Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável.
Objetivos Gerais / Objectives
1. Conhecer, compreender e interpretar as variáveis (drivers) que impactam o negócio dos meios de comunicação social, analisando o setor e entendendo a importância dessas variáveis para o desempenho do gestor de media 2. Analisar detalhadamente cada segmento do negócio dos media, revelada através da compreensão da forma como as variáveis (drivers) de negócio impactam cada segmento
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Conhecer, compreender e interpretar as variáveis (drivers) que impactam o negócio dos meios de comunicação social. Espera-se que o aluno perceba a forma como essas variáveis devem ser enquadradas pelo gestor de media. OA2. Analisar detalhadamente cada segmento. Propõe-se que o aluno consiga entender de que forma as variáveis (drivers) impactam cada um dos diferentes negócios dos media. OA3. Capacitar para o entendimento dos exemplos nacionais e internacionais demonstrando individualmente e em grupo que sabe aplicá-los numa componente prática, enquadrada no conceito do problema solução, com recurso a exercícios que potenciam a aplicação dos conhecimentos em situações simuladas de gestão.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. O que está a acontecer aos media: a tempestade perfeita CP2.1. Para onde olham e quem são as audiências CP2.2. O negócio da televisão pode aprender com os desafios da aviação CP2.3. O negócio da televisão já aprendeu com o cinema CP3.1. O factores que sustentam o negócio do print CP3.2. O negócio do digital e os desafios dos inventários infinitos CP3.3 Aplicar o método problema solução ao meu negócio dos media
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos estão alinhados com os objetivos de aprendizagem da UC ao abordar a tempestade perfeita nos media (CP1), proporcionando uma base para entender variáveis e desafios que impactam o setor. A análise de audiências e a adaptação de modelos de negócios de televisão, cinema e print (CP2.1, CP2.2, CP2.3, CP3.1) permite ao aluno compreender o impacto das variáveis nos diferentes segmentos. Os desafios digitais e a aplicação do método problema-solução (CP3.2, CP3.3) capacitam os alunos a aplicar conhecimentos em situações práticas, promovendo uma compreensão abrangente e prática do negócio dos media.
Avaliação / Assessment
Exposições teóricas sistematicamente acompanhadas de exemplos. Insistência na apresentação de boas práticas de gestão, em empresas cuja actividade comercial é balizada por elevados graus de responsabilidade social. 1. Avaliação ao longo do semestre com sistema de majoração da presença e trabalho em aulas, leituras, exercícios, fichas de trabalho (25%) 2. Avaliação periódica, com textos semanais (25%) 3. Trabalho Final individual (50%) (nota mínima para aprovação 10 valores) Quem não realizar a avaliação periódica faz um trabalho/exame final (100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino e aprendizagem são projetadas para garantir uma compreensão profunda dos conceitos e práticas essenciais, alinhando-se com um modelo pedagógico que promove a aplicação prática, o pensamento crítico e a responsabilidade social. 1. Exposições Teóricas Acompanhadas de Exemplos Práticos A UC inicia com exposições teóricas estruturadas que fornecem uma base sólida em conceitos e teorias relevantes para a gestão dos meios de comunicação social. Essas aulas são sistematicamente acompanhadas de exemplos práticos e estudos de caso que ilustram a aplicação dos conceitos discutidos. A combinação de teoria e prática visa facilitar a compreensão dos alunos sobre como os princípios teóricos se traduzem em práticas reais de gestão. Este método ajuda a consolidar o conhecimento teórico e a demonstrar a sua relevância no contexto do mercado de comunicação social. Esta abordagem promove a aprendizagem ativa e a aplicação prática dos conhecimentos. Ao conectar a teoria com exemplos concretos, os alunos conseguem visualizar e compreender melhor a aplicação dos conceitos no ambiente profissional real. 2. Apresentação de Boas Práticas de Gestão em Empresas com Elevados Graus de Responsabilidade Social Enfatizar a análise e apresentação de boas práticas de gestão adotadas por empresas líderes no setor de comunicação social que se destacam pelo seu compromisso com a responsabilidade social. São examinados casos de empresas que equilibram sucesso comercial com práticas éticas e sociais responsáveis. Este foco permite que os alunos observem e aprendam com exemplos de gestão responsável e sustentável, promovendo uma compreensão mais profunda de como as empresas podem alcançar sucesso financeiro enquanto contribuem positivamente para a sociedade. A ênfase nas boas práticas e na responsabilidade social integra aspectos de ética e sustentabilidade na aprendizagem, incentivando os alunos a refletir sobre a importância desses valores na gestão de meios de comunicação. Isso está alinhado com um modelo pedagógico que valoriza a formação de profissionais éticos e responsáveis. 3. Depoimentos de Especialistas São organizadas aulas com especialistas e profissionais experientes do setor de comunicação social. Esses depoimentos proporcionam uma visão privilegiada sobre tendências atuais, desafios enfrentados e soluções inovadoras aplicadas no terreno. Os depoimentos oferecem aos alunos insights diretamente de profissionais do setor, enriquecendo a experiência de aprendizagem com perspectivas reais e atualizadas sobre o mercado de comunicação social. A inclusão de depoimentos de especialistas enriquece o processo de aprendizagem com perspectivas do mundo real, facilitando a ligação entre teoria e prática. Isso também proporciona oportunidades para os alunos fazerem networking e obterem conselhos valiosos sobre suas futuras carreiras.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
1. Exposições Teóricas e Exemplos Práticos As exposições teóricas são sistematicamente acompanhadas de exemplos práticos que ilustram como as variáveis (drivers) influenciam o negócio dos meios de comunicação social. Isso permite que os alunos compreendam e interpretem essas variáveis de forma crítica e aplicada, de acordo com o OA1. 2. Apresentação de Boas Práticas de Gestão A apresentação de boas práticas de gestão em empresas que operam com elevados graus de responsabilidade social é uma componente essencial. Esta abordagem não só destaca as melhores práticas, mas também demonstra a aplicação prática dos conhecimentos teóricos, alinhando-se com o OA2 ao detalhar como as variáveis impactam cada segmento dos media. 3. Exercícios Práticos e Simulações Para capacitar os alunos a aplicar os conhecimentos de forma prática, são utilizados exercícios que simulam situações reais de gestão. Estes exercícios são desenhados para reforçar o entendimento e a aplicação dos exemplos nacionais e internacionais, como previsto no OA3. Através deste método, os alunos trabalham individualmente e em grupo, aplicando conceitos de solução de problemas em contextos simulados. Metodologias de Avaliação 1. Avaliação ao Longo do Semestre (25%) A avaliação ao longo do semestre inclui presença e participação ativa nas aulas, leituras, exercícios, e fichas de trabalho. Este componente avalia a capacidade do aluno de se engajar com o conteúdo de forma consistente e de aplicar o conhecimento em diferentes atividades práticas, alinhando-se diretamente com os OA1 e OA2. 2. Avaliação Periódica (25%) A avaliação periódica é realizada através de textos semanais que incentivam os alunos a refletir e aprofundar os tópicos abordados nas aulas. Esta metodologia permite que os alunos demonstrem sua compreensão e capacidade de análise detalhada dos segmentos dos media, conforme o OA2. 3. Trabalho Final Individual (50%) O trabalho final individual é uma oportunidade para os alunos aplicarem de forma prática e integrada todo o conhecimento adquirido ao longo do curso. Este trabalho exige uma análise aprofundada e a aplicação de exemplos nacionais e internacionais, demonstrando a capacidade de resolução de problemas em contextos de gestão simulada, conforme o OA3. Alternativa de Avaliação Final (100%) Para os alunos que não realizarem a avaliação periódica, é oferecida a opção de um trabalho ou exame final. A combinação de exposições teóricas, exemplos práticos, exercícios de simulação, e uma estrutura de avaliação contínua e prática assegura que os alunos não só compreendem as variáveis que impactam o negócio dos meios de comunicação social, mas também que são capazes de aplicar esses conhecimentos em contextos reais e simulados. Esta abordagem integrada garante que os objetivos de aprendizagem da UC são atingidos de forma completa e eficaz, preparando os alunos para desafios reais na gestão de meios de comunicação social.
Observações / Observations
o ODS selecionado baseia-se no facto de esta UC proporcionar aos estudantes, através de metodologias de ensino práticas e atuais, a possibilidade de compreender e atuar no mercado dos meios de comunicação social, cuja presença e importância nas sociedades contemporâneas é de enorme relevância.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Westcott, K., et al. (2021). Digital media trends. Deloitte Insights. Ballhaus, W., & Chow, W. (2021). Power shifts: Altering the dynamics of the E&M industry. PWC. Ballhaus, W., & Chow, W. (2020). Global entertainment & media outlook. PricewaterhouseCoopers. Arthofer, F., et al. (2016). The future of television - the impact of OTT. Boston Consulting Group. Rose, J., et al. (2020). Can subscription video providers hold on to their new customers. Boston Consulting Group. Vaddi, M. (2020). Will peak TV burst the video content bubble. Boston Consulting Group.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Harford, T. (2020, February 7). There is science behind the spread of good ideas. Financial Times. Fernandes, V. (2022, November 14). Elon Musk em contramão. Público, 20-21. Harford, T. (2022, November 26-27). How to leave Twitter but keep your followers. Financial Times, 20. Ferreira, V. (2022, December 4). Agonia de Twitter e Facebook abre porta às redes descentralizadas. Público, 18-19. Maia, A. M. (2022, December 4). Internet: o bar incrível que Marie Le Conte encontrou nos anos 90 é hoje claustrofóbico. Público, 12-13. Cision. (2022). 2022: State of the media. Cardoso, G., & Baldi, V. (Eds.). (2021, May). A imprensa em Portugal: Desempenho e indicadores 2008-2020. Observatório de Comunicação. Boucherie Mendes, P. (2018). Ainda bem que ficou desse lado. Edição Escritorio. Newman, N., et al. (2022). Digital news report 2022. Reuters Institute. Pereira, J. P. (2022, December 17). A cultura do papel e a democracia - os limites da transição digital. Público, 13.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-22