Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M4214
Acrónimo :
M4214
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Macroeconomia básica

Objetivos Gerais / Objectives


1. Compreender conceitos básicos em finanças internacionais. 2. Adquirir conhecimentos sobre o sistema financeiro internacional. 3. Compreender o funcionamento dos mercados financeiros internacionais. 4. Ser capaz de interpretar e discutir artigos da imprensa financeira. 5. Ser capaz de formar opinião e argumentar sobre questões políticas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Compreender conceitos básicos em finanças internacionais. 2. Adquirir conhecimentos sobre o sistema financeiro internacional. 3. Compreender o funcionamento dos mercados financeiros internacionais. 4. Ser capaz de interpretar e discutir artigos da imprensa financeira. 5. Ser capaz de formar opinião e argumentar sobre questões políticas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Introdução 1. Porquê estudar finanças internacionais? 2. Uma panorâmica do sistema financeiro II. Conceitos básicos e mercados 1. Dinheiro 2. Taxas de juro 3. Taxas de câmbio e mercados cambiais III. Taxas de câmbio e macroeconomia de economia aberta 1. A balança de pagamentos 2. Moeda, taxas de juro e taxas de câmbio 3. Níveis de preços e taxa de câmbio a longo prazo IV. Políticas cambiais 1. Bancos centrais, política monetária e intervenções cambiais 2. Regimes Cambiais V. Sistema Financeiro Internacional 1. Um panorama histórico 2. O euro e a União Económica e Monetária

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Competências a desenvolver durante o período de ensino-aprendizagem: 1. Capacidade de compreender e interpretar os fenómenos económicos e financeiros nos mercados financeiros internacionais; 2. Capacidade de sintetizar e analisar movimentos e políticas cambiais; 3. Competências de investigação bibliográfica, competências de recolha de dados e de informação e análise quantitativa e qualitativa; 6. Competências de comunicação (escrita e oral), na discussão de questões políticas relevantes; 7. Capacidade de criar, avaliar e comunicar os resultados de um projecto; 8. Capacidade de trabalhar de forma autónoma e em grupo; 9. Competências relacionadas com comportamentos e atitudes éticas, na interacção com os outros.

Avaliação / Assessment


Os alunos podem optar por avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre consiste em: - Trabalhos individuais (20%). Perguntas sobre artigos da imprensa financeira que os alunos precisam responder no Moodle. - Quizzes (30%). Após cada capítulo, um pequeno questionário de múltipla escolha é realizado no Moodle. - Exame Final (50%). No final do curso é realizado um exame final. A avaliação por exame consiste em: - Um teste escrito (100% na classificação final) A aprovação na UC depende da obtenção de uma classificação final, arredondada à unidade, igual ou superior a 10 valores. Se o aluno falhar, a aprovação na unidade requer a inscrição para o exame de 2ª época Para obter uma nota por avaliação contínua, os alunos devem ter uma nota mínima de 7,5 no exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Durante o período de aprendizagem, os estudantes devem adquirir e desenvolver competências cognitivas e de comunicação, no âmbito desta unidade de aprendizagem e em conformidade com os objectivos acima definidos. Para a aquisição destas competências será utilizada uma série de métodos de ensino (por exemplo, exposições teóricas; análise e debate de casos; etc.) que, de forma articulada, permitam o domínio das competências acima referidas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino visam ajudar o desenvolvimento de competências e a consecução dos objetivos de aprendizagem do curso, utilizando os instrumentos de ensino adequados. O tema das filosofias e modelos macroeconómicos é apresentado em sala de aula, mas também trabalhado através da análise de exemplos que ajudam a aplicar as habilidades de pensamento crítico e análise. Estes métodos utilizam competências analíticas e práticas. As discussões fomentam a participação e a interacção entre os estudantes, a fim de estimular o pensamento em grupo e a partilha de opiniões. Os elementos de avaliação estão alinhados com os objectivos do curso e centram-se na aquisição de conhecimentos teóricos ou de competências práticas.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Mishkin, 2010, The Economics of Money, Banking and Financial Markets, Business School Edition, Pearson. Krugman, Obstfeld and Melitz, 2012, International Economics: Theory and Policy, Ninth Edition, Pearson.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bekaert and Hodrick, 2011. International Financial Management, Second Edition, Prentice Hall.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-01