Planeamento

Aulas

Apresentação e Introdução

Introdução à programação. O computador como máquina programável.


Algoritmos

Noção de algoritmo e modos de representar um algoritmo.


Introdução ao Java

Introdução à linguagem de programação Java.


Variáveis e expressões

Identificadores, variáveis, expressões.


Tipos numéricos

Resolução de exercícios com tipos numéricos.


Instruções de selecção

Estruturas de controlo - instruções de selecção (if, switch).


Instruções de iteração

Estruturas de controlo - instruções de iteração (ciclos).


Arrays - Vectores

Vectores.


Arrays - Matrizes

Matrizes.


Métodos

Métodos: funções e procedimentos. Parâmetros.


Métodos - exercícios

Métodos: exercícios.


Revisões e exercícios

Revisões sobre os tópicos lecionados. Resolução de exercícios.


Prova prática

Prova prática.
[Online]


Caracteres

Caracteres. String. Resolução de exercícios.


Resolução de exercícios

Revisões e resolução de exercícios.


Classes de objectos - Introdução

Classes de objectos: Introdução a classes e objectos.


Classes de objectos - Encapsulamento

Classes de objectos: Encapsulamento, Herança, Polimorfismo.


Programação orientada para objectos

Classes  e encapsulamento: Programação orientada para objectos.


Exercícios com classes

Exemplos e exercícios com classes.


Problemas em programação

Abordagem de problemas em programação.


Exercícios com classes

Exemplos e exercícios com classes.


Exercícios com classes

Exercícios com classes de objectos.


Revisões e exercícios sobre classes

Revisões. Esclarecimento de dúvidas. Exercícios com classes.


Teste

Teste teórico-prático.
[Online]