Programa

Curso de Pós Graduação em Economia Social e Solidária

Programa

1. Conceito de estratégia no contexto empresarial e das OES 1.1. O conceito de estratégia 1.2. A necessidade de gestão estratégica nas OES 1.3 O processo de gestão estratégica 2. Estratégia das OES no âmbito de problemas sociais complexos e relações intersectoriais 2.1 Problemas sociais complexos e Governação Integrada 2.2 As OES no âmbito de relações intersectoriais 3. Perspetivas e instrumentos de análise estratégica 3.1. Indústria 3.2. Recursos 3.3. Stakeholders 3.4. Rede/ Sistema 4. Formulação da estratégia e seus instrumentos 4.1. Visão, missão e valores 4.2. Objetivos de médio e longo prazo 4.3. Estratégias colaborativas e competitivas 4.4. Envolvimento dos stakeholders 4.5. Diversificação de fontes de financiamento 5. Implementação, e instrumentos de avaliação e monitorização estratégica 5.1. Objetivos de curto prazo e planos de ação 5.2. Avaliação no contexto das OES