Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M4602
Acrónimo :
M4602
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia Política

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos básicos de Economia

Objetivos Gerais / Objectives


O Programa da disciplina de Globalização e Desafios de Desenvolvimento visa alcançar três tipos de objectivos distintos: a) Providenciar uma perspectiva crítica e informada sobre a complexidade dos processos de globalização. b) Promover o conhecimento e a discussão dos principais desafios de desenvolvimento gobal. c) Discutir as formas de acção colectiva (estatal e não-estatal) mais adequadas para lidar com as causas e os impactos dos problemas de desenvolvimento global.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Na concretização daqueles objectivos, esta disciplina visa o desenvolvimento dos seguintes tipos de competências: OA1. Conhecimento e compreensão da articulação entre processos de globalização e desafios de desenvolvimento global OA2. Aplicação de conhecimentos , capacidade de articular a abordagem conceptual e a abordagem teórica com a reflexão sobre problemas específicos OA3. Capacidade de avaliação da coerência e pertinência das intervenções na promoção do desenvolvimento. OA4. Comunicação, capacidade de elaborar argumentos fundamentados e de os comunicar a outrem.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Globalização e desenvolvimento: aspectos conceptuais e históricos 2. Comércio internacional e investimento 3. Pobreza e desigualdade 4. Migrações 5. Ambiente 6. Inovação Social Transformadora 7. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos permitem dotar os estudantes com elementos para a compreensão e reflexão crítica acerca da articulação entre os processos de globalização e os problemas de desenvolvimento global, conhecer a avaliar a intervenção sobre o desenvolvimento (em termos de políticas públicas e acção não-estatal), bem como apontar um sentido para a possível inovação no design, implementação e gestão de acções para o desenvolvimento

Avaliação / Assessment


A avaliação da disciplina consistirá na elaboração de um trabalho de grupo com apresentação (25% da nota final) e na elaboração um ensaio individual (75% da nota final). Para os alunos que optarem por avaliação final, o ensaio individual valerá 100% da nota. Em época de recurso, os alunos serão avaliados por exame escrito (100% da nota final).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teóricas expositivas com discussão em sala de aula; procura de informação na internet e em biblioteca; trabalho colectivo e apresentação oral dos resultados; interação com o professor.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teóricas expositivas seguidas de debate em sala de aula permitem transmitir e discutir a complexidade dos processos de globalização e a sua ligação com os principais desafios de desenvolvimento global, bem como o conhecimento de casos e intervenções para o desenvolvimento específicos (OA1; OA2; OA3). A procura autónoma de informação é particularmente relevante para complementar e aprofundar o processo de aprendizagem no que se refere a problemas específicos de desenvolvimento (OA2) e ao conhecimento de intervenções para a promoção do desenvolvimento(OA3). O trabalho colectivo em grupo visa todos os OAs e particularmente o OA4.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Allen, R. (2011). Global economic history: a very short introduction. Oxford: Oxford UP Dauvergne, P (2021) The globalization of artificial intelligence: consequences for the politics of environmentalism, Globalizations, 18(2): 285-299 Milanovic, B. (2016). Global inequality: A new approach for the age of globalization. Cambridge MA: Harvard Belknap Peet, R. & Hartwick, E. (2015), Theories of Development: Contentions, Arguments, Alternatives, Third Edition. New York: Guilford Press. Ravenhill, J. (ed.) (2020). Global Political Economy, 6th edition. Oxford: Oxford UP Rodrik, Dani (2011). The Globalization Paradox: Why markets, states and democracy can't coexist. Oxford: Oxford UP Stiglitz, Joseph (2018). Globalization and Its Discontents Revisited. New York and London: W.W. Norton. De Haas, H., Castles, S., & Miller, M. J. (2020). The age of migration: International population movements. London and New York: Guilford Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Betts, Alexander (2019). Nowhere to Go: How Governments in the Americas Are Bungling the Migration Crisis. Foreign Affairs, 98 (6): 122-133. Birdsall, Nancy (2006). The World is not Flat: Inequality and Injustice in our Global Economy. WIDER Annual Lecture 9. Helsinki: UNU-WIDER. Chang, Ha-Joon (2003). Globalisation, Economic Development and the Role of the State. London and New York: Zed Books Chang, Ha-Joon (2007). Bad samaritans: rich nations, poor policies, and the threat to the developing world. Londres: RH Business Books. Clark, David A. (ed.) (2006). The Elgar companion to development studies. Cheltenham: Edward Elgar. Colgan, Jeff D. and Robert O. Kehoane (2017). The Liberal Order is Rigged: Fix It or Watch It Wither?.Foreign Affairs, 96(3): 36-44. Craig, Alastair, David Hulme and Mark Turner (2007), Challenging Global Inequality: Development Theory and Practice in the 21st Century, Basingstoke, Palgrave Macmillan. Currie-Alder, B., R. Kanbur and R. Medhora (eds.) (2014). International Development: Ideas, Experiences and Prospects. Oxford: Oxford University Press. Dauvergne, P (2021) The globalization of artificial intelligence: consequences for the politics of environmentalism, Globalizations, 18:2, 285-299 Desai, V. and R. Potter (ed.) (2007). The Companion to Development Studies, 2nd edition. London: Routledge. Eriksen, Thomas Hylland (2013). Globalization: The Key Concepts. London and New York: Bloomsbury. Frieden, J (2006). Global Capitalism: Its Fall and Rise in the Twentieth Century. New York: Norton. Fukuda-Parr, S. (2015). From the Millenium Development Goals to the Sustainable Development Goals: shifts in purpose, concept and politics of global goal setting for development. Gender and Development, 24(1), pp.43-52. Gamble, Andrew (2014). Crisis Without End? The Unravelling of Western Prosperity. Basingstoke: Palgrave Macmillan. Gong, H., Hassink, R., Foster, C., Hess, M., & Garretsen, H. (2022). Globalisation in reverse? Reconfiguring the geographies of value chains and production networks. Cambridge Journal of Regions, Economy and Society, 15(2), 165?181 Harris, Jerry (2020). China-US Tensions: Is Globalisation Dead?. International Critical Thought, 10 (2): 263-281. Harvey, David (2005), A Brief History of Neoliberalism, New YorK: Oxford University Press. Hu, Fred and Michael Spence (2017). Why Globalization Stalled, and How to Restart It?. Foreign Affairs, 96(6): 54-63. Lee Hsien Loong (2020). The Endangered Asian Century: America, China, and the Perils of Confrontation. Foreign Affairs, 99 (4): 52-64. Lighthizer, Robert E. (2020). How to Make Trade Work for Workers: Charting a Path Between Protectionism and Globalism. Foreign Affairs, 99 (4): 78-92. Maddison, Angus (2006). The world economy. Paris: Development Centre Studies, OCDE. Nayyar, Deepak (2009).Developing Countries in the World Economy: The Future in the Past?. WIDER Annual Lecture 12. Helsinki: UNU-WIDER. Piketty, Thomas (2014). Capital in the Twenty-First Century. Cambridge: Belknap Press. Piketty (2019). Capital et idéologie. Paris: Seuil. Reinert, Erik (2007), How Rich Countries Got Rich ... and Why Poor Countries Stay Poor, London: Constable. Ritzer, George (2010), Globalization: A Basic Text, Chichester: Wiley-Blackwell. Rockstrom, J. et al. (2009) Planetary Boundaries: Exploring the Safe Operating Space for Humanity. Ecology and Society 14(2): 32. Rodrik, Dani (2011). The Globalization Paradox: Why markets, states and democracy can't coexist. Oxford: Oxford University Press. Shan, Weijian (2019). The Unwinnable Trade War: Everyone Loses in the US-Chinese Clash ? but Especially Americans. Foreign Affairs, 98 (6): 99-108. Steger, Manfred B. (2013), Globalization: A Very Short Introduction, Oxford: Oxford University Press. Stiglitz, Joseph (2006). Making Globalization Work. London: Allen Lane. Stiglitz, Joseph (2020). Conquering the Great Divide. Finance & Development, September: 17-20 WCED - World Commission on Environment and Development (1987). Our Common Future. New York: United Nations. Wolf, Martin (2004). Why globalization works. Yale University Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16