Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável.
Objetivos Gerais / Objectives
Analisar e contextualizar o papel e o estatuto dos Média como ferramentas de poder brando na geopolítica global.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Refletir sobre a utilização geopolítica dos média como ferramentas de poder brando. Analisar o novo ecossistema mediático internacional do século XXI. Avaliar o impacto dos Média e da contrainformação na geopolítica. Análise crítica das interpretações mediáticas de eventos chave na geopolítica mundial. Desenvolver a autonomia e capacidade analítica dos alunos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1- Evolução das Relações Internacionais e a Geopolítica nos séculos XX e XXI 2- O conceito de geopolítica 3- As concepções de poder e o poder brando 4- Realidade, verdade e informação 5 – O Novo ecossistema mediático internacional 6 – A geopolítica do conhecimento 7 – Estudos de caso 8- Geopolítica e novas tecnologias da informação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O programa divide-se em duas componentes: a primeira histórica e conceptual (1 a 6), e a segunda dedicada a casos práticos (7 e 8). A primeira componente fornece aos alunos as bases para compreenderem a interdependência entre os campos mediático e político. A segunda componente permite aos alunos apreciarem casos reais atuais e avaliarem o impacto da esfera mediática na geopolítica global.
Avaliação / Assessment
A avaliação realiza-se de maneira continuada ao longo do semestre, e basear-se-á em diferentes variáveis como a assistência, a participação nos debates, trabalhos conjuntos e intervenções orais nas aulas, escrita de um trabalho final, de 15 páginas, sobre um tema proposto pelo docente ou sobre um tema que, fazendo parte do programa da unidade curricular, se inscreva no projeto de dissertação quando este se encontra em fase adiantada de execução.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Apresentação dos principais pontos do programa sob forma de diapositivos, de modo a facilitar a respectiva compreensão. Fornecimento de bibliografia ao longo da leccionação da disciplina para trabalho autónomo. Fomento do debate entre os mestrandos e entre estes e o docente.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O método de ensino e aprendizagem apresentado acima permite que os alunos alcancem os objetivos de aprendizagem devido à qualidade e organização do trabalho a ser realizado durante as aulas. Os objetivos de aprendizagem, a par com o desenvolvimento da autonomia e capacidades analíticas, serão alcançados através do trabalho autónomo e nas aulas, trabalho preparatório e discussão guiada pela literatura científica fornecida pelo docente para cada tópico.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Björk, R., & Lundén, T. (Eds.). (2021). Territory, state and nation: The geopolitics of Rudolf Kjellén (Vol. 41). Berghahn Books. Samuel, H. (1993). The clash of civilizations. Foreign Affairs, 72(3), 22-49. Nye Jr, J. S. (2004). Power in the global information age: From realism to globalization. Routledge. Dussel, E. (2013). Ethics of liberation: In the age of globalization and exclusion. Duke University Press. Daniel, K. (2017). Thinking, fast and slow. Powers, S. (2009). The geopolitics of the news: The case of the Al Jazeera network (Doctoral dissertation, University of Southern California). Lukes, S. (2012). Power: A radical view [2005]. Contemporary sociological theory, 266(3), 1-22. Dowding, K. (2006). Three-dimensional power: A discussion of Steven Lukes' Power: A radical view. Political studies review, 4(2), 136-145. Nye Jr, J. S. (2008). Public diplomacy and soft power. The annals of the American academy of political and social science, 616(1), 94-109.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
de Castro Azevedo Jr, A. (2019). Soft power e a construção simbólica da realidade: a influência da mídia no comportamento da sociedade− o caso da reforma da previdência no Brasil. Signos do Consumo, 11(1), 13-25. van der Wusten, H., & Mamadouh, V. (2010). The geography of diplomacy. In Oxford Research Encyclopedia of International Studies. Ramos, M. R., & Moriconi, M. (2018). Corruption in Latin America: Stereotypes of politicians and their implications for affect and perceived justice. Social Psychological and Personality Science, 9(2), 111-122. Nathaniel Leff (1964): “Economic Development through Bureaucratic Corruption”, American Behavioral Scientist, 8(3): 8-14. Joseph Nye (1967): “Corruption and political development: A cost –benefit analysis”, American Political Science Review, 61(2): 417 – 427. Samuel Huntington (1968): Political Order in Changing Societies. New Haven: Yale University Press. Rose-Ackerman S (1978) Corruption: A Study in Political Economy. Academic Press, New York Søyland, H. S., & Moriconi, M. (2022). Qatar's multi-actors sports strategy: Diplomacy, critics and legitimisation. International Area Studies Review, 25(4), 354-374.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-29