Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estudos Museológicos
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2019/2020
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
-A UC pretende dar conta dos problemas colocados aos museus nos dias de hoje. A transformação do modelo 'tradicional' de museu ao modelo de várias sucursais, as questões éticas relacionadas com a propriedade cultural dos objectos e sua restituição. Serão também abordadas a questão da descolonização dos museus e o desenvolvimento de museus de migração. Por último, a cadeira pretende analisar as transformações da instituição museu nos últimos 20 anos : os museus sem coleção, a tensão entre a arquitetura dos museus e os objetos expostos e o papel crescente dos museus no desenvolvimento económico das cidades ( Bilbao e Metz) e na indústria do turismo.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Sensibilizar os alunos para as relações entre museus e questões socio-culturais. É objectivo desta UC fornecer aos discentes informação que lhes permita identificar e avaliar o papel dos museus nas sociedades contemporâneas bem como o papel do museu enquanto instrumento de sensibilização para questões societais - racismo, intolerância e identidades. Fornecer instrumentos criticos em relação ao potencial dos museus como instrumentos de transformação de visões do mundo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.Introdução. A definição de museu do ICOM 2. A importância das Exposições Universais na emergência dos museus; museus enquanto espaços públicos e a noção de cidadania. 3.Museus e questões éticas. A restituição de objectos e a questão da propriedade cultural. A noção de museu universal. 4. Museus, centros culturais e centros de cultura. A cultura como consumo. .A criação de sucursais de museus 5) Museus e identidades - nacionais, transnacionais e post- nacionais 6. Descolonizar o museus e as coleções como heranças coloniais 7. Museus e migração 8. A noção de Museu imaginário ( Malraux) e os museus virtuais 9. Lugares de memória, museus-memoriais e museus de consciência 10) Museus e indústria cultural. As exposições Blockbuster. A indústria da moda e os museus.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O objetivo desta cadeira é o de por um lado sensibilizar os alunos para a importância social, política e económica dos museus nas sociedades contemporâneas; por outro lado de fornecer uma abordagem teórica e crítica sobre as práticas de coleccionar e de preservação bem como para os valores subjacentes a estas práticas. Sensibilizar para a maneira como a instituição museu e a criação de vários tipos de museus reflectem as modificações em termos de conhecimento e as preocupações da sociedade.
Avaliação / Assessment
As aulas são teórico-práticas. O docente exporá os conteúdos programáticos, cada sessão tem um texto de leitura obrigatório que será objecto de discussão no espaço da aula. Pretende-se fomentar o debate critico e sensibilizar os discentes para a maneira como osa instituição museu participa e é um agente activo nas questões societais. | A Avaliação desta UC é do tipo avaliação continua. Os intrumentos de avaliação são os seguintes: a) Um trabalho final escrito entre 8 a 10 páginas sobre uma das secções do programa ou sobre um museu/exposição (70%); b) leitura prévia dos textos e participação nas aulas (10%), c) um relatório escrito sobre um dos textos de leitura obrigatória (20%). Possibilidade de exame final escrito. Não há prova oral. II) exame final para os alunos que optarem por esta modalidade.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas teóricas-praticas permitem ao aluno adquirir os conhecimentos básicos integrantes dos conteúdos programáticos. Nos trabalhos individuais, os alunos têm oportunidade de aprofundar um ponto específico do programa, socorrendo-se de fontes e bibliografia aconselhadas pelo docente. Pretende-se estimular a reflexão e o debate coletivos em torno dos temas com relevância para questões de desenvolvimento social, fenómeno migratórios e educação ( ODS 5, ODS 10 e ODS16).
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- -Sandell, Richard, 2007. Museums, Prejudice and The Reframing of Difference, London/ New York, Routledge. -Kirshenblatt-Gimblett Barbara, Destination Culture. Tourism, Museums, and Heritage, Berkeley and Los Angeles, California University Press, 1998. - MacDonald, Sharon ed., 2006. A Companion to Museum Studies, Blackwell. -- Gurian Elaine H., 'What is the object of this exercise? A meandering exploration of the many meanings of objects in museums', Daedalus, 163-184 ( online). - Cuno James. 2010. Who Owns Antiquity? Museums and the Battle over ancient Heritage, Princeton University Press. -Bennett Tony 1995. The Birth of the Museum. History, Theory, Politics, London and New York, Routledge.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
-Williams, Paul, 2007. Memorial Museums - The Global Rush to Commemorate Atrocities, New York, Berg. -Thomas, N. 2017.The Return of Curiosity, What Museums are good for in the "1st Century, Reaktion Books. -Thomas, N. 2010. 'The Museum as Method', Museum Anthropology, vol.35, 6-10. -Simine, Silke Arnold-de, 2013. Mediating Memory in the Museum - Trauma, Empathy, Nostalgia, Hampshire and New York: Palgrave Macmillan -Poulot Dominique. Musée et Muséologie. Paris, La Découverte, 2005. - O'Neill, Mark, 2004. 'Enlightenment Museums : universal or merely global?', Museum and Society, 2 (3), 190-202 ( online). - Malraux, A. O museu imaginário, Lisboa, Edições 70, 2014. - Macdonald, S. 2008 'Museums, national, postnational and transnational identities', Museum and Society, 1-16 ( online) - McClellan Andrew, 2008. The Art Museum from Bouillée to Bilbao, California, University of California Press. - Levitt, P. 2015. Artifacts and Allegiances. How Museums put the Nation and the World on Display, University of California Press. -Leher, Erica et al, 2011. Curating Difficult Knowledge - Violent Pasts in Public Places, Hampshire and New York, Palgrave Macmillan. - Kuper, A. 2017 'Bones of Contention', Times Literary Supplement, 19 April. --Karp Ivan , Corinne Kratz e all., ed., 2006. Museum Frictions. Public Cultures/Global Transformations, Durham, Duke University Press. -Hooper-Greenhill E., 1992. Museums and the Shaping of Knowledge, London and New York, Routledge. Findlen, Paula, 'The Museum: Its Classical Etymology andRenaissance Genealogy', Journal of the History of Collections, 1989, 59-78. - Duncan Carol, 1995. Civilizing Rituals. Inside Public Art Museums, London and New York, Routledge. - Dias, N. 2008. 'Cultural Difference and Cultural Diversity', in Sherman ed, Museums & Difference, Bloomington, Indiana University Press. -De Cesari, 2017 'Museums of Europe: Tangles of Memory, Bordering and Race', Museum Anthropology, 19-37. - Clifford, J. 1988. The Predicament of Culture. Twentieth Century Ethnography, Literature,and Art, Harvard University Press. - Cimoli, A.C. 2013. 'Migration Museums in Europe', European Museums in the 2ist Century, vol.3, online -Borrelli and Davis, 'Reflections on Eco-museums practices', Nature and Culture, 7 (1), 2012, 31-47. - Bennett T. Cameron F, Dias N, and all. 2017. Collecting, Ordering, Governing. Anthropology, Museums, and Liberal Government, Duke University Press. - Alberti, Samuel, M. Chapman, R. Drew, 2009. 'Should we display the dead?', Museum and Society, 7 (3), 1433-149 ( online).
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16