Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M4602
Acrónimo :
M4602
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia Política

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos básicos de Economia

Objetivos Gerais / Objectives


O Programa da disciplina de Globalização e Desafios de Desenvolvimento visa alcançar três tipos de objectivos distintos: a) Providenciar uma perspectiva crítica e informada sobre a complexidade dos processos de globalização. b) Promover o conhecimento e a discussão dos principais desafios de desenvolvimento gobal. c) Discutir as formas de acção colectiva (estatal e não-estatal) mais adequadas para lidar com as causas e os impactos dos problemas de desenvolvimento global.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Na concretização daqueles objectivos, esta disciplina visa o desenvolvimento dos seguintes tipos de competências: OA1. Conhecimento e compreensão da articulação entre processos de globalização e desafios de desenvolvimento global OA2. Aplicação de conhecimentos , capacidade de articular a abordagem conceptual e a abordagem teórica com a reflexão sobre problemas específicos OA3. Capacidade de avaliação da coerência e pertinência das intervenções na promoção do desenvolvimento. OA4. Comunicação, capacidade de elaborar argumentos fundamentados e de os comunicar a outrem.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Globalização e desenvolvimento: aspectos conceptuais e históricos 2. Comércio internacional e investimento 3. Pobreza e desigualdade 4. Migrações 5. Ambiente 6. Inovação Social Transformadora 7. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos permitem dotar os estudantes com elementos para a compreensão e reflexão crítica acerca da articulação entre os processos de globalização e os problemas de desenvolvimento global, conhecer a avaliar a intervenção sobre o desenvolvimento (em termos de políticas públicas e acção não-estatal), bem como apontar um sentido para a possível inovação no design, implementação e gestão de acções para o desenvolvimento

Avaliação / Assessment


A avaliação da disciplina consistirá na elaboração de um trabalho de grupo com apresentação (25% da nota final) e na elaboração um ensaio individual (75% da nota final). Para os alunos que optarem por avaliação final, o ensaio individual valerá 100% da nota. Em época de recurso, os alunos serão avaliados por exame escrito (100% da nota final).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teóricas expositivas com discussão em sala de aula; procura de informação na internet e em biblioteca; trabalho colectivo e apresentação oral dos resultados; interação com o professor.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teóricas expositivas seguidas de debate em sala de aula permitem transmitir e discutir a complexidade dos processos de globalização e a sua ligação com os principais desafios de desenvolvimento global, bem como o conhecimento de casos e intervenções para o desenvolvimento específicos (OA1; OA2; OA3). A procura autónoma de informação é particularmente relevante para complementar e aprofundar o processo de aprendizagem no que se refere a problemas específicos de desenvolvimento (OA2) e ao conhecimento de intervenções para a promoção do desenvolvimento(OA3). O trabalho colectivo em grupo visa todos os OAs e particularmente o OA4.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Allen, R. (2011). Global economic history: a very short introduction. Oxford: Oxford UP Dauvergne, P (2021) The globalization of artificial intelligence: consequences for the politics of environmentalism, Globalizations, 18(2): 285-299 Milanovic, B. (2016). Global inequality: A new approach for the age of globalization. Cambridge MA: Harvard Belknap Peet, R. & Hartwick, E. (2015), Theories of Development: Contentions, Arguments, Alternatives, Third Edition. New York: Guilford Press. Ravenhill, J. (ed.) (2020). Global Political Economy, 6th edition. Oxford: Oxford UP Rodrik, Dani (2011). The Globalization Paradox: Why markets, states and democracy can't coexist. Oxford: Oxford UP Stiglitz, Joseph (2018). Globalization and Its Discontents Revisited. New York and London: W.W. Norton. De Haas, H., Castles, S., & Miller, M. J. (2020). The age of migration: International population movements. London and New York: Guilford Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16