Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M5407
Acrónimo :
M5407
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimento das principais práticas de RH ao nível de uma UC introdutória em GRH.

Objetivos Gerais / Objectives


Após a conclusão bem-sucedida desta UC os estudantes deverão ser capazes de explicar as relações entre a gestão de recursos humanos (GRH) e o desempenho organizacional, tendo por base a evidência empírica disponível sobre este tópico e conceber estratégias capazes de aumentar o desempenho organizacional em diferentes condições e contextos organizacionais e institucionais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Descrever as condições nas quais a competitividade organizacional está associada às práticas e sistemas de GRH OA2. Conceber estratégias de RH capazes de originar diferentes vantagens competitivas sustentáveis OA3. Avaliar a adequação entre sistemas de GRH e eventos estratégicos específicos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. GRH e organizações: das práticas de GRH à performance CP2. Diferentes tipos de alinhamento: horizontal, vertical e temporal CP3. O modelo AMO CP4. GRH e capacidades organizacionais: clima de serviço, coordenação relacional CP5. GRH e capacidades dinâmicas: ambidextria, mindfulness organizacional; aprendizagem organizacional CP6. GRH no contexto das fusões, aquisições e reestruturações CP7. O futuro do trabalho: desafios para a GRH

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O OA1 está focalizado na compreensão do impacto da GRH no desempenho organizacional de acordo com a estratégia da organização. Através dos CP1, CP3, CP4 e CP5 os estudantes compreenderão o novo papel da função de RH na definição da estratégia da organização e como o sistema de práticas de RH se ajustam e alinham com a estratégia e se relacionam com o desempenho. O foco do OA2 está na compreensão de diferentes perspetivas teóricas orientadoras da investigação em GRH, que são abordados no PC2. O OA3 está focalizado na avaliação da capacidade de determinadas estratégias de RH em promover o desempenho e vantagem competitiva sustentável. Por esta razão, PC6 é dedicado a estudar a implementação de práticas de RH em contextos organizacionais em mudança. OA4 está focado em aplicar conceitos teóricos nas organizações contemporâneas. O PC7 trata da mudança da natureza do trabalho, trabalhadores, organizações e aos novos desafios colocados à GRH.

Avaliação / Assessment


Esta UC faz uso de abordagens pedagógicas diferenciadas. A 1ª parte do programa introduz os conceitos e modelos em uso e publicados. Os estudantes deverão ler os textos antes das aulas. A 2ª parte foca-se na discussão de estudos de caso, com o objetivo de sedimentar e elaborar os conhecimentos adquiridos. Esta abordagem destina-se a promover o trabalho autónomo, a capacidade de análise e de crítica por parte dos estudantes e combinação entre o conhecimento científico e o aplicado. | A avaliação periódica implica: um trabalho individual (60%); um trabalho de grupo (40%) Os alunos que não realizem alguma destas componentes da avaliação, que obtenham nota inferior a 7,5 na componente individual ou que tenham uma taxa de presença nas aulas inferior a 80% deverão submeter-se a avaliação final (exame que conta 100% da nota final).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta UC faz uso de abordagens pedagógicas diferenciadas. A 1ª parte do programa introduz os conceitos e modelos em uso e publicados. Os estudantes deverão ler os textos antes das aulas. A 2ª parte foca-se na discussão de estudos de caso, com o objetivo de sedimentar e elaborar os conhecimentos adquiridos. Esta abordagem destina-se a promover o trabalho autónomo, a capacidade de análise e de crítica por parte dos estudantes e combinação entre o conhecimento científico e o aplicado.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e de avaliação encontram-se alinhadas com os objectivos de aprendizagem de modo a estabelecerem entre si uma relação de reforço mútuo. Para todos os objectivos de aprendizagem os estudantes deverão realizar, de forma autónoma, a leitura de artigos (presentes na bibliografia) e estudos de caso retirados de revistas da especialidade. Todo este material é discutido nas aulas, sendo sempre realizadas sínteses conclusivas e a identificação de questões a explorar. As visitas de profissionais de GRH complementam a ligação à prática. O trabalho de grupo implica a análise de pelo menos 1 caso, com a necessidade de os alunos interpretarem as situações apresentadas com base nos modelos estudados e a criação de uma conclusão integradora.

Observações / Observations


Referências bibliográficas adicionais poderão ser sugeridas pelos docentes

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Wirtz, W. (2020). Organizational ambidexterity: cost-effective service excellence, service robots, and artificial intelligence. Organizational Dynamics, 49, 3, 1-9. Weick, K. and Sutcliffe, K. (2015). Managing the unexpected: Sustained performance in a complex world. New Jersey: John Wiley & Sons. Pfeffer, J. (2005) Producing sustainable competitive advantage through the effective management of people. Academy of Management Executive, 19, 4, 95-106. Guest, D. E. (2017). Human resource management and employee well-being: towards a new analytic framework. Human Resource Management Journal, 27(1), 22-38. Gratton, L. and Truss, C. (2003). The three-dimensional people strategy: Putting human resources policies into action. The Academy of Management Executive, 17, 3, 74-86. Gittell, J. (2011). New direction for relational coordination theory. In Cameron & Spreitzer (Eds), The Oxford handbook of positive organizational scholarship. Oxford University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Human Resource Management Journal The International Journal of Human Resource Management Human Resource Management Review Journals Thusman, M., Smith, W, and Binns, A. (2011). The ambidextrous CEO. Harvard Business Review, June, 75-80. Stokes, P., Smith, S., Wall, T., Moore, N., Ward, T., Rowland, C., & Cronshaw, S. (2019). Resilience and the (micro-)dynamics of organizational ambidexterity: implications for strategic HRM. International Journal of Human Resource Management, 30(8), 1287?1322. Seo, M-G. and Hill, N. S. (2005). Understanding the human side of merger and acquisition: An integrative framework. The Journal of Applied Behavioral Science, 41, 1, 422-443. Schuler, R. and Jackson, S. (1987). Linking competitive strategies with human resource management practices. The Academy of Management Executive, 1, 3, 207-219. Schneider, B. Macey, W. H., and Young, S. A. (2006). The climate of service: A review of the construct with implications for achieving CLV goals. Journal of Relationship Marketing, 5, 2/3, 1111-132. O?Reilly III and Tushman, M. (2008). Ambidexterity as a dynamic capability: Resolving the innovator?s dilemma. Research in Organizational Behavior, 28, 185-206. Lengnick-Hall et al. (2011). Developing a capacity for organizational resilience through strategic HRM Human Resource Management Review, 21, 243-255. Jiang et. al. (2012). How does human resource management influence organizational outcomes? Academy of Management Journal, 55, 6, 1264-1294. Hong et al. (2013). Missing Link in the service profit chain. Journal of Applied Psychology, 98, 2, 237-267. Hill, S. and Birkinshaw, J. (2014). Ambidexterity and survival in corporate venture units. Journal of Management, 40, 7, 1899-1931. Hermans, M., & Ulrich, M. D. (2021). How symbolic human resource function actions affect the implementation of high?performance work practices: The mediating effect of influence on strategic decision?making. Human Resource Management Journal, 31(4), 1063-1081. Crossan, M., Lane, H., and White, R. (1999). An organizational learning framework: From intuition to institution. Academy of Management Review, 24, 3, 522-537. Campion, M. A., Guerrero, L. and Posthuma, R. (2011). Reasonable human resource practices for making employee downsizing decisions. Organizational Dynamics, 40, 174-180. Cooke, F. L., Xiao, M., & Chen, Y. (2020). Still in search of strategic human resource management? A review and suggestions for future research with China as an example. Human Resource Management. https://doi.org/10.1002/hrm.22029. Boon, C., Den Hartog, D. N., & Lepak, D. P. (2019). A systematic review of human resource management systems and their measurement. Journal of Management, 45(6), 2498?2537. Bolton, R.E., Logan, C., & Gittell, J.H. (2021). Revisiting relational coordination: A systematic review. The Journal of Applied Behavioral Science, 57, 290 - 322. Birkinshaw, J., Zimmerman, A., and Raisch, S. (2016). How do firms adapt to discontinuous change? California Management Review, 58, 4, 36-58. Birkinshaw, J. and Gibson, C. (2004). Building ambidexterity into an organization. Sloan Management Review, Summer, 47-55. Bhamra, R., Dani, S., and Burnard, K. (2011). Resilience: The concept, a literature review and future directions. International Journal of Production Research, 49, 18, 5375-5393.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16