Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8062
Acrónimo :
M8062
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


n/a

Objetivos Gerais / Objectives


Com esta UC pretende-se aprofundar conhecimentos e competências sobre instituições nas sociedades contemporâneas. Trata-se de apresentar e analisar conceitos, teorias e debates relevantes neste âmbito, bem como avaliar tendências e aspectos actuais relativos ao tema das instituições. Dá-se especial atenção ao estado, ao mercado e à sociedade civil enquanto instituições paradigmáticas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta unidade curricular tem como objectivos proporcionar aos mestrandos as seguintes aprendizagens: a) Conhecimento aprofundado da problemática das instituições nas sociedades contemporâneas; b) Aquisição das principais ferramentas teóricas e metodológicas deste domínio das ciências sociais, em particular da sociologia; c) Aprofundamento das análises contemporâneas das instituições, no plano internacional e nacional; d) Identificação e utilização de fontes estatísticas e documentais, nacionais e internacionais, electrónicas e outras, pertinentes para este domínio de pesquisa; e) Desenvolvimento de competências gerais a nível do 2º ciclo universitário, nomeadamente a capacidade de integração intelectual e utilização profissional de conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Introdução - Conceitos, teorias, debates i. Instituição, institucionalização, ação social ii. Instituições nas sociedades contemporâneas iii. O neoinstitucionalismo nas ciências sociais I. Estado 1.1. Constituição e mudanças no Estado social 1.2. Desafios e tensões sobre os Estados e os regimes de welfare 1.3. Justiça social e democracia: equidade e capacitação II. Mercado 2.1. Globalização económica e financeira 2.2. Riscos e variantes do capitalismo 2.3. Relações entre Estado e mercado III. Sociedade civil 3.1. Família, comunidade, cidadania 3.2. Capital social, associativismo, confiança 3.3. Movimentos sociais, ação coletiva e redes sociais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A apresentação e análise de conceitos, teorias e debates relevantes constitui a primeira parte do programa, que inclui referências ao processo de institucionalização, à mudança nas instituições e à emergência do neo-institucionalismo. Na segunda parte do programa da UC focalizam-se o estado, na sua relação com a justiça social e com a democracia, o mercado, nas suas caracteristicas actuais e na sua relação com o estado, e finalmente a sociedade civil, em diferentes esferas que vão da família aos movimentos sociais.

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: - Elaboração e apresentação de trabalho de grupo nas aulas sobre tópicos teóricos e empíricos relacionados com o programa da unidade curricular, a partir da leitura crítica de um texto científico indicado pelo docente (30%); - Realização de um trabalho individual escrito final sobre conteúdos do programa com a dimensão máxima de 20 mil caracteres (com espaços) (70%). O trabalho tem de inserir-se nos tópicos do programa, deve incluir um enquadramento teórico (relacionado com as referências bibliográficas da UC) e uma análise empírica (dados estatísticos, estudo de caso, fontes documentais, etc.). Avaliação Final: - Os estudantes que optam pela modalidade de avaliação final (em época de exame, isto é, sem a elaboração e apresentação de trabalho de grupo ao longo do semestre) realizam um ensaio teórico-prático, subordinado a um tema definido em articulação como o docente, e uma recensão crítica de um texto inserido no programa da UC previamente selecionado. Nesta modalidade de avaliação poderá ser solicitada uma discussão oral, para além da componente escrita.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas terão um período de exposição sistemática por parte do docente e outro destinado à apresentação em grupo de informação por parte dos mestrandos e debate alargado. Cada mestrando deve participar nas aulas, trabalhar a bibliografia básica, pesquisar informação empírica pertinente e realizar os trabalho. O contacto tutorial ocorrerá ao longo de todo o semestre, sempre que necessário.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Na componente expositiva e de contacto tutorial visam-se a formação e informação dos alunos sobretudo em termos teóricos e metodológicos na análise das instituições nas sociedades contemporâneas. O trabalho individual e em grupo dos mestrandos integra a pesquisa de informação empírica tematicamente pertinente, a apresentação de informação em aula seguida de debate alargado, e a realização de um trabalho individual final sobre conteúdos do programa com vista a consolidar a integração intelectual e utilização profissional de conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos.

Observações / Observations


Students of the English class should disregard Fenix information. All relevant elements will be directly transmited to students.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16