Métodos de Ensino e Avaliações

Será adoptado para esta unidade curricular um modelo de seminário. No que diz respeito aos métodos de ensino, teórico e teórico-prático, convém sublinhar que os métodos não são definitivos, mas temporários, sem que se constituam em dogma incontestável. Só assim é possível assegurar o êxito dos trabalhos, êxito que na consecução dos estudos da Comunicação impõem o recurso e a fusão dos métodos da História dos Media com os de outras áreas do saber, como a filosofia, a sociologia, a psicologia social, a semiótica, a linguística, a antropologia, a geografia, etc., de onde decorre a necessidade de uma certa unanimidade na afirmação da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Em resumo, trata-se de criar uma relação dialógica entre teoria, hermenêutica e heurística numa área do conhecimento, em que a entrada em exercício de um novo meio de comunicação redetermina, reenuncia, demarca e aclara as relações que os homens mantêm com as ideias, a política, os poderes e a sua comunidade. | Face necessidade de desenvolvimento das competências do aluno, a avaliação do ensino supõe uma distribuição de momentos informativos e quantitativos ao longo do semestre lectivo e procura constatar o percurso evolutivo dos discentes em articulação com a progressão das temáticas leccionadas. As matérias sujeitas inicialmente ao processo de avaliação são aferidas quer através da avaliação interpolada, quer por via de apreciação final de conhecimentos (monografia individual). Ou seja, a existência de uma modalidade de avaliação, efectuada a partir do registo continuado de elementos respeitantes à competência e capacidade de juízo crítico do aluno, evidenciada na realização de trabalhos de pesquisa no âmbito de reflexões críticas, e discussões intercalares, e na monografia final. A fórmula final da avaliação é a seguinte: Participação, relatórios, assiduidade ? 20% + Apreciação final de conhecimentos (monografia individual) ? 50% + Recensões, trabalhos de pesquisa ? 30%.