SC's: Digital Supply Chains 5. Bullwhip Effect 6. Speed Challenge 7. Casos e Exercícios

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O programa inclui uma parte dedicada aos conceitos fundamentais da cadeia de abastecimento (P1, P2, P3 e P4). Estes suportam a compreensão da evolução estratégica actual das organizações em matéria de SC's (LG1) A segunda parte do programa (5, 6 e 7) é dedicada ao learning by doing.

Avaliação / Assessment


MODALIDADE 1 (avaliação contínua) 1. Assiduidade >=80% 2. Trabalhos de grupo e discussão/nota individual: 50% (10% Speed Challenge; 10% Participation; 30% final case) 3. Exame: 50% A aprovação é obtida com a média das duas componentes superior a 10 valores e 7,0 valores ou superior em qualquer das duas componentes de avaliação. Modalidade 2 (exame final): Exam 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a: - Metodologias expositivas para apresentação das matérias, seguida de esclarecimento de dúvidas e de questões/debate. - Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação. - Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura. - Metodologias activas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo. - Auto-estudo e auto-trabalho.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os Mestrandos serão chamados a participar nas aulas através de: (i) apresentações em que exibam, quer o seu conhecimento, quer as suas dúvidas; (ii) promoção de discussões que ajudem ao desenvolvimento dos seus quadros mentais; (iii) resolução de exercícios numéricos que pratiquem competências quantitativas e, (iv) estudo, análise, discussão e resolução de casos de estudo, com vista ao alcance de capacidade de (re)concepção de situações reais. O professor assumirá diversos papéis desde o da tradicional prescrição de conceitos e quadros conceptuais até ao suporte dos mestrandos nas actividades de formação por si lideradas. O uso independente do conhecimento, por parte dos mestrandos, constituirá uma preocupação fundamental da sua educação e treino.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Handouts of the course. Christopher, M. (2016). Logistics & Supply Chain Management, 5th Edition, Financial Times Series.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Carvalho, J. (coord.) (2017). Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento. Edições Sílabo (2nd Edition)

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16