Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M2609
Acrónimo :
M2609
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Domínio do Inglês como lingua de trabalho: compreensão, fala e escrita.

Objetivos Gerais / Objectives


1. Facultar uma abordagem atual à Gestão da Cadeia de Abastecimento 2. Rever conceitos, ferramentas e quadros conceptuais associados aos tópicos principais da Logística e da Gestão da Cadeia de Abastecimento. 3. Debater o desenho de sistemas de logísticos

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os Alunos deverão ser capazes de... 1. Compreender os fundamentos da Logística e da Gestão da Cadeia de abastecimento (GCA) e conhecer os desafios que se colocam às Cadeias de Abastecimento na atualidade. 2. Rever situações, aplicar modelos e métodos da logística que sejam relevantes, e comparar soluções no que concerne a... a. modelos de reaprovisionamento com procura independentes b. ciclos seletivo e repetitivo e criação de valor c. transporte, armazenagem e sistemas de informação para Cadeias de Abastecimento 3. Aplicar a teoria a situações práticas expostas em sala.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Logística e GCA 2. Ciclos Seletivo e Repetitivo; Valor 3. Estratégias na SC 4. Tecnologia e SC's: Digital Supply Chains 5. Bullwhip Effect 6. Speed Challenge 7. Casos e Exercícios

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O programa inclui uma parte dedicada aos conceitos fundamentais da cadeia de abastecimento (P1 - Logística e GCA , P2 - Ciclos Seletivos e Repetitivo; Valor, P3 - Estratégias em SC; e P4 - Tecnologia e SC's: Digital Supply Chains). Estes suportam a compreensão da evolução estratégica actual das organizações em matéria de SC's (LG1 - 1. Facultar uma abordagem atual à Gestão da Cadeia de Abastecimento ) A segunda parte do programa (5 - Bullwhip Effect, 6 - Speed Challenge, e 7 - Casos e Exercícios) é dedicada ao learning by doing.

Avaliação / Assessment


MODALIDADE 1 (avaliação ao longo do trimestre) 1. Assiduidade >=80% 2. Trabalhos de grupo e discussão/nota individual: 50% (10% Speed Challenge; 10% Participation; 30% final case) 3. Prova Individidual: 50% A aprovação é obtida com a média das duas componentes superior a 10 valores e 7,0 valores ou superior em qualquer das duas componentes de avaliação. Modalidade 2 (exame final): Exame: 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a: - Metodologias expositivas para apresentação das matérias, seguida de esclarecimento de dúvidas e de questões/debate. - Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação. - Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura. - Metodologias activas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo. - Auto-estudo e auto-trabalho.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os Mestrandos serão chamados a participar nas aulas através de: (i) apresentações em que exibam, quer o seu conhecimento, quer as suas dúvidas; (ii) promoção de discussões que ajudem ao desenvolvimento dos seus quadros mentais; (iii) resolução de exercícios numéricos que pratiquem competências quantitativas e, (iv) estudo, análise, discussão e resolução de casos de estudo, com vista ao alcance de capacidade de (re)concepção de situações reais. O professor assumirá diversos papéis desde o da tradicional prescrição de conceitos e quadros conceptuais até ao suporte dos mestrandos nas actividades de formação por si lideradas. O uso independente do conhecimento, por parte dos mestrandos, constituirá uma preocupação fundamental da sua educação e treino.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. The Course contributes to SDG 9 - Industry, Innovation and Infrastructure, by providing students with management tools that will enable them to focus on and assess the level of achievement of organizational objectives and how they contribute to the sustainability of organizations and supply chains.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Handouts of the course. Christopher, M. (2022). Logistics & Supply Chain Management, 5th Edition, Financial Times Series.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Carvalho, J. (coord.) (2017). Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento. Edições Sílabo (2nd Edition)

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-27