Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M4502
Acrónimo :
M4502
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC trata das relações internacionais na Época Moderna (séculos XV a XVIII), com um enfoque espacial que privilegia a (mas não se esgota na) História da Europa. As relações internacionais são aqui entendidas no seu significado mais amplo. O extraordinário aumento da circulação da escrita, das ideias, das inovações técnicas e científicas, dos homens, das mercadorias e dos capitais que se verificou nesta época veio conferir às relações internacionais uma dimensão que ultrapassa a simples relação política e militar entre estados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC, o aluno deverá ser capaz de: OA1. Compreender a especificidade do campo disciplinar da História das Relações Internacionais. OA2. Identificar na história da Europa e do Mundo modernos os principais cenários e projectos geoestratégicos, nas suas tensões, conflitos, alianças e resultados. OA3. Interpretar as relações internacionais na Época Moderna quanto à sua natureza, aos factores que as condicionam, às suas práticas e instrumentos, à sua fundamentação política e jurídica. OA4. Descrever os principais objectivos, condicionantes e linhas de força da política externa portuguesa na Época Moderna. OA5. Comunicar oralmente perante especialistas e não especialistas. OA6. Pesquisar informação, formular problemas e sintetizar conhecimentos sobre uma questão relevante no âmbito da disciplina. OA7. Dominar as metodologias básicas de construção de um projecto de investigação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O Programa tem 4 conteúdos programáticos principais, largamente desenvolvidos em paralelo, procurando sublinhar as suas implicações recíprocas: CP1. História das Relações Internacionais: definição dos principais conceitos e do campo disciplinar. CP2. A história da Europa e do Mundo Modernos: principais cenários e projectos geoestratégicos, tensões, conflitos, alianças e resultados. CP3. As relações internacionais na Época Moderna: natureza, factores condicionantes, práticas e instrumentos, fundamentação política e jurídica. CP4. A política externa portuguesa na Época Moderna: objectivos, condicionantes e linhas de força.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Conteúdos programáticos (CP) -> Objectivos de Aprendizagem (OA): CP1 -> OA1 CP2 -> OA2 CP3 -> OA3 CP4 -> OA4

Avaliação / Assessment


Nesta UC adopta-se um sistema de Avaliação Ao Longo do Semestre que exige a presença em um mínimo de 80% do total das aulas e que assenta em duas componentes principais (cada uma com uma ponderação de 50% na nota final): AV1. Leitura, comentário, apresentação e discussão de textos. AV2. Elaboração de um Trabalho de Projecto sobre um tema.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Todas as aulas são de tipo teórico-prático, com pouca exposição magistral pelo docente e uma grande participação dos estudantes na preparação e discussão da bibliografia de referência. Tanto este modelo de aulas como o sistema de avaliação concorrem para uma estratégia pedagógica que privilegia o saber adquirido em detrimento do saber transmitido.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O modelo de aulas, em conjugação com o sistema de avaliação, permitem aos alunos, por um lado, aprofundar conhecimentos (teóricos, metodológicos, históricos), e, por outro, desenvolver algumas competências e capacidades adequadas ao nível de estudos (2º ciclo). No que se refere concretamente ao alinhamento entre os elementos de avaliação (AV) e os objectivos de aprendizagem (AO), pode estabelecer-se a seguinte a relação: AV1 -> OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6. AV2 -> OA6, OA7.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


TESCHKE, Benno. Theorizing the Westphalian System of States: International Relations from Absolutism to Capitalism, European Journal of International Relations, Vol. 8.1 (2002): 5-48. SHEEHAN, Michael. Balance of Power: history and theory, London / N. York, Routledge, 1996. REYNOLDS, David. International history, the cultural turn and the diplomatic twitch, Cultural and Social History, 3.1 (2006): 75?91. MOYAR, Mark. The current state of military history, The Historical Journal, 50.1 (2007): 225-40. MACEDO, J. Borges de. História diplomática portuguesa: constantes e linhas de força, 2ª ed, Lisboa, Tribuna da História, 2006. BLACK, Jeremy. Great Powers and the Quest for Hegemony: The World Order since 1500. New York/London: Routledge/Taylor & Francis, 2008. BLACK, Jeremy. European international relations, 1648-1815, N. York, Palgrave, 2002.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Varia anualmente e é constituída por um conjunto de 15 a 20 artigos ou capítulos de livros.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-24