Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M6801
Acrónimo :
M6801
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Macroeconomia 1º Ciclo.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam compreender os aspectos cruciais do funcionamento de uma economia mista (mercado e instituições de política económica) em termos macroeconómicos, as suas flutuações no curto prazo Em especial, analisa-se a forma como as políticas macroeconómicas podem determinar estas flutuações, bem como as limitações destas políticas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Ser capaz de descrever o comportamento do ciclo económico e identificar as variáveis que o condicionam. 2. Compreender os constrangimentos da tomada de decisão macroeconómica. 3. Ser capaz de compreender os objectivos e os limites da política de estabilização.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Elementos introdutórios de Macroeconomia 1.1. Variáveis fundamentais para a análise 1.2. A Economia no Tempo: Restrições inter-temporais, crescimento e ciclos económicos. 2. Políticas de gestão da Procura Agregada 2.1. A estabilização macroeconómica 2.2. Política orçamental; 2.3. Política monetária; 2.4. A combinação das políticas de estabilização e problemas atuais no contexto da União Europeia 3. Episódios marcantes das políticas macroeconómicas em Portugal

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2, CP3 OA2 - CP4, CP5, CP6 OA3 - CP7, CP8, CP9

Avaliação / Assessment


A avaliação decorre ao longo do semestre de trabalho e compõe-se pelo seguinte elemento: - Um teste final, com uma ponderação de 100% - A aprovação é obtida com uma classificação superior ou igual a 9,5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Activas, com realização de testes individuais 3. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência OA1, OA2 e OA3 2. Activas, com realização de testes individuais OA1, OA2 e AO3 3. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. OA1, OA2 e AO3

Observações / Observations


Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Sorensen P. and H. Whitta-Jacobsen (2012), Introducing Advanced Macroeconomics: Growth and Business Cycles, 2nd Edition, McGraw-Hill, New York. Pereira, P.; Afonso, A.; Arcanjo, M. e Santos J. (2012): Economia e Finanças Públicas, 4ª ed. Escolar Editora. Mishkin, F.S. (2012): The Economics of Money, Banking and Financial Markets: The Business School Edition (3rd Edition), Pearson Series in Economics. Burda & Wyplosz (2013), Macroeconomics: A European text, 6th ed. Oxford University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Artigos e publicações do Banco de Portugal, BCE, Comissão Europeia e FMI.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16