Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M6810
Acrónimo :
M6810
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


1. Compreender os processos de desenvolvimento territorial e a necessidade de políticas territoriais. 2.Identificar a evolução histórica das políticas territoriais. 3. Analisar os novos desafios e os novos paradigmas das políticas regionais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Adquirir capacidade de análise critica das políticas territoriais em Portugal. Em particular, os estudantes adquirirão competências para identificar e compreender os desafios territoriais; para analisar estratégias e programas de desenvolvimento regional e urbano; e para discutir a eficácia dos instrumentos de política.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.NATUREZA E RAZÃO DE SER DA POLÍTICA REGIONAL - Pertinência e natureza da Política Regional - Assimetrias regionais e Desenvolvimento - Os problemas da competitividade regional e da empregabilidade 2. RETROSPECTIVA DA POLÍTICA REGIONAL E URBANA - Principais paradigmas da Política Regional - A política regional e urbana em Portugal: breve retrospectiva 3. AS POLÍTICAS TERRITORIAIS ACTUAIS - A política regional actual em Portugal: PORTUGAL 2020 - A política de desenvolvimento rural 4. TENDÊNCIAS ESPACIAIS E DESAFIOS ÀS POLÍTICAS TERRITORIAIS: o caso português

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A matriz de relação conteúdos/programa com os objectivos da UC apresenta-se como segue: (Pontos do Programa--> Objectivos) 1->1 2->2 3->2 e 3 4->4 O programa aborda de forma sistematizada a experiência, longa, das políticas regionais, pondo em evidência o seu papel na construção dos territórios e a sua dependência dos contextos teóricos- conceptuais, económicos e sócio-políticos. Uma visão actualizada do quadro teórico-conceptual do desenvolvimento territorial e dos debates em curso permitirá compreender o que pode ou não funcionar nestas políticas e identificar as condições da sua efectividade.

Avaliação / Assessment


A UC tem duas formas de avaliação: Avaliação Periódica; Avaliação Final. A Avaliação periódica pressupõe a presença em 80% das aulas, e materializa-se: A. Num conjunto de Fichas-Teste de respostas breves, tendo por base o conteúdo das aulas e a bibliografia indicada. Será utilizado instrumentalmente o SmartPhone. B. Num trabalho de grupo A avaliação final concretiza-se num exame de 1ª ou 2ª época. Notas superiores a 17 requerem confirmação em avaliação específica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas serão predominantemente expositivas, visando transmitir de forma sistematizada a informação e o conhecimento mais relevante sobre cada ponto do programa, seguido do respetivo debate. O trabalho de avaliação referido no ponto anterior visa que os estudantes sejam levados a aprofundar a reflexão sobre problemas concretos das políticas regionais e urbanas. Na bibliografia indicada privilegiam-se textos disponíveis on-line que possibilitem fácil e diversificado acesso pelos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Em políticas territoriais não há receitas de aplicação generalizada nem imediatamente transferíveis de uma situação para outra. Assim, o método de ensino-aprendizagem visa fornecer aos estudantes o enquadramento da evolução histórica destas políticas e uma base teórico-conceptual que lhes permitam: a) questionar os falsos consensos que se estabelecem à volta destas políticas; b) referenciar as questões e debates à volta das políticas regionais e urbanas; c) identificar questões pertinentes para a formulação e análise das propostas de políticas territoriais; d) identificar temas para posterior investigação.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


1. Armstrong, Harvey e Taylor, Jim (2010) ? Regional Economics and Policy, Third Edition, Blackwell Publishers (E200 ARM*Reg) 2. Barca, Fabrizio (2011), ?Alternative Approaches to Development Policy: Intersections and Divergences?, in OECD Regional Outlook 2011. DOI: http://dx.doi.org/10.1787/9789264120983-17-en 3. Barquero, A. Vazquez (2010). The new forces of development: territorial policy for endogenous development. World Scientific Publishing: Singapore. (E.200 VAZ*New) 4. Capello, Roberta (2015) Regional Economics, 2nd, Routledge. (E200 CAP*Reg) 5. Pike, Andy; Andrés Rodriguez-Pose; John Tomaney (2017) Local and Regional Development, Routledge. (E203 PIK*Loc)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Vd Guia da UC

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16