Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M7403
Acrónimo :
M7403
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
123.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.

Objetivos Gerais / Objectives


O estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Identificar e utilizar adequadamente conceitos e modelos teóricos para analisar problemas da comunidade ao nível social e comunitário. OA2. Definir e avaliar problemas psicossociais em diferentes contextos sócio ecológicos. OA3. Definir estratégias e dominar técnicas e ferramentas de intervenção comunitária em contexto social, comunitário e organizacional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Proporcionar aos estudantes o conhecimento sobre as abordagens teóricas e metodológicas da Psicologia Social Comunitária. Preparar os estudantes para a actividade profissional e cientifica no domínio da avaliação e intervenção social comunitária em diferentes contextos sócio-ecológicos e nas políticas de intervenção social.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução à Psicologia Social Comunitária: Conceitos e abordagens teóricas na Psicologia Comunitária. 1.Origem, justificação e estatuto actual da Psicologia Social Comunitária. 2.Conceitos e formulações de Comunidade. 3.Definição, características e princípios da Psicologia Comunitária. 4.Modelos teóricos da Psicologia Social Comunitária. CP2. Estratégias de avaliação da Psicologia Comunitária. 1.Bases epistemológicas, teóricas e aplicadas da avaliação comunitária. 2.Âmbito, definição e processo de avaliação de problemas a nível da comunidade. 3.Métodos de observação e de avaliação em contexto social e comunitário CP3. Estratégias de intervenção comunitária. 1.Conceitos e processos de intervenção comunitária, da participação ao empowerment e sentido de comunidade. 2.Métodos de intervenção: Prevenção e promoção, desenvolvimento comunitário, promoção de redes e suporte sociais, consultoria-formação, desenvolvimento da comunidade e acção social.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O Curso trata de problemas em múltiplos contextos e dos modos de os abordar de forma a produzir aprendizagens relativas a estratégias comunitárias para encontrar soluções. Neste sentido é, em primeiro lugar, útil tomar conhecimento dos princípios, conceitos e teorias da psicologia comunitária e dos modelos que os utilizam. O conhecimento teórico dos modelos será então complementado por exercícios práticos relativos a técnicas de avaliação e intervenção, visando a aplicação das propostas teóricas. Mais especificamente, os exercícios de aplicação terão em atenção problemas decorrentes de diferentes contextos sociais e comunitários. Neste sentido os estudantes são orientados para um conjunto de leituras sobre intervenções que posteriormente são discutidos nas aulas. Desta forma, nesta UC todos os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP3

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica ou exame final. Na opção pela avaliação periódica os estudantes estão sujeitos aos seguintes instrumentos de avaliação: apresentação oral de um trabalho de grupo (25%), um relatório escrito do trabalho de grupo (25%) e uma frequência individual (50%). Todos os instrumentos de avaliação devem ter uma nota mínima de 9.5 valores. O regime de avaliação final é composto por um exame (100%) em 1ª e/ou 2ª época.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ensino centrado em transmissão de informação de natureza teórica mediada pela leitura e procura activa de informação complementar e ilustrativa. As aulas são de natureza teórico-prática e tutorial incentivando os estudantes a intervir e a procurar mais informação na literatura recomendada. Orientação para a produção de materiais ilustrativos dos processos de avaliação e intervenção comunitária.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os estudantes são encorajados a realizar esta UC em regime de avaliação periódica, uma vez que se considera que as várias etapas do processo inerentes à realização do trabalho proposto permite de modo mais sistemático aferir se os OAs foram alcançados com sucesso pelos estudantes. De uma forma geral, as metodologias de ensino e os processos de ensino-aprendizagem nas horas de contacto e no trabalho autónomo do estudante estão alinhadas com as metodologias de avaliação e ambas com os objectivos de aprendizagem (OA), de acordo com as relações descritas abaixo (e que seguem a sequência Objectivo de aprendizagem, Método de ensino-aprendizagem, Tipo de avaliação). Em quase todos os tópicos leccionados os objectivos de aprendizagem articulam conhecimentos, aptidões e competências. OA1 (Conhecimentos) - Exposição oral - trabalho. OA2 (Conhecimentos, aptidões e competências) - Exposição oral, exercícios práticos - Trabalho. OA3 (Conhecimentos, aptidões e competências) - Exposição oral, exercícios práticos - Trabalho. Objectivos de aprendizagem e trabalho autónomo Para além das horas de contacto, as horas de trabalho autónomo (123h) distribuem-se do seguinte modo: - 30h de leituras, preparação para as aulas e realização de exercícios em casa - textos de leitura obrigatória para discussão - 28h na procura, recolha e leitura de textos para o trabalho; - 65h para a realização e redacção de um relatório. Para que exista uma adequação entre o que é pedido e a sua realização, os estudantes são aconselhados a aferirem a evolução dos seus trabalhos com as docentes da UC durante as aulas, assim como nos tempos de tutoria disponibilizados (OT). Na plataforma de e-learning serão disponibilizados os materiais pedagógicos utilizados nas aulas.

Observações / Observations


O horário de atendimento é essencial para esclarecer dúvidas acerca do trabalho de grupo ou dos conteúdos da UC. Os estudantes devem marcar um horário de atendimento com os docentes, sempre que necessitarem. Esta marcação deverá ser efectuada por email. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bond, M. A., Serrano-García, I. E., Keys, C. B., & Shinn, M. E. (2017). APA handbook of community psychology: Theoretical foundations, core concepts, and emerging challenges. Washington, DC, US: American Psychological Association. Kloos, B., Hill, J., Thomas, E., Wandersman, A. Elias, M. & Dalton, J. (2011). Community Psychology: Linking individuals and communities (3rd ed.). Belmont, USA: Wadsworth Publishing. Menezes, I. (2007). Intervenção Comunitária: Uma Perspectiva Psicológica. Porto: Livpsic. Nelson, G. & Prilleltensky, I. (2005). Community Psychology. In pursuit of liberation and well-being. New York: Palgrave Macmillan. Ornelas, J. (2008). Psicologia Comunitária. Lisboa: Fim de Século. Rappaport & Seidman, (2000). Handbook of community psychology. New York: Plenum

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Duffy, G. & Wong, Y. (2003). Community Psychology. Boston: Pearson Education, Inc. Fisher, A. T., Sonn, C. C. & Bishop, B. (2002). Psychological sense of community: research, applications, and implications. New York: Kluwer Plenum Publishers. Marques,S. Vauclair,M.L., Rodrigues,R., Mendonça,J., Gerardo, F., Cunha, F. (2015). imAGES: Programa de intervenção de promoção de imagens positivas de envelhecimento em crianças e adolescentes.Lisboa:SCML&LeyaEditores. Marques, S., Vauclair, Rodrigues, R., C.M., Mendonça, J., Gerardo, F. & Cunha, F. (2017). imAGES: intervention program to prevent ageism in children and adolescents. In Baker, H.E., Krueger, T.M. & Karasik, R.J. (Eds). A Hands-on approach to teaching about ageing (pp. 24-30).SpringerPublishingCompany. Mendonça, J., Mariano, J., & Marques, S. (2016). Lisbon street campaign against ageism: A promising multi-stakeholder initiative. Journal of Intergenerational Relationships, 14(3), 258-265. Montero, M. (2003). Teoría y práctica de la psicología comunitaria:la tensión entre comunidad y sociedad. Buenos Aires:Paidós. Montero, M. (2004). Introducción a la psicología comunitaria : desarrollo, conceptos y procesos. Buenos Aires:Paidós. Newcomer, K. E., Hatry, H. P., & Wholey, J. S. (2015). Handbook of practical program evaluation. John Wiley & Sons. Ornelas, J. & Moniz, M.J. (2011). Parcerias comunitárias. Lisboa: edições ISPA Scott, V. C., & Wolfe, S. M. (Eds.). (2014). Community psychology: Foundations for practice. USA: SAGE Publications.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16