Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M2609
Acrónimo :
M2609
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
English, Portuguese

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2026/2027

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


-

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os alunos deverão ser capazes de: OA1: Compreender os fundamentos da Logística e da Gestão da Cadeia de abastecimento (GCA) e conhecer os desafios que se colocam às Cadeias de Abastecimento na atualidade. OA2: Rever situações, aplicar modelos e métodos da logística que sejam relevantes, e comparar soluções no que se refere a: a. modelos de reaprovisionamento com procura independentes b. ciclos seletivo e repetitivo e criação de valor c. estratégias de procurement e de outsourcing d. transporte, armazenagem e sistemas de informação para Cadeias de Abastecimento OA3: Aplicar a teoria a situações práticas expostas em sala.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1: Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento P2: Ciclos Seletivo e Repetitivo; Valor P3: Estratégias na Cadeia de Abastecimento P4: Bullwhip Effect P5: Speed Challenge P6: Simulador de Cadeia de Abastecimento

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


The match between the Learning outcomes (LO) and the Syllabus (S) is as follows: LO1 - S1 LO2 - S2, S3, S4, S5, S6 LO3 - S6

Avaliação / Assessment


OPÇÃO 1: AVALIAÇÃO CONTÍNUA 1. Assiduidade >=80% 2. Trabalho de grupo e discussão: 50% (10% Speed Challenge; 10% Participação; 30% caso final) 3. Exame escrito individual: 50% A média de aprovação é de 9.5 valores, com um mínimo de7 valores (em 20) em cada componente. OPÇÃO 2: EXAME FINAL Exame Final Individual: 100% Uma avaliação positiva significa uma nota igual ou superior a 9.5 valores (em 20).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As seguintes metodologias pedagógicas serão usadas: 1. Expositivas: para introduzir os conceitos e teorias de base, seguido de esclarecimento de dúvidas e discussão; 2. Participativas: com análise e resolução de casos de estudo; 3. Ativas e Colaborativas: com realização de trabalho de grupo; 4. Experimentais: através da utilização de simulador de gestão das cadeias de abastecimento 5. Auto-estudo: relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e de aprendizagem estão associadas com os seguintes objetivos de aprendizagem: 1. Expositivas: OA1, OA2 2. Participativas: todos os OA 3. Ativas e Colaborativas: todos os OA 4. Experimentais: todos os OA 5. Auto-Estudo: OA3

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Christopher, M. (2023) Logistics & Supply Chain Management, 6th Edition, Financial Times Publishing International.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2025-09-10