Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8019
Acrónimo :
M8019
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


Contextualizar o papel e o estatuto dos Média numa perspetiva geopolítica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Refletir sobre a interdependência dos campos mediático e político. Avaliar o impacto dos Média e da contra­informação na geopolítica. Desenvolver a de autonomia e capacidade analítica dos alunos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1- Evolução da comunicação social de massas 2- O conceito de geopolítica 3- Propósito e estratégias das agências noticiosas 4- Contra-informação / fake news 5- As fugas de informação (leaks) e os Média 6- A Al Jazeera e a "Primavera Árabe" 7- Donald Trump e os Média 8- A tensão entre a Rússia e a Ucrânia nos Média 9- Liberdade de expressão e terrorismo 10- A censura dos Média na China

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O programa divide-se em duas componentes: a primeira histórica e conceptual (1 a 5), e a segunda dedicada a casos práticos (6 a 10). A primeira componente fornece aos alunos as bases para compreenderem a interdependência entre os campos mediático e político. A segunda componente permite aos alunos apreciarem casos reais atuais e avaliarem o impacto da esfera mediática na geopolítica global.

Avaliação / Assessment


A avaliação basear-se-á em dois momentos: intervenção oral, no espaço da aula, sobre um dos temas do programa previamente acordado com o docente; redação de um trabalho final, de dez páginas, sobre um tema proposto pelo docente ou sobre um tema que, fazendo parte do programa da unidade curricular, se inscreva no projecto de dissertação quando este se encontra em fase adiantada de execução.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Apresentação dos principais pontos do programa sob forma de diapositivos, de modo a facilitar a respectiva compreensão. Fornecimento de bibliografia ao longo da leccionação da disciplina para trabalho autónomo. Fomento do debate entre os mestrandos e entre estes e o docente.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O método de ensino e aprendizagem apresentado acima permite que os alunos alcancem os objetivos de aprendizagem devido à qualidade e organização do trabalho a ser realizado durante as aulas. Os objetivos de aprendizagem, a par com o desenvolvimento da autonomia e capacidades analíticas, serão alcançados através do trabalho autónomo e nas aulas, trabalho preparatório e discussão guiada pela literatura científica fornecida pelo docente para cada tópico.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Tai, Q (2014), "China's Media Censorship: A Dynamic and Diversified Regime," Journal of East Asian Studies 14, 185-209 Khaldarova, I & Pantti, M. (2016), "Fake News: The narrative battle over the Ukrainian conflict," Journalism Practice 10(7), 891-901 Allcott, H & Gentzkow, M (2017), "Social Media and Fake News in the 2016 Election," Journal of Economic Perspectives 31(2), 211-236 Martin, E (2016), "Framing international media in the face of social movements: CNN and Al-Jazeera English in the fall of Morsi," Communication & Society 29(3), 119-130 Lee, D (2017), "Cyberfactories: how news agencies produce news," collide: The case of WikiLeaks," New Media & Society 16(4), 541-558. Oates, S (2008), Introduction to Media and Politics. London, SAGE Koch-Baumgarten, S & Voltmer, K (Eds.) (2010), Public Policy and Mass Media: The interplay of mass communication and political decision making. New York, Routledge

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Hindman, E B & Thomas, R J (2014), "When old and new media International Journal of Cultural Policy 23(1), 122-126 Zayani, M. (2013), "Al Jazeera's Palestine Papers: Middle East media politics in the post-WikiLeaks era," Media, War & Conflict 6(1), 21-35 Wolover, D J (2016), "An issue of attribution: The Tunisian revolution, media interaction, and agency new media & society" 18(2), 185-200 Tworek, H (2013), "The Creation of European News," Journalism Studies, 14(5), 730-742 Palmer, M (2016), "European News-Agency Beginnings: The Role of S. Engländer," Media History, 22(1), 27-39 Iqbal, M Z (2015), "The media-terrorism symbiosis: a case study of Mumbai attacks, 2008," Asian Journal of Communication 25(2), 197-212 Dimitrov, M K (2017), "The Political Logic of Media Control in China," Problems of Post-Communism, 64(3-4), 121-127 Christian Christensen (2016), "The links that bind: WikiLeaks, Twitter, and the Julian Assange case," Popular Communication, 14(4), 224-237 Artero, J P & Moraes, R (2008), "Opciones estratetégicas de las agencias de noticias europeas: Reuters, France Presse y EFE," Comunicacion y Sociedad 21(1), 53-79

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16