Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Domínio do Inglês como lingua de trabalho: compreensão, fala e escrita.
Objetivos Gerais / Objectives
1. Facultar uma abordagem atual à Gestão da Cadeia de Abastecimento 2. Rever conceitos, ferramentas e quadros conceptuais associados aos tópicos principais da Logística e da Gestão da Cadeia de Abastecimento. 3. Debater o desenho de sistemas de logísticos
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os Alunos deverão ser capazes de... 1. Compreender os fundamentos da Logística e da Gestão da Cadeia de abastecimento (GCA) e conhecer os desafios que se colocam às Cadeias de Abastecimento na atualidade. 2. Rever situações, aplicar modelos e métodos da logística que sejam relevantes, e comparar soluções no que concerne a... a. modelos de reaprovisionamento com procura independentes b. ciclos seletivo e repetitivo e criação de valor c. transporte, armazenagem e sistemas de informação para Cadeias de Abastecimento 3. Aplicar a teoria a situações práticas expostas em sala.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Logística e GCA 2. Ciclos Seletivo e Repetitivo; Valor 3. Estratégias na SC 4. Tecnologia e SC's: Digital Supply Chains 5. Bullwhip Effect 6. Speed Challenge 7. Casos e Exercícios
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O programa inclui uma parte dedicada aos conceitos fundamentais da cadeia de abastecimento (P1 - Logística e GCA , P2 - Ciclos Seletivos e Repetitivo; Valor, P3 - Estratégias em SC; e P4 - Tecnologia e SC's: Digital Supply Chains). Estes suportam a compreensão da evolução estratégica actual das organizações em matéria de SC's (LG1 - 1. Facultar uma abordagem atual à Gestão da Cadeia de Abastecimento ) A segunda parte do programa (5 - Bullwhip Effect, 6 - Speed Challenge, e 7 - Casos e Exercícios) é dedicada ao learning by doing.
Avaliação / Assessment
MODALIDADE 1 (avaliação ao longo do trimestre) 1. Assiduidade >=80% 2. Trabalhos de grupo e discussão/nota individual: 50% (10% Speed Challenge; 10% Participation; 30% final case) 3. Prova Individidual: 50% A aprovação é obtida com a média das duas componentes superior a 10 valores e 7,0 valores ou superior em qualquer das duas componentes de avaliação. Modalidade 2 (exame final): Exame: 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
No decurso da UC recorrer-se-á a: - Metodologias expositivas para apresentação das matérias, seguida de esclarecimento de dúvidas e de questões/debate. - Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação. - Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura. - Metodologias activas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo. - Auto-estudo e auto-trabalho.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os Mestrandos serão chamados a participar nas aulas através de: (i) apresentações em que exibam, quer o seu conhecimento, quer as suas dúvidas; (ii) promoção de discussões que ajudem ao desenvolvimento dos seus quadros mentais; (iii) resolução de exercícios numéricos que pratiquem competências quantitativas e, (iv) estudo, análise, discussão e resolução de casos de estudo, com vista ao alcance de capacidade de (re)concepção de situações reais. O professor assumirá diversos papéis desde o da tradicional prescrição de conceitos e quadros conceptuais até ao suporte dos mestrandos nas actividades de formação por si lideradas. O uso independente do conhecimento, por parte dos mestrandos, constituirá uma preocupação fundamental da sua educação e treino.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. The Course contributes to SDG 9 - Industry, Innovation and Infrastructure, by providing students with management tools that will enable them to focus on and assess the level of achievement of organizational objectives and how they contribute to the sustainability of organizations and supply chains.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Handouts of the course. Christopher, M. (2022). Logistics & Supply Chain Management, 5th Edition, Financial Times Series.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Carvalho, J. (coord.) (2017). Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento. Edições Sílabo (2nd Edition)
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-27