Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8047
Acrónimo :
M8047
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
48.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
6.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
439.0
Horas de Trabalho Total :
469.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos Urbanos

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2013/2014

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem como objectivo central o desenvolvimento de investigação empírica face a um problema ou nó problemático específico, aplicando o conjunto de instrumentos teórico-conceptuais e metodológicos adquiridos na formação do mestrado.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Prosseguindo aquele objectivo, pretende-se que os alunos adquiram as seguintes competências: 1.Competências de formulação de um problema de investigação 2. Competências de relacionamento entre teoria, conceitos e situação concreta de uma determinada realidade empírica. 3.Competências de desenvolvimento de métodos e materiais de pesquisa adequados à operacionalização de um objecto de estudo 4.Competências de análise de resultados e capacidade interpretativa e explicativa 5.Competências de redacção científica.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Em articulação com o orientador, cada aluno deverá desenvolver, a partir de uma programação inicial dos trabalhos, os seguintes pontos: 1.Identificar e escolher um problema de investigação 2.Formular o objecto de estudo de modo elaborado e analiticamente problematizado. 3.Recolher e analisar a bibliografia relevante. 4.Elaborar as questões de partida ou hipóteses de trabalho. 5.Definir e aplicar as metodologias adequadas para a investigação 6.Analisar e interpretar os resultados 7. Escrever a Dissertação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O objectivo de aprendizagem 1 tem a sua forma de operacionalização através dos pontos 1 e 2 do do programa; o 2 corresponde aos pontos 3 e 4 do programa; o 3 corresponde ao ponto 5 do programa; os pontos 4 e 5 aos pontos 6 e 7 do programa.

Avaliação / Assessment


O orientador avaliará o percurso de elaboração da dissertação e a aprendizagem e progressão efectuada ao longo da mesma e ponderará essa avaliação na avaliação final da dissertação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem consiste 1. Trabalho de orientação tutorial individualizado em que o orientador acompanha todas as etapas do trabalho do seu orientando e fornece aconselhamento adequado. 2. Trabalho de seminário de dissertação em que os alunos a elaborar a dissertação são chamados a apresentar e debater as etapas de desenvolvimento da pesquisa e a confrontar dificuldades e recolher ensinamentos com base na troca de experiências e aconselhamento dos supervisores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Quer o trabalho de orientação tutorial, quer o seminário de dissertação estão vocacionados para o fornecimento das capcidades constantes dos objectivos de aprendizagem referidos, pelo acompanhemento, nos dois regimes do processo de ensino-aprendizagem, de todas as etapas de desenvolvimento de um percurso de investigação científica.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Reis, Filipa Lopes (2010), Como Elaborar uma Dissertação de Mestrado segundo Bolonha, Lisboa, Pactor - Junior, Joaquim Martins (2008), Como Escrever Trabalhos de Conclusão de Curso, Petrópolis, Editora Vozes - Brandão, Mª Lucia (2009), Manual Para Publicação Científica. Elaborando manuscritos, teses e dissertações, Rio de Janeiro, Elsevier Ed.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Oliveira, Mª Marly (2008), Como Fazer Projetos, Relatórios, Monografias, Dissertações e Teses, Rio de Janeiro, Elsevier Ed. - Martins, Gilberto; Lintz, Alexandre (2007), Guia para Elaboração de Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso, S. Paulo, Editora Atlas

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16