Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M6801
Acrónimo :
M6801
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Macroeconomia 1º Ciclo.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam compreender os aspectos cruciais do funcionamento de uma economia mista (mercado e instituições de política económica) em termos macroeconómicos, as suas flutuações no curto prazo Em especial, analisa-se a forma como as políticas macroeconómicas podem determinar estas flutuações, bem como as limitações destas políticas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Ser capaz de descrever o comportamento do ciclo económico e identificar as variáveis que o condicionam. 2. Compreender os constrangimentos da tomada de decisão macroeconómica. 3. Ser capaz de compreender os objectivos e os limites da política de estabilização.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Elementos introdutórios de Macroeconomia 1.1. Variáveis fundamentais para a análise 1.2. A Economia no Tempo: Restrições inter-temporais, crescimento e ciclos económicos. 2. Políticas de gestão da Procura Agregada 2.1. A estabilização macroeconómica 2.2. Política orçamental; 2.3. Política monetária; 2.4. A combinação das políticas de estabilização e problemas atuais no contexto da União Europeia 3. Episódios marcantes das políticas macroeconómicas em Portugal

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2, CP3 OA2 - CP4, CP5, CP6 OA3 - CP7, CP8, CP9

Avaliação / Assessment


A avaliação decorre ao longo do semestre de trabalho e compõe-se pelo seguinte elemento: - Um teste final, com uma ponderação de 100% - A aprovação é obtida com uma classificação superior ou igual a 9,5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Activas, com realização de testes individuais 3. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência OA1, OA2 e OA3 2. Activas, com realização de testes individuais OA1, OA2 e AO3 3. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. OA1, OA2 e AO3

Observações / Observations


Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Sorensen P. and H. Whitta-Jacobsen (2012), Introducing Advanced Macroeconomics: Growth and Business Cycles, 2nd Edition, McGraw-Hill, New York. Pereira, P.; Afonso, A.; Arcanjo, M. e Santos J. (2012): Economia e Finanças Públicas, 4ª ed. Escolar Editora. Mishkin, F.S. (2012): The Economics of Money, Banking and Financial Markets: The Business School Edition (3rd Edition), Pearson Series in Economics. Burda & Wyplosz (2013), Macroeconomics: A European text, 6th ed. Oxford University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Artigos e publicações do Banco de Portugal, BCE, Comissão Europeia e FMI.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16