Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável.
Objetivos Gerais / Objectives
1. Conhecer, compreender e interpretar as variáveis (drivers) que impactam o negócio dos meios de comunicação social, analisando o setor e entendendo a importância dessas variáveis para o desempenho do gestor de media 2. Análise detalhada de cada segmento do negócio dos media, revelada através da compreensão da forma como as variáveis (drivers) de negócio impactam cada segmento 3. Recurso a exemplos nacionais e internacionais, numa componente prática, enquadrada no conceito do problema solução, com recurso a exercícios que potenciam a capacidade de aplicação dos conhecimentos em situações simuladas de gestão.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Ao conhecer, compreender e interpretar as variáveis (drivers) que impactam o negócio dos meios de comunicação social espera-se que o aluno perceba a forma como essas variáveis devem ser enquadradas pelo gestor de media. 2. Na análise detalhada de cada segmento, propõe-se que o aluno consiga entender de que forma as variáveis (drivers) impactam cada um dos diferentes negócios dos media, 3. Capacidade de entender os conhecimentos em exemplos nacionais e internacionais demonstrando individualmente e em grupo que sabe aplicá-los numa componente prática, enquadrada no conceito do problema solução, com recurso a exercícios que potenciam a aplicação dos conhecimentos em situações simuladas de gestão.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. O que está a acontecer aos media: a tempestade perfeita 2. Para onde olham e quem são as audiências 3. O negócio da televisão pode aprender com os desafios da aviação 4. O negócio da televisão já aprendeu com o cinema 5. O factores que sustentam o negócio do print 6. O negócio do digital e os desafios dos inventários infinitos 7. Aplicar o método problema solução ao meu negócio dos media
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os pontos apresentados no programa pretendem responder ao que está definido nos OG da UC, ou seja, abordar de forma clara e sistemática os diversos aspetos relacionados com o chamado "negócio" dos meios de comunicação sociais, especificando essa abordagem pelos diversos meios (televisão, imprensa, internet). Essa coerência é reforçada com a apresentação de diversos exemplos nacionais e internacionais de boas e más práticas.
Avaliação / Assessment
Exposições teóricas sistematicamente acompanhadas de exemplos. Insistência na apresentação de boas práticas de gestão, em empresas cuja actividade comercial é balizada por elevados graus de responsabilidade social. | 1. Avaliação contínua com sistema de majoração da presença e trabalho em aulas (25%) 2. Avaliação periódica, com textos semanais (25%) 3. Trabalho Final individual (50%) (nota mínima para aprovação 10 valores) Quem não realizar a avaliação periódica faz um trabalho/exame final
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Exposições teóricas sistematicamente acompanhadas de exemplos. Insistência na apresentação de boas práticas de gestão, em empresas cuja actividade comercial é balizada por elevados graus de responsabilidade social.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A exemplificação constante é condição indispensável à concretização dos objectivos de uma unidade curricular que se quer operacional, pragmática, efectivamente virada para a prática de gestão de empresas de comunicação social.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
"Digital Media Trends", by Kevin Westcott et all, Deloitte Insights, 2021 "Power Shifts: Altering the Dynamics of the E&M Industry", by Werner Ballhaus and Wilson Chow, PWHC, 2021 "Global Entertainment & Media Outlook", by Werner Ballhaus and Wilson Chow, PricewaterhouseCoopers, 2020 "The Future of Television - the Impact of OTT", by Frank Arthofer et all, Boston Consulting Gropu, 2016 "Can Subscription Video Providers Hold on to Their New Customers", by John Rose et all, Boston Consulting Group, 2020 "Will Peak TV Burst the Video Content Bubble", by Mallikarjun Vaddi, Boston Consulting Group, 2020
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
"There is Science Behind the Spread of Good Ideas" by Tim Harford, Financial Times, february 7, 2020 "Elon Musk em contramão", Victor Fernandes, Público, pp. 20-21, 14 Novembro 2022 "How to Leave Twitter but Kepp Your Followers", Tim Harford, Financial Times, p. 20, 26-27 November 2022 "Agonia de Twitter e Facebook abre porta às redes descentralizadas", Victor Ferreira, Público, p. 18.19, 4 Dezembro 2022 "Internet: o Bar Incrível que Marie Le Conte Encontrou nos Anos 90 é Hoje Claustrofóbico", Ana Marques Maia, Público, p. 12-13, 4 Dezembro 2022 "2022: State of the Media", Cision, 2022 A Imprensa em Portugal: Desempenho e Indicadores 2008-2020, coordenação Gustavo Cardoso e Vania Baldi, Observatório de Comunicação, Maio 2021 Ainda Bem que Ficou desse Lado", Mendes, Pedro Boucherie, ed Escritorio, 2018 Digital News Report 2022, by Nick Newman et all, Reuters Institute, 2022 "A Cultura do Papel e a Democracia - os limites da transição digital", José Pacheco Pereira, Público, p. 13, 17 Dezembro de 2022
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16