Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Introduzir o estudante a diferentes abordagens da cultura, estimulando uma visão crítica e informada sobre os conceitos de Cultura na sociedade contemporânea.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1- Discutir a noção de Cultura na sociedade contemporânea OA2- Compreender diferentes visões espaciotemporais de Cultura OA3- Relacionar as dinâmicas entre o conceito de Cultura e noções como Civilização, Natureza, Identidade, Cânone e Nação OA4- Conhecer e confrontar diferentes autores e construções relativas ao papel da Cultura OA5- Explorar e assimilar informações através da leitura de bibliografia selecionada e da interpretação e análise de diversas fontes OA6- Formular respostas persuasivas aos vários temas abordados, oralmente e por escrito
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1- Cultura: (in)definições de um conceito CP2- Cultura e natureza: a “diplomacia das interdependências” e a gestão de ecossistemas CP3- Cultura e sustentabilidade: complexidades, estratégias inovadoras e desenvolvimento de iniciativas “no terreno” CP4- Cultura, ecletismo e omnivorismo: perspetivas europeias sobre as práticas culturais CP5- Cultura e cânone: construção, transmissão, questionamento e revisão CP6- Cultura e multiculturalismo: dinâmicas e circulações num mundo global CP7- Cultura e identidade: afirmação e reconfigurações na sociedade contemporânea
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os diversos conteúdos programáticos (CP) são expressos em objetivos de aprendizagem (OA) que refletem a relevância do programa: OA1 - CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7 OA2 - CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7 OA3 - CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7 OA4 - CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7 OA5 - CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7 OA6 - CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7
Avaliação / Assessment
A avaliação periódica é constituída por dois breves ensaios académicos (50% cada): um intermédio focado nos pontos CP1, CP2, CP3 e CP4, e um final abrangendo os pontos CP1, CP5, CP6 e CP7 do programa. A participação nas discussões em aula e no fórum do Moodle será valorizada na avaliação final. Em alternativa, o estudante pode optar pela realização de um exame final que abrange toda os conteúdos da UC.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC organiza-se em aulas teórico-práticas, baseadas em exposição teórica e análise de casos, apresentados de forma textual ou visual. A leitura da bibliografia selecionada, por aula, permite acompanhar a exposição das matérias do programa. A sua discussão, em aula, tem como objetivo estimular a capacidade analítica e uma reflexão crítica em torno dos conceitos e temas abordados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas teórico-práticas assentes na exposição e discussão de conteúdos permitem facultar ao estudante uma sistematização e problematização dos conteúdos programáticos propostos. Os dois ensaios da avaliação periódica avaliarão os conhecimentos, aptidões e competências adquiridos pelos estudantes relativamente ao OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 e OA6. Os debates em aula complementarão a avaliação do OA6.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
CUCHE, Denys (1999), A Noção de Cultura nas Ciências Sociais. Lisboa: Fim de Século ELIAS, Norbert (2006 [1939]), O Processo Civilizacional: investigações sociogenéticas e psicogenáticas. Tradução de Lídia Campos Rodrigues. Lisboa: Dom Quixote HALL, Stuart (2006 [1992]), A Identidade Cultural na Pós-Modernidade [«Two questions of cultural identity»]. Trad. Tomás Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 11.ª ed. PAIS, J. M., Magalhães, P. & ANTUNES, M. L. (2022). Práticas Culturais dos Portugueses. ICS, pp. 235-284. REEVES, Aaron (2019). How class identities shape highbrow consumption: A cross-national analysis of 30 European countries and regions. Poetics, 76. https://doi.org/10.1016/j.poetic.2019.04.002 RITA, Annabela (2014), Luz & Sombras do Cânone Literário. Lisboa: Esfera do Caos THROSBY, D. (1997). Sustainability and culture some theoretical issues. International Journal of Cultural Policy, 4(1), 7-19. https://doi.org/10.1080/10286639709358060
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
ANDERSON, Benedict (2012 [2006]). Comunidades Imaginadas: reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo [Imagined Communities: reflections on the origin and spread of nationalism]. Estudo introdutório de Diogo Ramada Curto, Nuno Domingos, Miguel Bandeira Jerónimo; trad. Catarina Mira. Lisboa: Edições 70 APPADURAI, Arjun (2004 [1996]), «Aqui e agora» in: Dimensões Culturais da Globalização: a modernidade sem peias [Modernity at Large: Cultural Dimensions of Globalization]. Trad. Telma Costa. Lisboa: Teorema, pp. 11-40 BLOOM, Harold (2011 [1994]), «Uma Elegia em Louvor do Cânone» in: O Cânone Ocidental. Os grandes livros e os escritores essenciais de todos os tempos [The Western Canon - The Books and Schools of the Ages]. Trad., intro. e notas Manuel Frias Martins. Lisboa: Temas e Debates, pp. 29-53 DUARTE, João Ferreira (2009) «Cânone» in: E-Dicionário de termos Literários: https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/canone DUBAR, Claude (2006), A Crise das Identidades. A interpretação de uma mutação. Porto: Afrontamento ELIOT, T.S. (1996), Notas para uma Definição de Cultura. Lisboa: Século XXI FEIJÓ, António M. (2020). «Cânone 1», in: António M. Feijó; João R. Figueiredo; Miguel Tamen (eds.), O Cânone. Lisboa: Fundação Cupertino de Miranda; Edições Tinta-da-China, pp. 11-15 GIDDENS, Anthony (1997), Modernidade e Identidade Pessoal. Oeiras: Celta Editora, 2.ª ed. MEDEIROS, João Luiz (2004), «A identidade em questão: notas acerca de uma abordagem complexa» in: Maria Beatriz Balena Duarte; João Luiz Medeiros (org.), Mosaico de Identidades. Interpretações Contemporâneas das Ciências Humanas e a Temática da Identidade. Curitiba: Juruá Editora, pp. 103-126 MITCHELL, W. J. T. (2005), «Canon» in: Tony Bennett; Lawrence Grossberg; Meaghan Morris (eds.), New Keywords. A Revised Vocabulary of Culture and Society. Malden, MA: Blackwell Publishing, pp. 20-22 POLLOCK, Griselda (1999), Differencing the Canon: Feminist Desire and the Writing of Art's Histories. Londres e Nova Iorque: Routledge RITA, Annabela (2015), «Lusofonia e Literatura: haverá cânone(s) lusófono(s)?» in: Moisés de Lemos Martins (coord.). Lusofonia e Interculturalidade – Promessa e Travessia. V. N. Famalicão: Edições Húmus / Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, pp. 129-151 STEINER, George (1992 [1971]), No Castelo Do Barba Azul. Algumas Notas para a Redefinição da Cultura. Lisboa: Relógio D’Água ROBINS, Kevin (2005), «Identity» in: Tony Bennett et al. (eds.), New Keywords. A Revised Vocabulary of Culture and Society. Malden, MA: Blackwell Publishing, pp. 172-175 TAMEN, Miguel (2020), «Cânone 4», in: António M. Feijó; João R. Figueiredo; Miguel Tamen (eds.), O Cânone. Lisboa: Fundação Cupertino de Miranda / Tinta-da-China, pp. 523-526
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16