Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Informática Aplicada
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Experiência com a plataforma de e-learning.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os estudantes desenvolvam: competências para uma utilização avançada de folhas de cálculo, como o Microsoft Excel, ou outras no formato open source; competências na articulação das TIC com a estratégia de negócio, e desenvolvimento de modelos empresariais utilizando folhas de cálculo.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Com esta unidade curricular os estudantes deverão ficar aptos a: 1. Descrever as variáveis e as fórmulas necessárias para construir um modelo de cálculo ou modelo empresarial; 2. Utilizar funcionalidades básicas de uma folha de cálculo; 3. Utilizar funções para construção de modelos em folha de cálculo; 4. Construir modelos avançados aplicados à gestão e economia em folha de cálculo; 5. Automatizar procedimentos com a utilização de VBA.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os principais conteúdos programáticos a abordar são: 1. Introdução e desenvolvimento de folhas de cálculo 2. Construção de modelos em folhas de cálculo 3. Bases de dados, extração e pesquisa de Informação, importação 4. Introdução ao Visual Basic for Applications
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: 1. Introdução e desenvolvimento de folhas de cálculo: OA1, OA2 2. Construção de modelos em folhas de cálculo: OA3 3. Bases de dados, extração e pesquisa de Informação: OA4 4. Introdução ao Visual Basic for Applications: OA5
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho de grupo (40%) - Projeto realizado em grupo, intercalar. Obrigatório, com nota mínima de 10 (em 20). - Teste individual (60%) - Teste escrito, intercalar, previsto para ser não presencial, via e learning e apoio por Zoom. Obrigatório, com nota mínima de 7 (em 20). Exame Final: Exame escrito individual, sem consulta, com toda a matéria. Realiza exame final – na época 1, 2 ou especial - quem não tenha concluído com sucesso a avaliação ao longo do semestre, com uma nota média superior ou igual a 10 (em 20).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teórico-práticas e laboratoriais (2 x 1,5 h por semana). Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 6h semanais para consulta da bibliografia, revisão de matéria dada, resolução de exercícios propostos e resposta a problemas para avaliação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem; na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: OA1, OA5 2. Aulas Participativas: OA2, OA3, OA4, OA5 3. Aulas Ativas: OA2, OA3, OA4 4. Trabalho Autónomo: Transversal a todos os AO. O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (de acordo com a tipologia de aula) e os objetivos de aprendizagem. O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objetivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: - Provas teórico-práticas individuais: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5
Observações / Observations
A maior parte da documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos leccionados na unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Maxwell, Daniel (2024). Excel 2024 Bible: A comprehensive step by step guide from Beginner to Expert. Unlock Simple Strategies to Boost Productivity, Save Time, and Excel in Your Career, ISBN 979-832-120-814-4. - Peres, Paula (2014). Excel Avançado (3ª Edição). Lisboa: Sílabo.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Dreher, Gil (2023). Excel 2023: The Must-Have Guide to Master Microsoft Excel - From Beginner to Pro in less than 7 Days - Step-by-step Formulas and Functions with Tutorials and Illustration, Gil Dreher, Author edition, ISBN 979-837-552-249-4. - Harvey, Greg (2016). Excel 2016 All-in-One for Dummies. New Jersey: John Wiley & Sons. - Laudon, Kenneth, & Laudon, Jane (2014). Essentials of Management Information Systems (11th ed.). London, New York: Pearson. - Lemonde, Carlos (2024). Python com Excel – Automação e Análise de Dados. Lisboa: FCA. ISBN 978-972-722-936-9. - Monk, Ellen F.; Brady, Joseph A. & Mendelsohn, Emilio I. (2017). Problem-Solving Cases in Microsoft Access And Excel, 15th Edition, Course Technology, Cengage Learning, Boston, USA., ISBN 978-133-710-133-2. - Price, Michael, & McGrath, Mike (2016). Excel 2016 in easy steps. Warwickshire: In Easy Steps Limited. - Walkenbach, John (2015). Excel 2016 Bible - The Comprehensive Tutorial Resource. Indianapolis: John Wiley & Sons. - Winston, Wayne L. (2019). Microsoft Excel 2019: Data Analysis and Business Modeling, 6th Edition, Pearson Education, USA, ISBN 978-150-930-588-9.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-18