Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M4506
Acrónimo :
M4506
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


OG1. Aquisição de uma visão crítica do passado histórico que funcione como base para a compreensão, também crítica, do presente e para o desenvolvimento de uma cidadania informada e consciente; OG2. Fornecimento de um conhecimento preciso acerca de eventos e de processos de mudança e de continuidade, numa perspectiva diacrónica; OG3. Conhecimento e capacidade de utilização de instrumentos de pesquisa de informação, tais como repertórios bibliográficos, inventórios arquivísticos e recursos disponíveis electronicamente; OG4. Capacidade para ler textos historiográficos ou documentos originais e para sumarizar, transcrever ou catalogar informação neles contida; OG5. Consciência de que as questões e os problemas colocados ao passado histórico, as categorias de análise e as respostas obtidas, se alteram com o tempo e com a diversificação dos contextos sociais e políticos. OG6. Consciência da natureza dinâmica e inacabada da pesquisa histórica e do debate historiográfico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Identificar as condicionantes geopolíticas da história das relações internacionais de Portugal OA2. Compreender a centralidade da questão colonial no Portugal contemporâneo; OA3. Compreender as coordenadas esssenciais das relações internacionais da I República; OA4. Identificar as principais causas da entrada de Portugal na I Guerra Mundial; OA5. Compreender a centralidade da questão espanhola nas relações internacionais de Portugal nos anos 1930; OA6. Compreender os objectivos da política externa do Estado Novo durante a II Guerra Mundial; OA7. Analisar a integração de Portugal na esfera de influência dos EUA durante a Guerra Fria; OA8. Analisar a importância das relações internacionais no contexto das guerras coloniais dos anos 1960; OA9. Avaliar a importância do contexto internacional no processo de transição e consolidação da democracia; OA10. Analisar as coordenadas essenciais das relações internacionais no Portugal democrático.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução teórica e metodológica. CP2. As Relações Internacionais de Portugal na Época Contemporânea: condicionantes estruturais. CP3. A Questão Colonial no final do século XIX. CP4. As Relações Internacionais da I República. CP5. As Relações Internacionais durante o Estado Novo. CP5.1. A Guerra Civil de Espanha. CP5.2. A Segunda Guerra Mundial. CP5.3. Portugal e a Guerra Fria. CP5.4. A emergência dos nacionalismos africanos e o período das Guerras Coloniais. CP6. As Relações Internacionais no período do Marcelismo. CP7. A transição para a democracia e o contexto internacional. CP8. As Relações Internacionais do Portugal democrático.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


CP1. OG1, 3, 5 e 6 CP2. OG2 e 4, OA1 CP3. OG2 e 4, OA2 CP4. OG2 e 4, OA3 CP5. OG2 e 4, OA5 E 6 CP5.1. OG2 e 4, OA5 CP5.2. OG2 e 4, OA6 CP5.3. OG2 e 4, OA7 CP5.4. OG2 e 4, OA8 CP6. OG2 e 4, OA8 CP7. OG2 e 4, OA9 CP8. OG2 e 4, OA10

Avaliação / Assessment


A avaliação assentará num trabalho final de revisão de literatura sobre um determinado ponto do programa.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O método de ensino-aprendizagem desta UC assenta num conjunto de aulas teóricas e teórico-práticas sobre os diversos pontos do programa. Nas aulas o docente faz uma apresentação inicial dos conteúdos programáticos, recorrendo por vezes à utilização de documentos e fontes primárias. Também durante as aulas, todos os alunos farão uma apresentação oral sobre um dos livros indicados na bibliografia. No final do semestre os estudantes entregarão também um comentário escrito a esse mesmo livro.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O método de ensino-aprendizagem desta unidade curricular assenta num conjunto de aulas teóricas e teórico-práticas sobre os diversos pontos do programa, permitindo assim que se alcancem os OA1 a 10 e os OG1 e 2. Nas aulas o docente faz uma apresentação inicial dos conteúdos programáticos, recorrendo por vezes à utilização de documentos e fontes primárias, alcançando os OG3 e 4. Também durante as aulas, todos os alunos farão uma apresentação oral sobre um dos livros indicados na bibliografia. No final do semestre os estudantes entregarão também um comentário escrito a esse mesmo livro. Estas duas últimas metodologias permitirão aos alunos alcançar os OG5 e 6.

Observações / Observations


Tendo em conta o Despacho 31/2020 foram feitas as seguintes alterações ao processo de avaliação, que foram comunicadas ao coordenador de ano/curso e aos estudantes: A avaliação assentará numa apresentação oral (40%) e na entrega de um trabalho escrito (60%) a um conjunto de artigos sobre o tema da cadeira. A apresentação não deverá exceder os 20 minutos e o trabalho escrito não deverá ultrapassar as 4000 palavras.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-24