Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8062
Acrónimo :
M8062
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


n/a

Objetivos Gerais / Objectives


Com esta UC pretende-se aprofundar conhecimentos e competências sobre instituições nas sociedades contemporâneas. Trata-se de apresentar e analisar conceitos, teorias e debates relevantes neste âmbito, bem como avaliar tendências e aspectos actuais relativos ao tema das instituições. Dá-se especial atenção ao estado, ao mercado e à sociedade civil enquanto instituições paradigmáticas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta unidade curricular tem como objectivos proporcionar aos mestrandos as seguintes aprendizagens: a) Conhecimento aprofundado da problemática das instituições nas sociedades contemporâneas; b) Aquisição das principais ferramentas teóricas e metodológicas deste domínio das ciências sociais, em particular da sociologia; c) Aprofundamento das análises contemporâneas das instituições, no plano internacional e nacional; d) Identificação e utilização de fontes estatísticas e documentais, nacionais e internacionais, electrónicas e outras, pertinentes para este domínio de pesquisa; e) Desenvolvimento de competências gerais a nível do 2º ciclo universitário, nomeadamente a capacidade de integração intelectual e utilização profissional de conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Introdução - Conceitos, teorias, debates i. Instituição, institucionalização, ação social ii. Instituições nas sociedades contemporâneas iii. O neoinstitucionalismo nas ciências sociais I. Estado 1.1. Constituição e mudanças no Estado social 1.2. Desafios e tensões sobre os Estados e os regimes de welfare 1.3. Justiça social e democracia: equidade e capacitação II. Mercado 2.1. Globalização económica e financeira 2.2. Riscos e variantes do capitalismo 2.3. Relações entre Estado e mercado III. Sociedade civil 3.1. Família, comunidade, cidadania 3.2. Capital social, associativismo, confiança 3.3. Movimentos sociais, ação coletiva e redes sociais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A apresentação e análise de conceitos, teorias e debates relevantes constitui a primeira parte do programa, que inclui referências ao processo de institucionalização, à mudança nas instituições e à emergência do neo-institucionalismo (correspondente a AO1 e AO2). Na segunda parte do programa da UC focalizam-se o Estado, na sua relação com a justiça social e com a democracia, o Mercado, nas suas características atuais e na sua relação com o Estado, e finalmente a Sociedade Civil, em diferentes esferas que vão da família aos movimentos sociais (correspondente a AO3, A04, A05,AO6).

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: - Elaboração e apresentação de trabalho de grupo nas aulas sobre tópicos teóricos e empíricos relacionados com o programa da unidade curricular, a partir da leitura crítica de um texto científico indicado pelo docente (40%); - Realização de um teste escrito sobre os conteúdos e os temas abordados no programa, com consulta de textos selecionados da bibliografia da UC (60%). Avaliação por exame: - Os estudantes que optam pela modalidade de avaliação por exame realizam um teste escrito sem consulta, subordinado aos temas tratados no programa da UC. Nesta modalidade de avaliação poderá ser solicitada uma discussão oral, além da componente escrita.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Desenvolvem-se a seguintes metodologias de ensino: Metodologia Expositiva - centrada na apresentação e desenvolvimento dos fundamentos teóricos, e no trabalho pedagógico em torno dos conceitos e dos autores basilares da UC. Estudos de Caso - com base na análise de dados estatísticos, de informação documental, e do visionamento de plataformas digitais e de extratos de documentários de forma a alimentar o debate e capacitar os estudantes a tomarem contacto com diferentes perspectivas e registos de informação. Metodologia Participativa - inclui a dinamização de debates que possam abrir espaço para o aprofundamento de reflexões críticas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologia Expositiva permite aos estudantes atingir os objetivos de aprendizagem: OA1, OA2 e OA3. Estudos de Caso permite alcançar os objetivos de aprendizagem: OA4, OA5 e OA6. Metodologia Participativa atinge principalmente os objetivos de aprendizagem: OA5 e OA6.

Observações / Observations


Students of the English class should disregard Fenix and Moodle information. All relevant elements will be directly transmited to students.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23