Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M4602
Acrónimo :
M4602
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia Política

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos básicos de Economia

Objetivos Gerais / Objectives


O Programa da disciplina de Globalização e Desafios de Desenvolvimento visa alcançar três tipos de objectivos distintos: a) Providenciar uma perspectiva crítica e informada sobre a complexidade dos processos de globalização. b) Promover o conhecimento e a discussão dos principais desafios de desenvolvimento gobal. c) Discutir as formas de acção colectiva (estatal e não-estatal) mais adequadas para lidar com as causas e os impactos dos problemas de desenvolvimento global.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Na concretização daqueles objectivos, esta disciplina visa o desenvolvimento dos seguintes tipos de competências: OA1. Conhecimento e compreensão da articulação entre processos de globalização e desafios de desenvolvimento global OA2. Aplicação de conhecimentos , capacidade de articular a abordagem conceptual e a abordagem teórica com a reflexão sobre problemas específicos OA3. Capacidade de avaliação da coerência e pertinência das intervenções na promoção do desenvolvimento. OA4. Comunicação, capacidade de elaborar argumentos fundamentados e de os comunicar a outrem.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Globalização e desenvolvimento: aspectos conceptuais e históricos 2. Comércio internacional e investimento 3. Pobreza e desigualdade 4. Migrações 5. Ambiente 6. Inovação Social Transformadora 7. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos permitem dotar os estudantes com elementos para a compreensão e reflexão crítica acerca da articulação entre os processos de globalização e os problemas de desenvolvimento global, conhecer a avaliar a intervenção sobre o desenvolvimento (em termos de políticas públicas e acção não-estatal), bem como apontar um sentido para a possível inovação no design, implementação e gestão de acções para o desenvolvimento

Avaliação / Assessment


A avaliação da disciplina consistirá na elaboração de um trabalho de grupo com apresentação (25% da nota final) e na elaboração um ensaio individual (75% da nota final). Para os alunos que optarem por avaliação final, o ensaio individual valerá 100% da nota. Em época de recurso, os alunos serão avaliados por exame escrito (100% da nota final).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teóricas expositivas com discussão em sala de aula; procura de informação na internet e em biblioteca; trabalho colectivo e apresentação oral dos resultados; interação com o professor.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas teóricas expositivas seguidas de debate em sala de aula permitem transmitir e discutir a complexidade dos processos de globalização e a sua ligação com os principais desafios de desenvolvimento global, bem como o conhecimento de casos e intervenções para o desenvolvimento específicos (OA1; OA2; OA3). A procura autónoma de informação é particularmente relevante para complementar e aprofundar o processo de aprendizagem no que se refere a problemas específicos de desenvolvimento (OA2) e ao conhecimento de intervenções para a promoção do desenvolvimento(OA3). O trabalho colectivo em grupo visa todos os OAs e particularmente o OA4.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


•David Harvey. 2005. A Brief History of Neoliberalism •Joseph E. Stiglitz. 2017. Globalization and Its Discontents, Revisited: Anti-Globalization in the Era of Trump •Manuel Castells. 2015. Networks of Outrage and Hope: Social Movements in the Internet Age •Thomas Piketty. 2014. Capital in the Twenty-First Century •Richard Peete and Elaine Hartwick. 2015. Theories of Development: Contentions, Arguments, Alternatives •Dani Rodrik. 2012. The Globalization Paradox: Why Global Markets, States and Democracy Can’t Coexist (3 rd edition) •Sakiko Fukuda-Parr. 2016. From the Millennium Development Goals to the Sustainable Development Goals: shifts in purpose, concept, and politics of global goal setting for development •Milton Santos. 2017. Toward an Other Globalization: From the Single Thought to Universal Conscience •Tim Jackson. 2009. Prosperity Without Growth: Economics for a Finite Planet

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


• Manners-Bell, J. (2023). The Death of Globalization: How Politics, Ethics and the Environment are Shaping Global Supply Chains. Sea Pen Books Ltd. • Abazeri, M. (2022). Decolonial feminisms and degrowth. Futures, 136, 102902. https://doi.org/10.1016/j.futures.2022.102902 • Zahoor, N., Wu, J., Khan, H., & Khan, Z. (2023). De-globalization, International Trade Protectionism, and the Reconfigurations of Global Value Chains. Management International Review, 63(5), 823–859. https://doi.org/10.1007/s11575-023-00522-4 • Junior, A. M., et al. (2025). Rethinking Migration: Challenging Borders, Citizenship and Race (B. Anderson, Ed.). Bristol University Press. • Copeland, B. R., Shapiro, J. S., & Scott Taylor, M. (2022). Globalization and the environment. In G. Gopinath, E. Helpman, & K. Rogoff (Eds.), Handbook of International Economics (Vol. 5, pp. 61–146). Elsevier. https://doi.org/10.1016/bs.hesint.2022.02.002 • Henfrey, T., Feola, G., Penha-Lopes, G., Sekulova, F., & Esteves, A. M. (2023). Rethinking the sustainable development goals: Learning with and from community-led initiatives. Sustainable Development, 31(1), 211–222. https://doi.org/10.1002/sd.2384 • Andreucci, D., López, G. G., Zografos, C., & Conde, M. (2025). Political ecologies of the Green New Deal: Critiques, contentions and radical appropriations. Political Geography, 117, 103256. https://doi.org/10.1016/j.polgeo.2024.103256 • Liu, Y. et al (2024). Overlooked uneven progress across sustainable development goals at the global scale: Challenges and opportunities. The Innovation, 5(2), 100573. https://doi.org/10.1016/j.xinn.2024.100573 • Ziai, A. (2024). Beyond the Sustainable Development Goals: Post-development Alternatives. In H. Melber, U. Kothari, L. Camfield, & K. Biekart (Eds.), Challenging Global Development: Towards Decoloniality and Justice (pp. 35–54). Springer Nature Switzerland. https://doi.org/10.1007/978-3-031-30308-1_3 • Henfrey, T., Feola, G., Penha-Lopes, G., Sekulova, F., & Esteves, A. M. (2023). Rethinking the sustainable development goals: Learning with and from community-led initiatives. Sustainable Development, 31(1), 211–222. https://doi.org/10.1002/sd.2384

Data da última atualização / Last Update Date


2025-08-14