Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M7026
Acrónimo :
M7026
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem pré-requisitos.

Objetivos Gerais / Objectives


Promover o debate crítico e o aprofundamento de temas relevantes e atuais para a Sociologia do Trabalho e do Emprego, com destaque para os problemas da mudança dos paradigmas e dos modelos de organização do trabalho e as mutações do emprego e das relações sociais de trabalho na passagem do fordismo para a acumulação flexível, dando atenção às desigualdades e vulnerabilidades no mercado do trabalho.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Constituem objetivos da aprendizagem, a obtenção e/ou o aprofundamento de competências nos seguintes domínios: OA1. Percursos teóricos da Sociologia do Trabalho e da Sociologia do Emprego. OA2. O trabalho e o emprego em Portugal e no mundo, em particular o lusófono. OA3. A pesquisa, seleção, recolha e processamento de informação empírica primária e secundária . OA4. A utilização de fontes bibliográficas, documentais e estatísticas nacionais e internacionais. No final do semestre os/as estudantes deverão ser capazes de utilizar corretamente os quadros concetuais destas duas sociologias especializadas, saber pesquisar um conjunto de fontes relevantes e analisar criticamente a atual situação relativa às condições de trabalho e de emprego a nível nacional e internacional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. O Trabalho e a sua Sociologia: trabalho - uma definição problemática; as diferentes abordagens do trabalho nas sociedades contemporâneas. CP2. Modos de organização do trabalho: da manufatura ao fordismo. CP3. A reestruturação produtiva na era da acumulação flexível e as suas consequências para o processo de trabalho. CP4. O trabalho digital: trabalho virtual num mundo real. CP5. A degradação do trabalho na era da acumulação flexível e a agenda pelo trabalho digno. CP6. Do trabalho ao emprego. A Sociologia do Emprego e o estudo do mercado de trabalho e do emprego. CP7. As mutações do mercado de trabalho: a feminização do emprego e a persistência da desigualdade de género. CP8. As mutações do mercado de trabalho: a precarização. CP9. As mutações do mercado de trabalho: o desemprego. CP10. A revolução tecnológica em curso e o futuro do trabalho e do emprego.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos incidem sobre questões relevantes relativas às mudanças que ocorrem atualmente no trabalho e no emprego, como sejam a reestruturação produtiva, a digitalização e as mutações no mercado de trabalho e suas consequências para o aumento das desigualdades sociais e da precarização. Na UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa (CP). As relações seguintes demonstram essa coerência: CP1 - OA1,3 CP2 - OA1,2,3 CP3 - OA1,2,3 CP4 - OA1,2,3 CP5 - OA1,2,3 CP6 - OA1,3 CP7 - OA1,2,3,4 CP8 - OA1,2,3,4 CP9 - OA1,2,3,4 CP10 - OA1,3,4

Avaliação / Assessment


O regime de avaliação privilegiado é a avaliação ao longo do semestre, embora esteja igualmente prevista a avaliação final por exame, que deve assumir um carácter excecional. A avaliação ao longo do semestre envolve a necessidade de presença em pelo menos 70,0% das aulas. Existem dois momentos de avaliação: 1) um em grupo, consistindo na realização de um trabalho de síntese relativo aos conteúdos de uma das aulas previstas (30,0%); 2/ outro individual, consistindo num teste englobando toda a matéria lecionada ao longo do semestre (60,0%). Os restantes 10,0% são destinados à participação nas aulas, nomeadamente nos debates que nelas ocorrerão.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas assumem um carácter teórico-prático, combinando exposição por parte do docente e discussão, com base no trabalho autónomo dos/as estudantes. Para cada uma das aulas será indicado um texto, o qual será disponibilizado antecipadamente na plataforma Moodle. A sessão inicia-se com uma exposição da matéria por parte do docente, seguindo-se uma discussão aberta para a qual contribuirá a leitura do texto proposto. Os/as estudantes prosseguirão o trabalho das aulas de forma autónoma.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino relacionam-se estreitamente com o tipo de aulas e com o regime de avaliação. Ao longo do semestre os/as estudantes lerão e discutirão um conjunto de textos e terão dois momentos de avaliação que incidem sobre os temas constantes do programa.

Observações / Observations


Reuniões com os/as estudantes serão marcadas caso a caso, conjugando as disponibilidades do docente e dos discentes. No entanto, será privilegiada a comunicação através de email ou de outro canal de comunicação que venha a ser adotado.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Antunes, R. (org.) (2023). Icebergs à Deriva. São Paulo: Boitempo. Antunes, R. (org.) (2020). Uberização, Trabalho Digital e Indústria 4.0. São Paulo: Boitempo. Antunes, R. (2013). Os Sentidos do Trabalho. Coimbra: Almedina. Beck, U. (2000). The Brave New World of Work. Cambridge: Polity. Berg, J (ed.) (2015). Labour Markets, Institutions and Inequality: Building Just Societies in the 21st Century. Cheltenham: Edward Elgar. Castel, R. (1999) From Manual Workers to Wage Labor. Transformation of the Social Question. New Brunswick: Transaction. Edgell S, Gottfried H, Granter E (ed.) (2015). The SAGE Handbook of the Sociology of Work and Employment. London: Sage. Freire, J. (2001). Sociologia do Trabalho: Uma Introdução. Porto: Afrontamento. Kovács, I. (org) (2005). Flexibilidade de Emprego. Oeiras: Celta. Kovács, I.; Castillo, J (1998). Novos Modelos de Produção: Trabalho e Pessoas. Oeiras: Celta. Standing, G. (2011). The Precariat: the New Dangerous Class. Londres: Bloomsbury Academic.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Alves, G. (2013). Dimensões da Precarização do Trabalho ? Ensaios de Sociologia do Trabalho. São Paulo: Editora Praxis. Antunes, R. (2018). O Privilégio da Servidão: o Novo Proletariado de Serviços na Era Digital. São Paulo: Boitempo. Antunes, R.; Braga, R. (orgs). (2009). Infoproletários: Degradação Real do Trabalho Virtual. São Paulo: Boitempo. Braverman, H. (1974). Labor and Monopoly Capital: the Degradation of Work in the Twentieth Century. New York: Monthly Review Press. Demazière, D. (1995). La Sociologie du Chômage Paris: La Découverte. Friedmann, G.; Naville, P. (1973 [1961]). Tratado de Sociologia do Trabalho. São Paulo: Cultrix. Huws, U. (2019). Labour in Contemporary Capitalism. What Next? Londres: Palgrave Macmillan. Jones, P. (2021). Work Without the Worker. Labour in the Age of Platform Capitalism. Londres: Verso Kovács, I. (2002). As Metamorfoses do Emprego. Oeiras: Celta. Meda, D (1999) O Trabalho: um Valor em VIas de Extinção. Lisboa: Fim de Século. Sennett, R (2001) A Corrosão do Carácter: as Consequências Pessoais do Trabalho no Novo Capitalismo. Lisboa: Terramar.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-27