Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M3502
Acrónimo :
M3502
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Informática Aplicada

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Experiência com a plataforma de e-learning.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os estudantes desenvolvam: competências para uma utilização avançada de folhas de cálculo, como o Microsoft Excel, ou outras no formato open source; competências na articulação das TIC com a estratégia de negócio, e desenvolvimento de modelos empresariais utilizando folhas de cálculo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Com esta unidade curricular os estudantes deverão ficar aptos a: 1. Descrever as variáveis e as fórmulas necessárias para construir um modelo de cálculo ou modelo empresarial; 2. Utilizar funcionalidades básicas de uma folha de cálculo; 3. Utilizar funções para construção de modelos em folha de cálculo; 4. Construir modelos avançados aplicados à gestão e economia em folha de cálculo; 5. Automatizar procedimentos com a utilização de VBA.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os principais conteúdos programáticos a abordar são: 1. Introdução e desenvolvimento de folhas de cálculo 2. Construção de modelos em folhas de cálculo 3. Bases de dados, extração e pesquisa de Informação, importação 4. Introdução ao Visual Basic for Applications

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: 1. Introdução e desenvolvimento de folhas de cálculo: OA1, OA2 2. Construção de modelos em folhas de cálculo: OA3 3. Bases de dados, extração e pesquisa de Informação: OA4 4. Introdução ao Visual Basic for Applications: OA5

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho de grupo (40%) - Projeto realizado em grupo, intercalar. Obrigatório, com nota mínima de 10 (em 20). - Teste individual (60%) - Teste escrito, intercalar, previsto para ser não presencial, via e learning e apoio por Zoom. Obrigatório, com nota mínima de 7 (em 20). Exame Final: Exame escrito individual, sem consulta, com toda a matéria. Realiza exame final – na época 1, 2 ou especial - quem não tenha concluído com sucesso a avaliação ao longo do semestre, com uma nota média superior ou igual a 10 (em 20).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teórico-práticas e laboratoriais (2 x 1,5 h por semana). Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 6h semanais para consulta da bibliografia, revisão de matéria dada, resolução de exercícios propostos e resposta a problemas para avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem; na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: OA1, OA5 2. Aulas Participativas: OA2, OA3, OA4, OA5 3. Aulas Ativas: OA2, OA3, OA4 4. Trabalho Autónomo: Transversal a todos os AO. O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (de acordo com a tipologia de aula) e os objetivos de aprendizagem. O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objetivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: - Provas teórico-práticas individuais: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5

Observações / Observations


A maior parte da documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos leccionados na unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Maxwell, Daniel (2024). Excel 2024 Bible: A comprehensive step by step guide from Beginner to Expert. Unlock Simple Strategies to Boost Productivity, Save Time, and Excel in Your Career, ISBN 979-832-120-814-4. - Peres, Paula (2014). Excel Avançado (3ª Edição). Lisboa: Sílabo.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Dreher, Gil (2023). Excel 2023: The Must-Have Guide to Master Microsoft Excel - From Beginner to Pro in less than 7 Days - Step-by-step Formulas and Functions with Tutorials and Illustration, Gil Dreher, Author edition, ISBN 979-837-552-249-4. - Harvey, Greg (2016). Excel 2016 All-in-One for Dummies. New Jersey: John Wiley & Sons. - Laudon, Kenneth, & Laudon, Jane (2014). Essentials of Management Information Systems (11th ed.). London, New York: Pearson. - Lemonde, Carlos (2024). Python com Excel – Automação e Análise de Dados. Lisboa: FCA. ISBN 978-972-722-936-9. - Monk, Ellen F.; Brady, Joseph A. & Mendelsohn, Emilio I. (2017). Problem-Solving Cases in Microsoft Access And Excel, 15th Edition, Course Technology, Cengage Learning, Boston, USA., ISBN 978-133-710-133-2. - Price, Michael, & McGrath, Mike (2016). Excel 2016 in easy steps. Warwickshire: In Easy Steps Limited. - Walkenbach, John (2015). Excel 2016 Bible - The Comprehensive Tutorial Resource. Indianapolis: John Wiley & Sons. - Winston, Wayne L. (2019). Microsoft Excel 2019: Data Analysis and Business Modeling, 6th Edition, Pearson Education, USA, ISBN 978-150-930-588-9.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-18