Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M3502
Acrónimo :
M3502
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Informática Aplicada

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Experiência com a plataforma de e-learning.

Objetivos Gerais / Objectives


Com esta unidade curricular os estudantes deverão ficar aptos a: 1. Descrever as variáveis e as fórmulas necessárias para construir um modelo de cálculo ou modelo empresarial; 2. Utilizar funcionalidades básicas de uma folha de cálculo; 3. Utilizar funções para construção de modelos em folha de cálculo; 4. Construir modelos avançados aplicados à gestão e economia em folha de cálculo; 5. Automatizar procedimentos com a utilização de VBA.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Pretende-se que os estudantes desenvolvam: competências para uma utilização avançada de folhas de cálculo, como o Microsoft Excel, ou outras no formato open source; competências na articulação das TIC com a estratégia de negócio, e desenvolvimento de modelos empresariais utilizando folhas de cálculo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os principais conteúdos programáticos a abordar são: 1. Introdução e desenvolvimento de folhas de cálculo 2. Construção de modelos em folhas de cálculo 3. Bases de dados, extração e pesquisa de Informação, importação 4. Introdução ao Visual Basic for Applications

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: 1. Introdução e desenvolvimento de folhas de cálculo: OA1, OA2 2. Construção de modelos em folhas de cálculo: OA3 3. Bases de dados, extração e pesquisa de Informação: OA4 4. Introdução ao Visual Basic for Applications: OA5

Avaliação / Assessment


Avaliação Periódica: - Trabalho de grupo (50%) - Projeto realizado em grupo. - Teste individual (50%) - Teste escrito, previsto para ser não presencial, via e learning e apoio por Zoom. Este teste terá a nota mínima de 7 valores (em 20). Exame Final: Exame escrito individual, sem consulta, e que engloba toda a matéria. Realiza exame final quem não tenha feito ambas as avaliações previstas, ou não tenha obtido uma média superior ou igual a 10 (em 20), no conjunto das duas avaliações.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teórico-práticas e laboratoriais (2 x 1,5 h por semana). Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 6h semanais para consulta da bibliografia, revisão de matéria dada, resolução de exercícios propostos e resposta a problemas para avaliação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem; na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos de aprendizagem (OA): 1. Aulas Expositivas: OA1, OA5 2. Aulas Participativas: OA2, OA3, OA4, OA5 3. Aulas Ativas: OA2, OA3, OA4 4. Trabalho Autónomo: Transversal a todos os AO. O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (de acordo com a tipologia de aula) e os objetivos de aprendizagem. O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objetivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: - Provas teórico-práticas individuais: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5

Observações / Observations


A maior parte da documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos leccionados na unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning. (Devido à atual situação de saúde pública, o processo de avaliação poderá ter alguma adaptação, caso uma determinação governamental assim o justifique.)

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Peres, Paula (2014). Excel Avançado (3ª Edição). Lisboa: Sílabo. - Martins, António (2017). Excel Aplicado à Gestão (4ª Edição). Lisboa: Sílabo. - Walkenbach, John (2015). Excel 2016 Bible - The Comprehensive Tutorial Resource. Indianapolis: John Wiley & Sons.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Rodrigues, Luís (2016). Utilização do Excel para Economia & Gestão. Lisboa: FCA. - Price, Michael, & McGrath, Mike (2016). Excel 2016 in easy steps. Warwickshire: In Easy Steps Limited. - Monk, Ellen, Brady, Joseph, & Cook, Gerard (2012). Problem-Solving Cases in Microsoft Access and Excel (11th ed.). Boston: Cengage Learning. - Laudon, Kenneth, & Laudon, Jane (1999). Management Information Systems: Organization and Technology in the Networked Enterprise (6th ed.). Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall. - Harvey, Greg (2016). Excel 2016 All-in-One for Dummies. New Jersey: John Wiley & Sons. - Barlow, John (2005). Excel Models for Business and Operations Management (2nd Ed.). New Jersey: John Wiley & Sons. - Laudon, Kenneth, & Laudon, Jane (2014). Essentials of Management Information Systems (11th ed.). London, New York: Pearson.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16