Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M4325
Acrónimo :
M4325
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Multimédia, Visão e Computação Gráfica

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


É desejável noções elementares de Computação Gráfica e Multimédia, som digital e vídeo digital. Dependendo do tipo de jogo a desenvolver, também noções de álgebra, matemática, rendering, programação

Objetivos Gerais / Objectives


Os jogos digitais são a maior indústria de entretenimento mundial em volume de negócios, incluindo o edutainment (ensino pelo divertimento) e jogos sérios (simulação, treino militar e outros). Os jogos didácticos, no ensino de línguas, matemática ou medicina, por exemplo ensino de como lidar com a Diabetes, assumem papel de relevo. É uma área muito competitiva. Pretende-se que o aluno desenvolva um jogo com um tema e público-alvo definidos, tendo em conta jogos já existentes na área.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No fim o aluno deverá ser capaz de: OA1: Definir o tema e o público-alvo do jogo pedagógico a criar; OA2: Investigar, recolher, analisar, interpretar, e expor criticamente artigo científico na área em que o jogo do projecto vai ser desenvolvido; OA3: criar o jogo definindo o conteúdo original, validação do conteúdo, processo de interacção, navegação, jogabilidade, testes, grupos de teste, etapas de teste, recolha de resultados de testes, análise e conclusões sobre o jogo final; OA4: escrever um relatório sobre o desenvolvimento do projecto na forma de artigo científico.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Título, storyline/sinopse, guião, storyboard, etapas de produção CP2. Tipos de jogos, níveis etários, público alvo CP3. Ambientes de desenvolvimento de jogos; jogo integrado versus integração de jogos CP4. Análise funcional do jogo, interface e interacção, tempo e pontuação, níveis de dificuldade CP5. Definição e planificação de conteúdo, validação de conteúdo CP6. Design gráfico, som, imagem, vídeo, animação, texto; mapa de navegação e interacção; programação com Low cost-Low fidelity; design final CP7. Planificação do teste; teste exaustivo; bateria de testes; público de teste e rotatividade; testes desde o início CP8. Estudo de casos: Eco-Pontos, Eco-media, Math4Kids, Age of Mithology, Flight Simulator, GT3, Learn English With Inspector Flops, Cell life - An educational game about biology CP9. O que (não) é um artigo científico, critérios para recolha de artigo científico, escrita de artigo científico

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1: CP1, CP2 OA2: CP9, CP1 a 8 OA3: CP1-8 OA4: CP9

Avaliação / Assessment


EA1: aulas teórico-práticas EA2: aulas de estudo de caso EA3: apresentação/discussão de artigos científicos; EA4: acompanhamento e avaliação semanal de projecto. | Avaliação contínua, com componente individual de apresentação e discussão de artigo científico seleccionado (20% da nota final), miniteste individual a meio do semestre (20% da nota final), e componente de projecto em grupo (60% da nota final) através de desenvolvimento faseado de projecto, analisado e avaliado etapa a etapa, todas as semanas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1: EA1, EA2 OA2: EA3, apresentação individual, avaliação individual; OA3: EA1, EA2, EA3, EA4 OA4: EA1, EA3, EA4

Observações / Observations


alterações à avaliação contínua: Avaliação por Projecto passa a valer 100%; eliminado o Miniteste; Alunos que pretendam componente de avaliação individual podem optar por Trabalho individual Ti com uma oral associada: neste caso o Projecto vale 70% e o Ti vale 30%; Trabalho individual Ti é uma recolha bibliográfica de paper científico com pesquisa e selecção de paper científico, leitura e apresentação em formato de PPT sujeito ao SafeAssign, com oral via Zoom depois da apresentação. - todos os instrumentos de avaliação são online; não há avaliação presencial, não há exame de 1ª época por se tratar de avaliação contínua semana a semana; - foi dada indicação destas mudanças ao coord. de ano/curso e aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Jogos: EcoPontos, EcoMedia, Math4Kids, Learn English With Inspector Flops, Cell life An educational game about biology A Watt, F Policarpo, 3D Games Real-time rendering and software technology, Addison Wesley, 2001 PF Lopes, EcoVasco an Ecological Multimedia Adventure, EUROGRAPHICS Multimedia 99 Workshop, Milan, Italy, September 1999 T Deus, T Marques, PF Lopes, I Alexandre, P Alexandre, Aprender Inglês com um Jogo por Computador didáctico, ARTECH 2012, 6th International Conference on Digital Arts, 2012 PF Lopes, D Jardim, I Alexandre, Math4Kids, Proc. First Iberian Workshop on Serious Games and Meaningful Play (SGaMePlay'2011), 2011, ISBN: 978-989-96247-5-7, pp711-716 PF Lopes, A new computer game approach for multimedia digital video reuse, International Conference on Media Futures, Florence, Italy, 8-9 May 2001 PF Lopes, Jogos Multimédia Educativos: Estratégias de Desenvolvimento, 3º Simpósio Internacional de Informática Educativa, Viseu, 26-28 Setembro, 2001

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


C Gorriz, C Medina, Engaging Girls WITH Computers THROUGH SOFTWARE GAMES, COMMUNICATIONS OF THE ACM January 2000/Vol.43,No.1, pp. 42-49

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16