Sumários
Globalização económica e financeira - riscos e variantes do capitalismo
31 Outubro 2023, 20:30 • Alexandre Daniel Duarte Carvalho Calado
A aula foi
organizada em duas partes, A primeira parte foi dedicada à conclusão da análise
aos processos de reconfiguração institucional que se verificaram na Europa no contexto
da crise das soberanas, tendo como foco as transformações no Estado Social e
nos modelos económicos. No aprofundamento desta discussão procurou-se articular
os vários planos de relações interinstitucionais e a forma como estas influenciaram
os processos de mudança e reprodução institucional. No âmbito da discussão
deste tópico, foi mostrado um vídeo do filme “I, Daniel Blake”. Na segunda
parte, foi discutida a resiliência como uma resposta social em contexto de
crises socioeconómicas, articulando o aparecimento e crescimento desta
abordagem com o despoletar da crise financeira em 2007/08 e com os processos de
liberalização das políticas sociais. A discussão deste tema foi ainda
articulada com as teorias pós-modernas de liquidificação das instituições
modernas e a discussão da agência e do campo de possibilidades dos sujeitos nas
sociedades contemporâneas. No âmbito desta discussão, foram visualizadas várias
ilustrações de resiliência.
Tendências e riscos dos regimes de bem-estar
24 Outubro 2023, 20:30 • Alexandre Daniel Duarte Carvalho Calado
A aula foi dedicada a analisar a questão do futuro do Estado Social em Portugal e na Europa, nomeadamente os riscos e tendências que têm sido invocadas neste debate. Para a concretização desta proposta regressou-se às origens do Estado Social em Portugal e foi percorrendo-se as várias etapas de desenvolvimento em diálogo com as tendências europeias, conferindo particular atenção aos processos institucionais que caracterizaram cada período. Começamos por abordar o período de formação do Estado Social em Portugal, que arranjos institucionais foram estabelecidos, de que forma as forças políticas se posicionaram neste contexto e qual o enquadramento institucional europeu. Seguidamente, abordámos o crescimento e modernização do Estado Social em Portugal, como a adesão à União Europeia contribuiu para esse processo, sublinhando que este período é marcadamente em contraciclo com as tendências e debates no centro da Europa, onde os novos riscos do Estado Social e o aparecimento de modelos alternativos, como o Investimento Social, evidenciavam o crescimento e preponderância do neoliberalismo na política económica no Ocidente. Na terceira parte, analisámos as consequências da “ressaca” deste período, com a crise financeira e económica de 2007-2015, analisando os impactos que teve no Estado Social em Portugal e as implicações no Modelo Social Europeu. Finalmente, introduziu-se a quarta parte desta sessão, dedicada à viragem nas políticas europeias a partir de 2014, com a alteração dos quadros institucionais no plano político e o suavizar da austeridade. Foi utilizada como suporte uma entrevista em vídeo ao Prof. Filipe Carreira da Silva.
Evolução e diversidade de modelos de Estado Social na Europa
17 Outubro 2023, 20:30 • Alexandre Daniel Duarte Carvalho Calado
A aula teve como enfoque a evolução e a diversificação de modelos de Estado Social na Europa desde as suas origens até à contemporaneidade. Primeiramente, fez-se uma revisão dos fundamentos dos modelos originais de Bismarck e de Beveridge, para se discutir quais os objetivos e as áreas de intervenção do Estado Social. Segundamente, enquadrou-se a expansão e desenvolvimento do Estado Social na Europa ao longo do século XX com os fatores económicos, políticos e sociais que estiveram na sua base, apresentando e discutindo as ideias de Thomas Piketty. Nas terceira e quarta partes da aula, apresentou-se o modelo de três Modelos de Estado Social de Esping-Andersen e apresentou-se uma proposta de modelo de Estado Social da Europa do Sul, respetivamente.
Origens, evolução e características do Estado Social
10 Outubro 2023, 20:30 • Alexandre Daniel Duarte Carvalho Calado
A aula foi organizada em dois eixos temáticos, em que o primeiro providenciou o enquadramento teórico para a análise e compreensão do segundo. Assim, o primeiro eixo foi dedicado à apresentação, análise e discussão dos princípios teórico-conceptuais da perspectiva (neo)institucionalista, tal como esta é proposta por James March e Johan Olsen. Neste contexto, foi apresentada uma ilustração do discurso do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, no discurso do 5 de outubro. O segundo eixo foi dedicado à introdução à primeira instituição paradigmática proposta no programa da FUC – o Estado Social. Começou-se por discutir a emergência, implicações e características dos Estados modernos, a forma como se organizaram em instituições e a diferenciação e estratificação das suas funções. A discussão providenciou o contexto para a introdução do Estado Social, das suas origens, evolução e objetivos. Em particular, foram apresentados os princípios de emergência dos Estados Sociais na Europa, em particular o impacto do modelo Bismarkiano e do modelo de Beveridge, na Alemanha e em Inglaterra, respetivamente.
Introdução: conceitos, teorias, debates.
3 Outubro 2023, 20:30 • Alexandre Daniel Duarte Carvalho Calado
A aula foi dedicada à introdução aos alunos dos conceitos e perspetivas fundamentais para a frequência da unidade curricular, nomeadamente os conceitos de instituição e de institucionalização. O objetivo é que a partir do conhecimento sólidos destes conceitos, os alunos podem formar um entendimento mais claro da perspetiva institucionalista e aplicá-lo aos exemplos paradigmáticos que serão trabalhados ao longo do semestre. Dentro desse enquadramento, a aula foi estruturada em duas partes. A primeira parte da aula teve como foco teórico a obra de Peter Berger e Thomas Luckmann, A Construção Social da Realidade, e foi dedicada à apresentação e discussão aprofundada dos conceitos de instituição e de institucionalização. Neste contexto foram feitos dois exercícios de ilustração e discussão baseadas em excertos em vídeo do filme O Regresso ao Futuro (Robert Zemeckis, 1985), videoclipes de Chuck Berry, The Beatles, Elvis Presley e AC/DC, e o excerto da série The Wire (David Simon, 2002). A segunda parte da aula tem como enfoque o processo de modernização e os efeitos que tem ao nível da organização institucional das sociedades, tendo a este propósito sido discutidos os contributos de Durkheim, Weber, Marx, Simmel, Berger & Luckmann e Talcott Parsons.