Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se com esta unidade curricular discutir criticamente os desenvolvimentos recentes ocorridos na área da Contabilidade de Gestão e de que forma sistemas avançados e integrados na área devem ser implementados pelas empresas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Evidenciar as limitações dos sistemas tradicionais de Contabilidade de Gestão no contexto do novo ambiente de negócios; 2. Discutir os novos desenvolvimentos de natureza teórica e prática verificados na Contabilidade de Gestão; 3. Caracterizar esses novos sistemas de Contabilidade de Gestão e analisar como estes deverão ser implementados segundo a literatura; 4. Analisar criticamente os benefícios e problemas associados às novas abordagens na Contabilidade de Gestão.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I - Introdução Origens dos sistemas de Contabilidade de Gestão Da Contabilidade de Gestão à Contabilidade de Custos O modelo de Kaplan: Four Stage Model II Os Sistemas dos Estádios I e II Caracterização Crítica dos sistemas do estádio II face à nova envolvente de negócio III - Os Sistemas do Estádio III: Systems for Learning and Improvement 1. Sistemas Baseados nas Actividades O papel da Harvard Business School e do CAM-I no desenvolvimento do ABC Os usos da informação proveniente do ABC: do ABC ao ABM Time-driven ABC Operacionalização dos sistemas ABC/M, Time-driven e sua implementação na prática 2. Outros Sistemas do Estágio III TQM e os custos de qualidade O papel das medidas não financeiras Target Costing Life-Cycle Costing Kaizen Costing IV - O Estádio IV do Modelo de Kaplan: Integração dos Sistemas de Contabilidade de Gestão Integração do ABC com sistemas orientados para o learning O papel dos sistemas Enterprise Resource Planning (ERP)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA 1 Pontos programáticos: I e II OA 2 Pontos programáticos: III.1, III.2, III.3 e IV OA 3 Pontos programáticos: III.1, III.2, III.3 e IV OA 4 Pontos programáticos: III.1, III.2, III.3
Avaliação / Assessment
O sistema de avaliação periódico é composto por: - Resolução de um trabalho de grupo (35%) - Prova final (65%) Para obter aprovação o aluno terá: (i) obter um mínimo de 7,5 valores em todas as provas individuais (ii) assiduidade igual ou superior a 2/3 das aulas (iii) A média de todos os elementos de avaliação deve ser positiva. Exame 2ª Época: o exame tem um peso de 100% e o aluno deve ter pelo menos 10 valores para obter aprovação na UC.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, no âmbito desta UC. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos. 2. Participativas, para a análise de casos. 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e/ou de grupo 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos: OAIII.1, OAIII.2, OAIII.3 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leituras: OAI, OAII, OAIII.1, OAIII.2, OAIII.3 4. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo: OAIII.1, OAIII.2, OAIII.3 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas: Todos
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Major, M. e Vieira, R. (2017) Contabilidade e Controlo de Gestão: Teoria, Metodologia e Prática, 2ª Edição, Lisboa: Escolar Editora. Drury, C. and Tayles, M. (2021) Management and Cost Accounting, 11th Edition, South-Western / Cengage Learning; Garrison, R., Noreen, E. and Brewer, P. (2021) Managerial Accounting, 17th Edition, McGraw-Hill;
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Major, M. J. (2017) Positivism and Alternative Accounting Research, Accounting and Finance Review, Vol. 28, No. 74, pp. 173-178. Major, M., Suomala, P. and Laine, T. (2018) Guest Editorial: Introduction to the Special Issue on Accounting and Innovation, Qualitative Research on Accounting and Management, Vol. 15(2), pp. 154-160; Major, M., Conceição, A. and Clegg, S. (2018) When Institutional Entrepreneurship Failed: The Case of a Responsibility Centre in a Portuguese Hospital, Accounting, Auditing & Accountability Journal, Vol. 31(4), pp. 1199-1229; Bhimani, A. (2006) Contemporary Issues in Management Accounting, Oxford: Oxford University Press; Hopper, T., Scapens, R. W. and Northcott, D (2007) Issues in Management Accounting, 3rd edition, London: Prentice Hall; Chapman, C. S., Hopwood, A. G. and Shields, M. D. (2009) Handbook of Management Accounting Research, Elsevier, Volumes 1, 2 & 3; Bhimani, A., Horngren, C.T., Datar, S.M. and Rajan, M. (2019) Management and Cost Accounting, 6th Edition, Pearson;
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16