Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável
Objetivos Gerais / Objectives
Os objetivos desta UC consistem na aquisição de conhecimentos relativos aos princípios ideológicos e fundamentos dos Estados Providência modernos, numa perspetiva internacional e em Portugal. Serão nomeadamente abordados temas como os seguintes: a) os modelos analíticos que explicam o surgimento e desenvolvimento dos Estado Providência; b) a diversidade de regimes de Estado Providência, bem como as afinidades electivas que se estabelecem entre diferentes políticas de bem-estar. c) as explicações para a resiliência das políticas sociais d) problemas sociais contemporâneos
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Pretende-se que os alunos se familiarizarem com as teorias e problemas relacionadas com o objeto da UC, tomando conhecimento ou aprofundando o contacto com autores clássicos e contemporâneos, desenvolvendo assim conhecimentos teóricos mais gerais e competências analíticas de matérias mais específicas dos fundamentos das políticas sociais enquanto políticas públicas. Os alunos devem revelar, no final, níveis elevados de saber e capacidade de análise das problemáticas abordadas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. As políticas sociais em perspetiva histórica i. O que é o Estado Providência ii. Raízes históricas do Estado Providência 2. Estado Providência e regimes de bem-estar social: diversidade institucional e política i. A política contra os mercados: desmercadorização e desfamiliarização ii. As variedades do capitalismo de bem-estar iii. Limitações das análises tipológicas 3. Problemas sociais contemporâneos i. Desigualdades e pobreza Ii. Trabalho e Condições laborais Iii. Os impactos sociais e políticos da digitalização, da robotização e da automação iv. Famílias, envelhecimento e proteção social 4. A resiliência institucional e política do Estado-Providência i. As idades do Estado-Providência ii. Restrições, pressões para a mudança e trajetórias de reforma iii. O Estado-Providência no quadro da globalização
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O programa aborda todas as matérias relevantes para o cumprimento dos objetivos: a perspetiva histórica da génese e evolução das políticas sociais e do estado-providência, a análise das estruturas e instituições num olhar simultaneamente abrangente e comparado, de modo a captar a diversidade de modelos e aquilo que os distingue e aproxima. Por fim, os fatores de mudança e continuidade das políticas sociais e do estado previdência, permitindo que os alunos tomem contacto e aprendam a dominar as principais teorias e problemáticas substantivas relativas às matérias visadas na UC.
Avaliação / Assessment
A avaliação é periódica, visa aferir em que medida o estudante atingiu os resultados de aprendizagem (conhecimentos e competências) previstos nos objectivos e constará de dois testes escritos individuais, um sobre os primeiros dois pontos do programa e o segundo sobre os restantes. Os estudantes têm ainda a possibilidade de realizar um exame final caso não tenham realizado ou sido aprovados em algum dos dois testes.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem assenta na exposição pelos docentes dos temas do programa, das teorias a eles relativas e das problemáticas que configuram cada um dos pontos do programa. Tal exposição, baseada numa bibliografia específica para cada tema, será aberta à exemplificação e ao debate com os alunos, particularmente nos casos em que se levantem dúvidas ou em que estejam em causa matérias mais controversas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Sendo os objetivos de aprendizagem a familiarização com as teorias e as problemáticas, a aquisição de conhecimentos substantivos e o desenvolvimento de capacidades críticas e analíticas no domínio das matérias constantes do programa, uma metodologia de ensino que combine a transmissão de conhecimentos com o debate sobre aspetos críticos do programa permitirá atingir os objetivos de aprendizagem visados
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
-Standing, Guy (2013), Defining the precariate, Eurozone. - Pierson, Paul (2001) (ed.), The Nerw Politics of the Welfare State. Oxford: Osford University Press. - Pierson, Christopher (1998), Beyond the Welfare State. The new political economy of welfare.Polity Press (2nd edition). - Hemerijck, Anton (2011), Hemerijck, Anton, Changing Welfare States. Oxford: OUP. chapter 7. - Goodin, Robert E.; Bruce, Headey, Ruud Muffels and Henk-Jan Dirven (1999), The Real Worlds of Welfare Capitalism. Cambridge: Cambridge University Press. Part I (3). - Esping-Andersen, Gøsta (1990), The Three Worlds of Welfare Capitalism, Cambridge: Polity Press. -Dauderstäd M and C Keltek, (2015), Social Europe in the Crisis, Friedrich Ebert Stiftung July -Castles, Frank G., Stephan Leibfried, Jane Lewis, Herbert Obinger e Cristopher Pierson (eds.) (2010) The Oxford Handbook of the Welfare State. Oxford: OUP.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Pierson, Paul (2000), "Three worlds of welfare research" in Comparative Political Studies, 6-7. pp.791-821. - Nyssens M (2006), Social Enterprise: At the Crossroads of Market, Public Policies and Civil Society, Ed. Routledge (chapter 1) - Marshall, T. H. (2009), "Citizenship and social class" in Manza, Jeff, Sauder, Michael, Inequality and Society, New York, W.W. Norton (original edition, 1950) (http://delong.typepad.com/marshall-citizenship-and-socialclass.pdf) - Lewis, J. (2006), "Employment and care: the policy problem, gender equality and the issue of choice", Journal of Comparative Policy Analysis: research and Practice, 8:2. -Lavinas, Lena (2013), 21st Century Welfare, New Left Review, nr 84, nov-dec. - Kim, Taekyoon (2010), "The welfare state as an institutional process", The Social Science Journal, 47, pp. 492-507 - Kersbergen, Kees van (1995), Social Capitalism - a study of Christian democracy and the welfare state, London: Routledge,Chapter 9 and 10. - Gough, Ian (2008), "Welfare regimes in development contexts: a global and regional analysis", in Gough, Ian e Geof Wood, Insecurity and Welfare regimes in Asia, Africa and Latin America - Social Policy in Development Contexts, Cambridge: Cambridge University Press, pp. 15-48. -Gough, Ian (2012), The global future of social policy. Opening lecture of the International Seminar on Social Protection and Citizenship Today at Fluminense Federal University, Niteroi, Rio de Janeiro, 27 November. - Esping-Andersen, Gøsta e Kees van Kersbergen (1992), "Contemporary research on social democracy", Annual Review of Sociology, vol. 18, pp. 187-208. - Esping-Andersen, Gøsta (1999), Social Foundations of Postindustrial Economies. Oxford: Oxford University Press. - Natali, David, and Bart Vanhercke (ed.) (2015), Social policy in the European Union: state of play, Brussels (Introduction) - Baldwin, Peter (1990), The Politics of Social Solidarity: Class Bases of the European Welfare State. Cambridge: Cambridge University Press. - Arts W. & Gelissen J.(2006) "Three worlds of Welfare Capitalism or More? A State-of-the-Art Report", In Christopher Pierson & Francis G. Castles, The Welfare State Reader, Cambridge: Polity Press, pp. 175-197.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16