Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.
Objetivos Gerais / Objectives
Proporcionar aos estudantes o conhecimento sobre conceitos e as abordagens teóricas e metodológicas da Psicologia Comunitária. Preparar os estudantes para a atividade profissional e científica no domínio da intervenção comunitária em diferentes contextos sócio-ecológicos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular (UC) será capaz de: OA1. Identificar e utilizar adequadamente conceitos e abordagens teóricas e metodológicas para analisar problemas da comunidade ao nível social e comunitário. OA2. Investigar e avaliar em contextos comunitários. OA3. Definir estratégias e dominar técnicas e ferramentas de intervenção comunitária. OA4. Analisar criticamente programas de intervenção comunitária.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 – Psicologia Comunitária: Conceitos e abordagens teóricas • Origem, justificação e estatuto atual da Psicologia Comunitária • Definição, características, princípios e valores da Psicologia Comunitária • Conceitos e formulações de Comunidade • Ecologia, prevenção e promoção CP2 –Investigação e avaliação comunitária • Conceitos e processos de investigação e avaliação comunitária • Investigação participativa e colaborativa CP3 – Intervenção comunitária • Conceitos, processos e estratégias de intervenção comunitária • Sentimento de comunidade e suporte social • Desenvolvimento e participação comunitária, bem-estar e empowerment • Parcerias e coligações comunitárias • Eficácia das intervenções • Ética na intervenção comunitária
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A UC trata de problemas em múltiplos contextos e dos modos de os abordar de forma a produzir aprendizagens relativas a estratégias comunitárias para encontrar soluções. Em 1º lugar, é útil tomar conhecimento dos conceitos e modelos teóricos da Psicologia Comunitária (PC). O CP1 vai permitir alcançar o OA1, uma vez que os estudantes vão ter a oportunidade de fortalecer os seus conhecimentos sobre as principais abordagens da PC. O conhecimento teórico será então complementado por aplicação prática relativa a processos de investigação, avaliação e intervenção comunitária. Especificamente, os exercícios de aplicação terão em atenção problemas decorrentes de diferentes contextos comunitários. O CP2 permitirá atingir o OA2, ao possibilitar aos estudantes contactarem com diferentes processos de investigação e avaliação comunitária. O CP3 vai permitir alcançar os OA3 e OA4, ao desenvolver os conhecimentos e a análise crítica sobre diferentes estratégias de intervenção comunitária.
Avaliação / Assessment
Os estudantes podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui os seguintes instrumentos de avaliação: apresentação oral de um trabalho de grupo (25%), um relatório escrito do trabalho de grupo (25%) e um teste escrito individual (50%). Todos os instrumentos de avaliação devem ter uma nota mínima de 9.5 valores. A modalidade de avaliação por exame é composta por um exame escrito individual (100%) nos períodos de avaliação definidos (1ª e/ou 2ª época e/ou época especial).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino e de aprendizagem da UC estão estruturadas no modelo pedagógico. Esta UC privilegia e reforça a importância do papel ativo dos estudantes no processo de aprendizagem, mas também destaca a pesquisa e o trabalho autónomo como competências a desenvolver nos estudantes. Ainda, ao ser uma UC de Mestrado, o ensino centra-se não apenas na aquisição de conhecimentos, numa perspetiva de conhecimento aplicado, mas também no desenvolvimento de competências científicas e profissionais. A perspetiva pedagógica desta UC valoriza a realização de trabalhos práticos, o incentivo a hábitos de investigação bibliográfica, a leitura e discussão de textos e a apresentação de trabalhos pelos estudantes como forma de aprendizagem ativa dos mesmos. Por isso, os estudantes são vivamente aconselhados a terem uma posição ativa durante as aulas, a exprimirem os seus conhecimentos e pontos de vista e a exporem as suas dúvidas. As horas de contacto da UC têm a tipologia de aulas Teórico-Práticas (TP), de aulas Práticas e Laboratoriais (PL) e de Orientação Tutorial (OT). Nas 20h de aulas TP são utilizadas metodologias de ensino expositivas (no qual se apresentam os principais conceitos e perspetivas teóricas, bem como os métodos e técnicas de avaliação e intervenção comunitária) e metodologias de ensino práticas e dinâmicas, com recurso à realização de exercícios de aplicação que facilitem a compreensão dos conteúdos abordados (convidando os estudantes a refletir e discutir sobre os temas abordados e sobre os exemplos práticos apresentados na aula). O ensino nas aulas TP é centrado na transmissão e discussão de informação de natureza teórica mediada pela leitura e procura ativa de informação complementar e ilustrativa. As aulas TP incentivam os estudantes a participar, intervir e a procurar mais informação na literatura recomendada. Nas 6h de aulas PL são utilizadas metodologias participativas, ativas e colaborativas, que permitem treinar e aferir o desenvolvimento das competências específicas, como técnicas de avaliação e intervenção comunitária cruciais para o exercício da Psicologia Comunitária. O ensino nas aulas PL é centrado na criação de conhecimento, através da realização de trabalhos de grupo, como resultado da aplicação dos conhecimentos e da análise crítica a situações reais e concretas. Na hora de OT é utilizada uma metodologia de discussão mais individualizada e de oportunidade de feedback informal e formativo. Para que haja uma adequação entre o que é pedido e a sua realização, os estudantes são aconselhados a aferirem a evolução dos seus trabalhos com a docente da UC durante a OT. As horas de trabalho autónomo da UC destinam-se à pesquisa, leitura e estudo de material bibliográfico, à realização de exercícios e à elaboração e preparação da apresentação do trabalho de grupo (que compõe a avaliação ao longo do semestre).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e a avaliação encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) delineados. Os estudantes são encorajados a realizar esta UC na modalidade de avaliação ao longo do semestre, uma vez que se considera que as várias etapas do processo inerentes à realização do trabalho proposto permite, de modo mais sistemático, aferir se os OA foram alcançados com sucesso pelos estudantes. De uma forma geral, as metodologias de ensino e os processos de ensino-aprendizagem nas horas de contacto e no trabalho autónomo do estudante estão alinhadas com as metodologias de avaliação e ambas com os OA, de acordo com as relações descritas abaixo (e que seguem a sequência OA, Metodologias de ensino, Tipo de avaliação). Em quase todos os tópicos lecionados os AO articulam conhecimentos, aptidões e competências. OA1 (Conhecimentos) - Expositiva – Teste. OA2 (Conhecimentos, aptidões e competências) - Expositiva, exercícios práticos – Trabalho e teste. OA3 (Conhecimentos, aptidões e competências) - Expositiva, exercícios práticos, participativa e ativa – Trabalho e teste. OA4 (Conhecimentos, aptidões e competências) - Expositiva, exercícios práticos, participativa e ativa – Trabalho e teste. Para além das horas de contacto, as horas de trabalho autónomo (123h) distribuem-se do seguinte modo: - 30h de leituras, preparação para as aulas, realização de exercícios e estudo - textos de leitura obrigatória para discussão. - 28h na procura, recolha e leitura de textos para o trabalho. - 65h para a realização e redação de um relatório e preparação da apresentação oral. Na plataforma de e-learning serão disponibilizados os materiais pedagógicos utilizados nas aulas.
Observações / Observations
O horário de atendimento é essencial para esclarecer dúvidas acerca do trabalho de grupo ou dos conteúdos da UC. Os estudantes devem marcar um horário de atendimento com a docentes, sempre que necessitarem. Esta marcação deverá ser efectuada por email.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bond, Serrano-García, Keys & Shinn (2017). APA handbook of community psychology: Theoretical foundations, core concepts, and emerging challenges. APA Burns, Howard & Ospina (Eds) (2021). The SAGE handbook of participatory research and inquiry. Sage Fisher, Sonn, & Bishop (Eds) (2002). Psychological sense of community. Kluwer Academic Jason, Keys, Suarez-Balcazar, Taylor, & Davis (Eds) (2004). Participatory community research. APA Kloos, Hill, Thomas, Wandersman, Elias, & Dalton (2013). Community Psychology: Linking individuals and communities (3rd ed). Cengage Minkler & Wallerstein (Eds) (2008). Community-based participatory research for health: from process to outcomes (2nd ed). John Wiley Nelson & Prilleltensky (2005). Community Psychology. Palgrave Macmillan. Ornelas (2008). Psicologia Comunitária. Lisboa: Fim de Século Rappaport & Seidman (2000). Handbook of community psychology. Plenum Scott & Wolfe (2015). Community psychology: foundations for practice. Sage
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Butterfoss, F. (2006). Process evaluation for community participation. Annual Review Public Health, 27, 323–40. Carvalhosa, S., Domingos, A., & Sequeira, C. (2010). Modelo lógico de um programa de intervenção comunitária – GerAcções. Análise Psicológica, 3 (XXVIII), 479-490. Duffy, G. & Wong, Y. (2003). Community Psychology. Pearson Education, Inc. Montero, M. (2003). Teoría y práctica de la psicología comunitaria:la tensión entre comunidad y sociedad. Paidós. Montero, M. (2004). Introducción a la psicología comunitaria : desarrollo, conceptos y procesos. Paidós. Newcomer, K. E., Hatry, H. P., & Wholey, J. S. (2015). Handbook of practical program evaluation. John Wiley & Sons. Ornelas, J. & Moniz, M.J. (2011). Parcerias comunitárias. Lisboa: edições ISPA Wholey, J., Hatry, H. P. & Newcomer, K. E. (Eds.) (2004). Handbook of practical program evaluation. Wiley.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23