Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
Os objectivos desta unidade curricular consistem em: explicitar a temporalidade das culturas nos seus espaços sociais, políticos, geográficos e de género; salientar alguns temas passíveis de estudo ou já estudados pela historiografia; capacitar o estudante para ter uma autonomia na escolha dos problemas e da bibliografia que estudará.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Pretende-se criar instrumentos que permitam ao estudante uma abordagem autónoma do seu estudo através do: 1- contacto crítico com bibliografia; 2 - problematização dos conceitos; 3 - aquisição de métodos de pesquisa de pesquisa; 4 - capacidade de sintetizar a pesquisa.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
0 - Questões conceptuais e metodológicas. 1 - Culturas populares e das elites do Antigo Regime à Sociedade Liberal; 1.1 - As festas; 1.2 - A ópera, os concertos, o teatro, os salões e os passeios; 1.3 - Cafés, confeitarias e casas de pasto; tabernas; 1.4 - Clubes, associações, sindicatos e partidos. 2 - O monumento, o museu e o urbanismo: 2.1 - As vanguardas; 2.2 - Exposições; 2.3 - Nascimento do urbanismo. 3 - A afirmação do lazer: 3.1 - Práticas femininas; 3.2 - A imprensa, o cinema e a radio; 3.3 - Fim-de-semana e férias pagas e turismo; 3.4 - O desporto. 4 - O pós-2ª guerra mundial e a cultura de massas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Objectivos 1 e 2 - Pontos 1, 2, 3 e 4.
Avaliação / Assessment
O processo de avaliação tem por objectivo averiguar os progressos feitos em termos de capacidade de compreensão de contextos históricos bem como de autonomia, capacidade de pesquisa e de síntese na elaboração de estudos. Na 1ª època, a avaliação periódica constará de uma ficha de leitura (40%) e de um teste (60%); em alternativa, poderá haver um exame. Na 2ª época, haverá exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem incluirá: aulas de apresentação de conteúdos pelo professor e respectiva discussão com os estudantes; apresentação na aula de trabalhos escolhidos; orientação tutorial no gabinete para escolha de temas e aconselhamento bibliográfico.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Objectivos 1 e 2 - as aulas são importantes na formação do estudante por lhe fornecerem uma organização dos conteúdos propostos e a possibilidade de os debater. Objectivos 3 - a produção de uma ficha de leitura visa o contacto com bibliografia científica bem como opercionalizar as capacidades de análise e síntese. Objectivo 4 - a feitura do teste visa desenvolver a capacidade de eleger tópicos de estudo, definir os seus objectivos bem como a produção de um estado da arte, sendo ainda desenvolvida a capacidade de síntese e de comunicar por escrito.
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Burke, Peter, O que é a história cultural?, Rio de janiero, Zahar, 2008 Chartier, Roger, História Cultural. Entre Práticas e Representações, Lisboa, Difel, 1988 Corbin, Alain, História dos Tempos Livres. O Advento do Lazer, Lisboa, Teorema, 2001 Lousada, Maria Alexandre, "A rua, a taberna e o salão: elemento para uma geografia histórica das sociabilidades lisboetas no final do Antigo Regime", in Maria da Graça Mateus Ventura (org.) Os espaços de sociabilidade na Ibero-América (sécs. XVI a XIX), Lisboa, 2004, pp. 95-120. Thièsse, Anne-Marie, A Criação das Identidades Nacionais. Europa. Séculos XVIII-XX, Lisboa, Temas e Debates, 2000
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Burke, Peter A Cultura Popular na Idade Moderna. Europa, 1500-1800, S. Paulo, Companhia das Letras, 1989 Christophe Charle e Daniel Roche, Capitales Culturelles, Capitales Symboliques. Paris et les Expériences Européennes. XVIIIe-XXe siècles, Paris, Publications de la Sorbonne, 2002. Hall, Peter, Cities in Civilization: Culture, Innovation and Urban, Londres, Weidenfeld and Nicholson, 1998 Haskell, Francis, The Ephemeral Museum. Old Master Paintings and the Rise of the Art Exhibition, New Haven & Londres, Yale University Press, 2000. Ledesma, Manuel Perez, "La formación de la classe obrera. Una creación cultural?", in Cruz, Rafael e Ledesma, Manuel Perez, Cultura y Movilización en la España Contemporánea, Madrid, Alianza Editorial, 1997. Moreira, Isabel Martins, Museus e Monumentos em Portugal 1772-1974, Lisboa, Universidade Aberta, 1989 Neves, José e Domingos, Nuno (organizadores), Uma História do Desporto em Portugal, 3 volumes, Matosinhos, Quidnovi, 2011 Nora, Pierre (organizador)., Les lieux de mémoire, 7 vol, Paris, Gallimard, 1986-1992. Poulot, Dominique, Patrimoine et Musées: L'invention de la Culture, Paris, Hachette, 2001. Thompson, E.P., Costumes em Comum, São Paulo, Companhia das Letras, 1998.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16