Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M7605
Acrónimo :
M7605
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
10.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
22.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
32.0h/sem
Trabalho Autónomo :
136.0
Horas de Trabalho Total :
168.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Avaliação de opções e de obrigações.

Objetivos Gerais / Objectives


A cadeira centrar-se-á sobre a avaliação de derivados de taxas de juro mediante a utilização de modelos estocásticos da estrutura temporal de taxas de juro. Contudo, as primeiras aulas serão dedicadas ao estudo de modelos de volatilidade estocástica. No final do curso o aluno deverá dominar a aplicação de diferentes modelos à avaliação de diferentes derivados de taxas de juro.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de: 1. Compreender e implementar alternativas ao modelo de Black and Scholes para acomodar o efeito de smile nos mercados FOREX e de opções sobre acções. 2. Compreender e implementar modelos de equilíbrio de taxas de juro com um ou vários factores. 3. Compreender, estimar e implementar modelos de não arbitragem.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Alternativas ao Modelo de Black-Scholes: volatility smiles 1.1. CEV model 1.2. Modelo de Heston (1993) 2. Estrutura Temporal de Taxas de Juro 2.1. Mercados de obrigações 2.2. Taxas spot, forward e factores de desconto 2.3. Avaliação de obrigações a taxa fixa 2.4. Yield-to-maturity 2.5. Avaliação de obrigações a taxa variável 2.6. Estimação da estrutura temporal de taxas de juro 2.6.1. Bootstraping 2.6.2. Nelson-Siegel (1987) 2.7. Duração e imunização 3. Modelos de Equilíbrio 3.1. Modelo de Vasicek (1977) 3.2. Modelo CIR (1985) 3.3. Multi-factor CIR model 3.4. Formulação geral de Duffie-Kan (1996) 3.5. Stochastic duration 4. Modelos de Não-Arbitragem 4.1. Modelos HJM 4.2. Condição de não-arbitragem 4.3. Especificação de Hull-White (1990) 4.4. Gaussian HJM model: avaliação de futuros e opções 4.5. Market Models 4.5.1. Lognormal LIBOR market model: caps, floors e collars 4.5.2. Jamshidian model: swaptions

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: I. ALTERNATIVAS AO MODELO DE BLACK AND SCHOLES OA2: II. ESTRUTURA TEMPORAL DE TAXAS DE JURO; III. MODELOS DE EQUILIBRIO OA3: IV. MODELOS DE NÃO ARBITRAGEM

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua: - Um teste individual final ou "frequência" (80%); - Casos de avaliação individuais, assiduidade e participação (20%). Os alunos que reprovarem ou quiserem melhorar a avaliação regular possuem uma época de exame de recurso, tendo o exame de recurso uma ponderação de 100% da nota final. Em qualquer um dos sistemas de avaliação (avaliação contínua ou exame de recurso) considera-se que o aluno teve aprovação à disciplina se tiver nota superior ou igual a 9.5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, através das seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência OA1, OA2 e OA3. 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos OA1, OA2 e OA3. 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo OA1, OA2 e OA3. 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planea-mento das Aulas. OA1, OA2 e OA3.

Observações / Observations


Nenhuma

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Artigos cientificos a facultar pela equipa docente durante o trimestre. - Textos de Apoio teórico/práticos a facultar pela equipa docente durante o trimestre;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Shreve, S., 2004, Stochastic Calculus for Finance II: Continuous-Time Models, Springer. Rebonato, R., 1998, Interest-rate Option Models, John Wiley & Sons, 2nd edition. Musiela, M. and M. Rutkowski, 2011, Martingale Methods in Financial Modelling, 2nd edition, Springer. Lamberton, D. and B. Lapeyre, 2007, Introduction to Stochastic Calculus Applied to Finance, 2nd edition, Chapman & Hall. James, J, and N. Webber, 2000, Interest Rate Modelling: Financial Engineering, Wiley. Brigo, D. and F. Mercurio, 2006, Interest Rate Models - Theory and Practice: With Smile, Inflation and Credit, 2006, 2nd edition, Springer. Björk, T., 2009, Arbitrage Theory in Continuous Time, 3rd edition, Oxford University Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16