Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Sem Pré-requisitos
Objetivos Gerais / Objectives
A UC visa fornecer a metodologia e ferramentas para saber aplicar o processo de marketing para a inovação e desenvolvimento de serviços e produtos, com foco na componente social e solidária. Pretende-se que os alunos compreendam e saibam aplicar os conceitos e instrumentos de marketing para a elaboração de um Plano de Marketing Social.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1. Compreender o conceito de marketing e as características de uma orientação para o mercado, com aplicação específica na área social; OA2. Identificar a necessidade de uma orientação de marketing nas empresas da Economia Social e Solidária; OA3. Conhecer e saber implementar as principais variáveis de um plano de marketing social; OA4. Distinguir entre decisões estratégicas e decisões operacionais num plano de marketing social; OA5. Analisar tendências no marketing social.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Introdução ao conceito de marketing social e do marketing sustentável P2. Áreas de abrangência do marketing e do marketing social na sociedade P3. O marketing de causas e comportamentos P4. O marketing na Economia Social e Solidária P5. O marketing para os objectivos do Milénio P6. O plano de marketing social P6.1 Definição de objetivos P6.2 Diagnóstico situacional P6.3 O mercado e os públicos no marketing social P6.4 Decisões estratégicas - Segmentação e Posicionamento P6.5 A concorrência no marketing social P6.6 Decisões operacionais: O produto/serviço no marketing social P6.7 Preço e distribuição no marketing social P6.8 A comunicação no marketing social P6.9 Política e parcerias no marketing social P7. Outros conceitos do marketing na Economia solidária: o Comércio justo P8.Tendências e desafios do marketing social
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (P) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA 1 - P1, P2, P3, P4 e P5 OA 2 - P1, P6 e P7 OA 3 - P6 OA 4 - P6 OA 5 - P8
Avaliação / Assessment
Avaliação Contínua (obriga a presença mínima de 80% aulas): - Assiduidade e participação nas aulas - 20% da nota final - nota mínima - 10 valores - Trabalho de grupo - 30% da nota final - nota mínima - 10 valores - Teste - 50% da nota final - nota mínima - 7,5 valores Avaliação Final: - Exame - 100% - nota mínima - 10 valores
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Para as competências de análise, síntese, pesquisa, crítica, comunicação escrita e oral, combinam-se: MA1 - Aulas Expositivas e de debate, para apresentação dos quadros teóricos de referência; MA2 - Aulas Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos; MA3 - Aulas Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura; MA4 - Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo; MA5 - Auto-estudo e autonomia do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)e os respectivos objetivos(OA)são: MEA1 - OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5 MEA2 - OA2, OA3, OA4 e OA5 MEA3 - OA2, OA3, OA4 e OA5 MEA4 - OA2, OA3, OA4 e OA5 MEA5 - OA1, OA2, OA3,OA4 e OA5
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Pringle and Thompson (2000), Marketing Social, Makron Books, São Paulo - Eagle et al. (2013), Social Marketing, Pearson, Harlow, England - Kotler and Lee (2016), Social Marketing - Influencing Behaviors for Good, 5ª Ed., Sage Publications, USA
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Papers disponíveis na Base de dados: ABInform/Proquest, SCOPUS e Web of Science, entre outras. Para aprofundamento de temas sobre marketing social:
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16