Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M3505
Acrónimo :
M3505
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Aplicar a análise exploratória, inferencial e multivariada de dados a problemas concretos do domínio empresarial.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Seleccionar o método de análise de dados adequado ao problema, objectivo e tipo de dados OA2: Utilizar o software IBM SPSS Statistics para realizar análise de dados OA3: Interpretar os resultados obtidos da análise de dados realizada

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Análise exploratória preliminar dos dados CP2: Amostragem e reamostragem (Vd Obs. 1) CP3: Testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos (Vd Obs. 2) CP4: Análise em Componentes Principais CP5: Análise de agrupamento: Método Hierárquico (de Ward) e não hierárquico (K-Médias) CP6: Regressão Linear Múltipla (Vd Obs. 3)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - Todos OA2 - Todos OA3 - Todos

Avaliação / Assessment


Regime de avaliação: periódica ou por exame Periódica: Prática, em grupo: 40% + Teórica-interpretativa, individual (60%); nota mínima em cada parte 9,0 Por exame: Prática, individual: 40% + Teórica-interpretativa, individual (60%); nota mínima em cada parte 9,0

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) inclui três componentes: ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2: Experimentais, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador ME3: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


ME1- OA1, OA3 ME2- OA2 ME3- OA1, OA2, OA3

Observações / Observations


Obs 1: no MGSS apenas é abordada a Amostragem. Obs 2: apenas é incluído no MGSS. Obs 3: não é incluído no MGSS. Obs 4: Alunos abrangidos pelo RIIEE deverão contactar o coordenador da UC com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Field, A., Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics, 4th ed., SAGE, 2018, ,, Hair Jr, J. et al., Multivariate data analysis: a global perspective, 7th ed, PEARSON, 2014, ,, Vicente, P., Cardoso, M., Apontamentos de apoio à UC de Análise de Dados do Mestrado de Gestão, 2023, ,,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Mazzocchi, M., Statistics for Marketing and Consumer Research, SAGE, 2008, ,, Newbold, P. et al., Statistics for Business and Economics, 8th ed, PEARSON, 2013, ,, Maroco, J., Análise Estatística com o SPSS Statistics, 6ª ed., ReportNumber, 2014, ,, Laureano, R., Botelho, M.C., SPSS: O meu Manual de Consulta Rápida, Edições Sílabo,, 2010, ,, Laureano, R.,, Testes de Hipóteses com o SPSS: O meu Manual de Consulta Rápida, Edições Sílabo, 2011, ,, Reis, E.,, Estatística Multivariada Aplicada, 2ª ed., Edições Sílabo, 2001, ,, eis, E., Melo, P., Andrade, R., Calapez, T., Estatística Aplicada, vol. 2, 5ª ed., Edições Sílabo, 2003, ,,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16