Métodos de Ensino e Avaliações
As aulas terão um período de exposição sistemática por parte do docente e outro destinado à apresentação em grupo de informação por parte dos mestrandos e debate alargado. Cada mestrando deve participar nas aulas, trabalhar a bibliografia básica, pesquisar informação empírica pertinente e realizar o trabalho individual final. O contacto tutorial ocorrerá ao longo de todo o semestre, sempre que necessário. | Avaliação contínua*: - Elaboração e apresentação de trabalho de grupo nas aulas sobre tópicos teóricos e empíricos relacionados com o programa da unidade curricular, a partir da leitura crítica de um texto científico indicado pelo docente (30%) ; - Realização de um trabalho individual escrito final sobre conteúdos do programa com a dimensão máxima de 20 mil caracteres (com espaços) (70%). O trabalho tem de inserir-se nos tópicos do programa, deve incluir um enquadramento teórico (relacionado com as referências bibliográficas da UC) e uma análise empírica (dados estatísticos, estudo de caso, fontes documentais, etc.). Avaliação Final: - Os estudantes que optam pela modalidade de avaliação final (em época de exame, isto é, sem a elaboração e apresentação de trabalho de grupo ao longo do semestre) realizam um ensaio teórico-prático, subordinado a um tema definido em articulação como o docente, e uma recensão crítica de um texto inserido no programa da UC previamente selecionado. Nesta modalidade de avaliação poderá ser solicitada uma discussão oral, para além da componente escrita. *Na fileira em inglês desta UC: avaliação periódica sujeita a entrega de trabalho individual final.