Planeamento
Aulas
Apresentação e Introdução
Introdução à programação. O computador
como máquina programável.
Algoritmos
Noção de algoritmo e modos de representar um algoritmo.
Introdução ao Java
Introdução à linguagem de programação Java.
Variáveis e expressões
Identificadores, variáveis, expressões.
Tipos numéricos
Resolução de exercícios com tipos numéricos.
Instruções de selecção
Estruturas de controlo - instruções de selecção (if, switch).
Instruções de iteração
Estruturas de controlo - instruções de iteração (ciclos).
Arrays - Vectores
Vectores.
Arrays - Matrizes
Matrizes.
Métodos
Métodos: funções e procedimentos. Parâmetros.
Métodos - exercícios
Métodos: exercícios.
Revisões e exercícios
Revisões sobre os tópicos lecionados. Resolução de exercícios.
Prova prática
Caracteres
Caracteres. String. Resolução de exercícios.
Resolução de exercícios
Revisões e resolução de exercícios.
Classes de objectos - Introdução
Classes de objectos: Introdução a classes e objectos.
Classes de objectos - Encapsulamento
Classes de objectos: Encapsulamento, Herança, Polimorfismo.
Programação orientada para objectos
Classes e encapsulamento: Programação orientada para objectos.
Exercícios com classes
Exemplos e exercícios com classes.
Problemas em programação
Abordagem de problemas em programação.
Exercícios com classes
Exemplos e exercícios com classes.
Exercícios com classes
Exercícios com classes de objectos.
Revisões e exercícios sobre classes
Revisões. Esclarecimento de dúvidas. Exercícios com classes.